Relembre a vida e obra de Tim Maia

Cantor completaria 79 anos nesta quarta-feira (28)

por Flávia Delgado qua, 28/09/2022 - 17:45
Foto/Reprodução: Sonia D'Almeida - Wikimedia Foto/Reprodução: Sonia D'Almeida - Wikimedia

O cantor e compositor brasileiro Sebastião Rodrigues Maia, conhecido popularmente como Tim Maia, nasceu no dia 28 de setembro de 1942, na cidade do Rio de Janeiro. 18º filho de uma vasta família com 19 irmãos, o cantor cresceu no Bairro da Tijuca, na Rua Afonso Pena, número 24.

Iniciou sua carreira artística ainda na infância, quando criança já rabiscava suas primeiras composições enquanto fazia parte do coral de sua igreja. Precoce, aos 14 anos, Tim Maia já tinha o seu próprio grupo musical, Os Tijucanos do Ritmo, no qual era percussionista. Em 1957, já tocando violão, dava aulas para Roberto e Erasmo Carlos, integrando a banda Os Sputniks.

Tim foi um dos principais nomes da música popular brasileira, realizando uma junção com o soul music. Sua voz grave e intensa foi ponto forte para a fusão destes dois gêneros, tornando-se, a partir dos anos 70, em um dos principais intérpretes e compositores brasileiros.

Dois anos após o falecimento de seu pai, Tim foi para os EUA estudar Inglês, além de iniciar sua carreira como vocalista. Em 1963, foi detido por porte de maconha e, após seis meses de prisão, foi finalmente deportado. Somente em 1968 foi que Tim lançou seu primeiro compacto solo, pela gravadora CBS.

Nos anos posteriores, gravou Tim Maia Volume II, Tim Maia Volume III e Tim Maia Volume IV, alcançando cada vez mais fama e sucesso, especialmente com suas características melodias dançantes. Foi também nesta época que o cantor conheceu a ideologia conhecida como Cultura Racional, comandada por Manuel Jacinto Coelho, ligada à questão da ufologia.

Já na década de 80, o cantor gravou os álbuns O Descobridor dos Sete Mares, Um dia de Domingo. No ano de 1988, o cantor conquistou o Prêmio Sharp como Melhor Cantor. Em 1992, o cantor participou de diversas parcerias, como em “Como Uma Onda”, de Lulu Santos e Nelson Motta.

Após uma semana internado, em 1998, Tim Maia morreu em Niterói, aos 55 anos de idade e com 140 quilos, devido a uma infecção generalizada. No ano seguinte, o cantor foi homenageado por diversos artistas da MPB em um show-tributo, que se transformou em disco, especial de TV e vídeo. Nos anos 2000, foram resgatados diversos trabalhos de seu período “racional”, entre eles Escrituração Racional, Brasil Racional, Universo em Desencanto, entre outros, encontrados somente na Internet.

COMENTÁRIOS dos leitores