Recife abriga Festival Osga de vídeos universitários

Evento acontece no dia 09 de novembro, na UNINASSAU Graças, e conta com representantes de cinco estados

ter, 08/11/2022 - 10:57
Divulgação Evento ocorre no Bloco B da UNINASSAU Divulgação

A capital pernambucana será palco da grande final do Festival Osga de vídeos universitários. O evento acontece na próxima quarta-feira (09), no auditório Roque de Brito, localizado no Bloco B do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, e será aberto ao público externo. 

O Festival, que contou com 180 vídeos inscritos e reuniu mais de 900 estudantes de diversos estados do Brasil, chega a sua fase final. Desta vez, seis grupos disputam a premiação de melhor vídeo em duas categorias: Curta de Ficção e Minidocumentário. O júri responsável por avaliar as produções será formado pelo cineasta Eric Laurence, o jornalista e produtor audiovisual Ulisses Brandão, a crítica de cinema Lorenna Montenegro, e os professores de comunicação Luci Correia e Eduardo Cavalcanti.  

Os indicados na categoria de Minidocumentário são: “Me chame pelo nome”, produzido por estudantes da UNINASSAU Maceió-AL; “O Caboclo”, produzido pelos alunos da UNINASSAU Parnaíba-PI; e “Peixe-boi da Amazônia”; realizado pelos estudantes da UNAMA Santarém-PA.  

Já os indicados na categoria Curta de Ficção são: “Intoxigata”, dos alunos da UNINASSAU Cacoal-RO; “No limite”, produzido por estudantes da UNINASSAU Juazeiro do Norte-CE; e “Cicatriz”, realizado pelos alunos da UNINASSAU Fortaleza. 

“Estamos muito felizes com o comprometimento dos alunos na produção de cada vídeo. Este ano, ampliamos o Festival Osga para estudantes de todo o país e foi muito gratificante acompanhar as seletivas regionais e vermos os excelentes trabalhos realizados pelos nossos discentes”, destaca Simone Bérgamo, diretora Acadêmica do grupo Ser Educacional.  

“Agora, chegou a hora de selecionarmos o melhor vídeo. Por isso, preparamos uma grande cerimônia aqui em Recife para recebermos os finalistas e anunciar o grande vencedor”, complementa. 

O evento, que terá início às 18h, contará com entrevista coletiva com os finalistas, apresentações culturais e exibição dos vídeos vencedores. Os interessados em participar podem se dirigir ao local da atividade. Não é necessária inscrição prévia. 

Sobre o Osga: 

O Festival Osga de vídeos universitários começou em 2005 e foi criado para desenvolver habilidades na área audiovisual e conhecimentos em edição digital não-linear de áudio e vídeo para alunos do curso de Comunicação Social — Publicidade e Propaganda da UNAMA - Universidade da Amazônia. Este ano, o Festival foi ampliado e contempla estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Ser Educacional em todo o país.  

O nome Osga é o termo popular para a famosa lagartixa, réptil bastante comum no Brasil, que foi escolhida como símbolo do festival, além de lembrar a palavra OSCAR, premiação do cinema hollywoodiano. 

Atualmente, o Osga faz parte do sistema UBÍQUA, que visa revolucionar o ensino. Sua finalidade é reunir e exibir produções de vídeo realizadas por estudantes das Intuições de Ensino de todo o ecossistema do Ser Educacional. Os vídeos também irão integrar o acervo permanente das plataformas de streaming do Grupo - UNAMA Play, UNINASSAU Play, UNINORTE play e UNG Play.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores