Entenda tendência de corpo à mostra nas passarelas

A coleção Cruise 2023 da Gucci levou à passarela diversos looks completamente transparentes, deixando corpo e seios à mostra

por Camily Maciel sex, 11/11/2022 - 15:48
 Foto/ Imax Tree   Da esquerda para a direita: Gucci inverno 2022/23 ; Blumarine verão 2022; Saint Laurent verão 2022 Foto/ Imax Tree

Inspirada em constelações e apresentada durante um desfile em maio em um castelo na Puglia, Itália, a coleção Cruise 2023 da Gucci levou à passarela diversos looks completamente transparentes, deixando corpo e seios das modelos à mostra, que usavam apenas uma calcinha por baixo. No perfil da Vogue no Instagram, as imagens causaram alvoroço entre alguns dos seguidores.  

Entre os mais 350 comentários no post, houve quem onsiderou a quase nudez um “atentado ao pudor” e “uma banalização da mulher”. Mas na verdade, foi “um hino à liberdade”, como definiu o estilista Alessandro Michele, pois a coleção reforçava o apoio da Gucci na luta pela equidade de gênero e em favor dos direitos reprodutivos das mulheres (lançada em 2013 pela grife italiana, a campanha global Chime for Change).

O slogan feminista “My body, my choise” apareceu estampado em algumas das criações, assim como a data referente à legalização do aborto na Itália. Michele não foi o único nesta temporada. Pela segunda estação consecutiva, a transparência e recortes pontuaram os mais diversos desfiles, em marcas como Fendi e MIU MIU.  

Enquanto se vive o pesadelo da violência contra a mulher, as passarelas batem de frente com a liberdade de vestimenta. “O sexy está de volta”, reduzem algumas manchetes sobre os looks que pipocaram nas coleções. Trata-se sobre a força, empoderamento e direito da mulher. A nova coleção expressa a nova liberdade social, após os meses de isolamento por causa da pandemia. A pele a mostra também retrata sobre a mudança em relação ao próprio corpo diante da sociedade.

COMENTÁRIOS dos leitores