Grupo homenageia Luiz Gonzaga em peça musicada

Espetáculo retrata a saudade em tempos de pandemia

seg, 12/12/2022 - 18:03
Divulgação Grupo Confluir Divulgação

O grupo cênico-musical Confluir, formado por alunos e ex-alunos do Conservatório Pernambucano de Música, homenageia Luiz Gonzaga em peça musicada. A estreia será no dia 20 de dezembro, às 20h, no Teatro Barreto Júnior, localizado no Pina, Zona Sul do Recife.

A montagem é o novo projeto do grupo, que, em 2022, está celebrando 10 anos e mistura músicas e poesias, compostas por Milton Júnior, embalado em um repertório focalizado em clássicos do cancioneiro do Rei do Baião, como “Que nem jiló” e “Baião”, bem como de outros compositores como Sivuca e Gilberto Gil.

“Além de prestar essa homenagem a representantes tão importantes da nossa cultura, escolhemos o tema saudade porque foi uma necessidade do grupo para expressar todos os sentimentos que ficaram represados nesse período de isolamento social ao longo da pandemia”, explica a diretora geral, Janete Florencio, através da assessoria.

A peça está dividida em três atos. No primeiro deles, “A Feira” é composto por cenas cotidianas da vida de pessoas que saíram do sertão para trabalhar em uma feira são retratadas em uma cidade grande. No segundo, “A Fé”, a religiosidade é retratada por meio do canto e do movimento, deixando claro a esperança desse povo por dias melhores; o terceiro e último ato, “A Festa”, revela o prazer em ser feliz com forró no pé e muita animação.

“A inspiração desse espetáculo foi mostrar esses aspectos tão importantes na vida do nosso povo a partir de sentimentos como a saudade, a tristeza e a explosão de alegria que a vida invariavelmente nos proporciona através da música, poesia, dança e expressão cênica”, explica Janete.

Da Assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores