Aprenda a fazer risoto de abóbora cabotiá com carne seca
A abóbora cabotiá ou japonesa pode ser utilizada em pratos salgados e doces; chef ensina o passo a passo
Uma abóbora com uma aparência não muito atraente, com casca dura, verde escuro, com miolo laranja bem intenso e sementes comestíveis, que depois de assadas e salgadas viram um petisco delicioso. Assim é a abóbora cabotiá ou japonesa, um legume que muita gente automaticamente associa a pratos doces.
"Mas podemos utilizá-la em pratos salgados também. A abóbora substitui a batata frita, até a casca, que depois de assada, também é excelente. Também pode entrar em uma salada ao invés dos croutons de pão", explica a chef e professora de Gastronomia da UNG, Deborah Dugaich Sisti.
A chef lembra que a abóbora é utilizada que nas sopas, tanto em caldos ou cremes com um toque de gengibre em um pouco de iogurte ou requeijão, aquecendo qualquer pessoa em dias frios. E que também é interessante substituir a mandioca pela abóbora cabotiá no escondidinho de carne seca. "Esta abóbora, por ter um teor interessante de açúcar saudável, pode dar sabor ao conhecido cheese cake". Mas hoje vou ensinar um delicioso risoto", diz Sisti. Anote o passo a passo:
Ingredientes:
100 g de arroz arbóreo
50 g de couve julienne (ou seja, cortar em tirinhas)
20 ml de vinho branco seco
100 g de abóbora cozida e amassada
20 ml de creme de leite fresco
25 g de manteiga sem sal
10 g de cebola brunoise (ou seja, cortar em cubos pequenos)
5 g de alho triturado e cebola
70 g de carne seca cozida e desfiada
50 g de queijo coalho
100 ml de óleo de soja
Parmesão ralado
Cebolinha cortada
Sal e pimenta branca a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a carne seca, desfie e reserve
Frite a couve em óleo e reserve
Em uma panela, coloque metade da manteiga, cebola e alho. Deixe murchar e acrescente o arroz arbóreo. Acrescente vinho branco e pimenta branca. Para chegar al dente, vá acrescentando aos poucos caldo de legumes ou água morna
Quando estiver al dente, acrescente a polpa de abóbora cabotiá e o creme de leite
Por último, parmesão ralado e o restante da manteiga fria
Em outra panela, coloque um pouco de óleo, o restante da cebola e do alho. Deixe murchar e refogue a carne seca. Finalize com cebolinha cortada ou, se preferir, coentro
Grelhe o queijo coalho e monte o prato