Recifest anuncia selecionados para a 9ª edição do festival

Evento será realizado entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro

seg, 01/08/2022 - 18:20
Divulgação 9ª edição do Recifest acontecerá nas cidades do Recife, Bezerros e Itamaracá Divulgação

O Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero - Recifest -, um dos mais importantes do segmento no Brasil, acaba de anunciar os nomes dos curtas-metragens selecionados para as mostras competitivas da 9ª edição do evento. Assim, 23 filmes, vindos de 12 estados brasileiros, concorrem ao título de Melhor Filme Nacional e Melhor Filme Pernambucano.

Realizado nas cidades do Recife, Bezerros e Itamaracá, entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro, o festival terá atividades presenciais e online. Já as mostras competitivas serão realizadas entre os dias 3 e 7 de outubro, no Cineteatro do Parque e no Cinema da Fundação, de forma presencial.

Das 23 obras selecionadas, 16 concorrem na categoria Melhor Filme Nacional e 7 disputam o título de Melhor Filme Pernambucano. Entre os gêneros, a mostra competitiva traz obras híbridas, de ficção, documentais e experimentais, dirigidas por homens cis, mulheres cis, não binários, travestis e de gênero fluido, pessoas que se identificam como bissexuais, heterossexuais, homossexuais e pansexuais.

Para a seleção dos filmes das mostras competitivas, o Recifest contou com a colaboração dos curadores Anti Ribeiro, produtora sônica, educadora e pesquisadora focada na produção de trilhas e dramaturgias sonoras; Felipe André Silva, cineasta e poeta que já assinou a direção de diversos curtas e o livro de poemas sorry.gif; e Mariana Souza, pesquisadora independente e educadora transdisciplinar, além de idealizadora e coordenadora de mostras e oficinas audiovisuais. Para a escolha, os curadores levaram em consideração critérios técnicos, artísticos e éticos.

Nas inscrições, foram admitidos filmes com temática  LGBTQIA+, além de obras realizadas por pessoas que se identificam como pertencentes à comunidade, com qualquer temática.

Ao todo, 191 obras foram inscritas na 9ª edição do Recifest. Destas, 166 para a categoria Filme Nacional, com obras de São Paulo (31), Sergipe (1), Santa Catarina (4), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Rio Grande do Norte (7), Rio de Janeiro (32), Paraná (2), Pernambuco (1), Paraíba (6), Pará (3), Mato Grosso (1), Minas Gerais (22), Maranhão (2), Goiás (4), Espírito Santo (1), Distrito Federal (4), Ceará (13), Bahia (19), Alagoas (3) e Amazônia (2).; e outras 25 para a categoria Filme Pernambucano. O Recifest é realizado pela Casa de Cinema de Olinda e Olinda Produções. O festival também conta com o incentivo do Funcultura PE.

Filmes selecionados:

Adão, Eva e o Fruto Proibido - Dir.R.B. Lima (PB)

Amaro - Dir.Otávio Conceição (BA)

Amor by Night - Dir. Henrique Arruda (PE)

Anhangabaú - Dir. Filipe Travanca (SP)

Bege Euforia - Dir. Anália Alencar (RN)

Cabiluda - Dir. aColleto e Dera Santos (PE)

Calunga Maior - Dir. Thiago Costa (PB)

Cidade Entre Rios - Dir.Leonardo Mendes, Weslley Oliveira (MA e PI)

Crescer Onde Nasce o Sol - Dir. XuliaDoxágui(PE)

Ela Mora Logo Ali - Dir.Fabiano Barros e Rafael Rogante (RO)

Entreaberta - Dir. Bruna Amorim (RJ)

Eu Te Amo É No Sol - Dir. Yasmin Guimarães (MG)

Iceberg - Dir. Will Domingos (RJ)

Indução ao processo de autodesconhecimento 00001 - Dir. aoruaura (PE)

Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor - Dir. Liv Costa e Sunny Maia (CE)

O dia em que Helena matou o presidente - Dir. Fernanda Estevam (MG)

O Fundo dos Nossos Corações - Dir.Letícia Leão (RJ)

Paola - Dir. ZielKarapotó – (PE)

Paraquedas - Dir.Meujaela Gonzaga (BA e PB)

Plutão Não É Tão Longe Daqui - Dir. Augusto Borges e Nathalya Brum (DF)

Quebra Panela - Dir. Rafael Anaroli (PE)

Simulação_231-h264.mov - Dir. JEAN (PE)

Uma paciência selvagem me trouxe até aqui - Dir. Érica Sarmet (RJ)

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores