Após polêmica, Bala Desejo e Céu cancelam shows em evento

Público de festival que tem a cantora soul Erykah Badu como headliner criticou falta de representatividade negra na programação

qui, 24/11/2022 - 12:27

  Na manhã desta quinta-feira (24), a cantora Céu e a banda Bala Desejo cancelaram suas participações na próxima edição do festival Nômade, marcado para acontecer em São Paulo, em janeiro do ano que vem. A decisão dos artistas aconteceu depois que a programação do evento foi duramente criticada pelo público, por supostamente contar com pouca representatividade negra.

A headline do evento será a cantora de soul Erykah Badu, que também fará uma apresentação no Rio de Janeiro. Assim que as atrações foram divulgadas na rede social do evento, o público reagiu de forma negativa, colocando que as escolhas não dialogavam com o legado de Badu para a cultura negra. Os seguidores apontaram os artistas negros como Liniker, Tássia Reis, Xênia França e Luedji Luna como nomes que fariam mais sentido na programação.

Por meio de suas redes sociais, Bala Desejo comunicou a desistência de participar do festival, explicando, no momento da contratação, não estavam inteirados da line-up. “Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento. Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu”, coloca o texto.

Por sua vez, a cantora Céu comentou que, ao aceitar participar do festival, deixou claro seu desejo de dividir o palco, preferencialmente, com mulheres pretas. Ela também disse ter pedido para que a programação fosse majoritariamente construída por artistas pretos. 

"Isso se daria não só na banda, mas também com uma artista extra, escolhida para uma participação especial, que ainda estava em negociação. Alguém com conexão direta com o legado dos artistas evocados nessa noite de celebração. Essa era uma iniciativa minha para que a celebração do 'Catch a Fire' se desse em sua totalidade, plenitude e potência, abrindo caminhos e se conectando diretamente com a estrela da noite, Erykah Badu, na esperança de um olhar mais inclusivo, amoroso e renovado alinhado com uma sociedade mais justa", diz o posicionamento oficial de Céu.

 

COMENTÁRIOS dos leitores