Curso de graduação em Moda da UNAMA completa 15 anos

A noite de comemoração foi marcada por desfiles e encontros, na unidade Alcindo Cacela da universidade, em Belém.

seg, 20/06/2022 - 10:19

Embed:

A UNAMA - Universidade da Amazônia celebrou, na última sexta-feira (10), os 15 anos do curso de Moda da instituição, o primeiro da região Norte, com a temática “Tarsila e o Guarda-Roupa Modernista”. O encontro contou com programações especiais, incluindo desfiles, encontro com os antigos e atuais alunos do curso, exposição de ecobags em consonância com a vertente da sustentabilidade e com ilustrações inspiradas em quadros pintados por modernistas brasileiros – e bate-papo com profissionais de renome.   

A reitora da UNAMA, professora Betânia Fidalgo, destacou que, para a universidade, ser a primeira instituição a oferecer o curso. “A UNAMA precisa estar em todas as áreas, uma universidade precisa construir conhecimentos técnicos e científicos em todas as áreas e a Moda é uma dessas áreas. A gente fica muito feliz, porque aqui, desde a criação, à modelagem e ao empreendedorismo da moda, são várias áreas dentro do curso que os alunos podem escolher para poder atuar”, afirma a reitora.

Para Felícia Maia, mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes – UFPA) e coordenadora do curso, a trajetória de 15 anos representa a possibilidade que a moda tem de gerar empregos e renda. “Se a gente realmente investir nessa qualificação, nós teremos pessoas que vão estar preparadas para fazer produtos que possam competir no mercado nacional e internacional, e isso é fundamental para a economia de uma região”, observou.

Apesar dos muitos anos em formação e atuação em Direito, a coordenadora relata que está no universo da Moda desde a infância, por meio da convivência com sua mãe na costura. Isso a incentivou a investir na área e a repassar seu conhecimento aos alunos.

“Iniciei na coordenação do curso de Moda da UNAMA em fevereiro, mas a gente conseguiu fazer, nesse semestre, um trabalho muito produtivo com os alunos muito engajados, trabalhando com projetos, fazendo com que eles sintam a importância de vivenciar já na academia o que será o mercado de trabalho. Nós vamos apresentar resultados que são amostras de quanto é importante, hoje, você estudar, você estar dentro de uma universidade, para poder ser um bom profissional”, destacou a coordenadora.

A estudante do terceiro semestre de Moda Vitória Sousa falou sobre a sua experiência no curso. “Até agora, tem suprido todas as minhas expectativas. Sempre tive vontade de cursar Moda porque está no meu ramo familiar, toda a minha família trabalha com isso, todos eles têm loja e aí é o meu foco, tenho vontade de ser empresária no futuro”, disse.

Lucilene de Carvalho, ex-aluna UNAMA, estilista e empresária, contou como se sentiu em participar desse evento de comemoração e rever professores e mestres que contribuíram para a sua formação acadêmica e profissional. Para a estilista, estar novamente na instituição em que foi acolhida e saber que o curso deu frutos foi ótimo.

A estilista pontuou, ainda, que sua vivência universitária contribuiu muito para seu conhecimento de mercado. "Tive muitas experiências boas aqui na faculdade. Experiências com projetos que criamos com os meus colegas de classe, com os professores. No curso de Moda, precisamos pesquisar muito e usar muito a criatividade, a gente sai com uma bagagem, com um olhar bem diferente para as coisas que a gente vê no dia a dia. Isso, para mim, como experiência, foi muito bom”, concluiu. 

Danuta Leão, publicitária, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC – UNAMA) e docente no curso, acredita que a Moda é uma forma de expressão e compartilhamento de linguagens, indo além de vestimentas, ditando os símbolos que a sociedade consome e gerando diferenciais e comunicação. A professora disse que fica feliz em fazer parte do corpo docente e em trabalhar com a criatividade que há na convergência entre a Publicidade e a Moda.

“Eu estou no curso desde 2015 e lecionando, principalmente, disciplinas de Marketing e de Gestão. Eu fico muito feliz quando vejo os alunos pensando e saindo do curso para o mercado de trabalho altamente preparados, principalmente numa questão de análise, de pensamento crítico, de criatividade”, destacou.

Durante o evento, duas coleções acadêmicas foram apresentadas: a primeira, apresentada pela turma do terceiro semestre, celebra o Modernismo na literatura e tem como inspiração o poema “Batuque”, do poeta paraense e precursor do Modernismo Bruno de Menezes; a segunda, realizada pela turma do quinto semestre, contempla peças de brechó ressignificadas com inspiração no estilo arquitetônico “Raio-que-o-parta", grande modismo urbano de Belém na primeira metade do século XX.

Por Amanda Martins, Lívia Ximenes e Clóvis de Senna (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores