Universal Studios completa 110 anos
A empresa hoje se consolida por ser um dos estúdios mais antigos de cinema ainda em atividade no mundo
Nesta quarta-feira (8) faz 110 anos que o alemão Carl Laemmle (1867-1939) incorporou a Universal Studios. A Universal Studios, também conhecida como Universal Pictures, é um estúdio de cinema norte-americano de propriedade da Comcast e de sua subsidiária NBC Universal. A empresa hoje se consolidou por ser um dos estúdios mais antigos de cinema ainda em atividade no mundo, juntamente com outras do mesmo ramo como sua rival local, Paramount Pictures.
Fundada em abril de 1912 e incorporada em junho do mesmo ano, a empresa teve de início o nome de ‘Universal Film Manufacturing Company’ pelo alemão e a junção de sua empresa IMP com várias outras. É hoje um dos maiores empresase cinema. Seus estúdios de gravação e produção de filmes encontra-se na comunidade de Universal City, Califórnia, Estados Unidos.Já o setor de distribuição e escritórios está em Nova Iorque. Também é um dos principais membros da Motion Picture Association of America (MPAA).
Em 1913, a Victor Film Company, companhia cinematográfica que foi fundada pela primeira estrela de cinema americano Florence Lawrence (1886-1938) e seu marido, foi adquirida, sendo absorvida pela Universal em 1917. Em 1925, o nome foi mudado para Universal Pictures, Inc. Na década de 1930, o estúdio ganhou destaque devido a filmes e ao sucesso dos filmes de terror protagonizados por alguns artistas da época. Porém, a empresa entrou em dificuldades monetárias, sendo salva por uma série de musicais e voltou a fazer sucesso a partir da década de 1940 e 1950.
Em 1946, uniu-se à Internacional Filmes e, nos seis anos seguintes, o estúdio passou a se chamar Universal Internacional. Após o estúdio ser adquirido pela Decca Records, começou a produzir filmes de alta qualidade, com isso, começaram a ser produzidos vários dramas e dramas românticos. Em 1962, foi comprada pela empresa musical Music Corporation of America e em1964, passou a oferecer turnês pelos seus estúdios de Hollywood.
Já na década de 1970, lançou a carreira de Steve Spielberg e o diretor seria responsável pelos dois filmes mais bem-sucedidos da Universal: E.T. o extraterrestre e Jurassic Park. Em 1990, a grande empresa japonesa adquiriu a MCA, Inc. Após os primeiros anos, a MCA foi vendida para a empresa de bebidas, que na tentativa de criar um conglomerado de mídia tornou Universal o nome central. Em 2000, a empresa de bebidas foi vendida para o conglomerado francês Vivendi, que rebatizou como Vivendi Universal. A Universal também comprou os direitos de distribuição da StudioCanal.
Em 2004, as dificuldades financeiras da Vivendi levaram-na a vender 80% da Vivendi Universal para a dona do canal BBC. Como resultado, o conglomerado agora é chamado NBC Universal. Em 2009, o grupo de TV a cabo Comcast mobilizou-se para comprar uma parte primária da NBC Universal, do qual foi conseguido com a GE comprando os 20% restantes da Vivendi.
Os contratos no Brasil, na TV aberta, tiveram parcerias com o SBT e Rede Bandeirantes nos anos 80 e 90. Em 1999, passou a ter parceria com a Rede Globo e a Record TV, que esteve em vigor entre 2005 a 2017. Em 2018, a Universal firmou uma nova parceria com a Rede Globo. Também exibe seus produtos no Universal TV, Syfy e Studio Universal na TV fechada.
Por Camily Maciel