Orquestra Arruando faz esquenta para o Carnaval 2023

Apresentações homenageiam os maestros Formiga e Nelson Ferreira

sex, 16/12/2022 - 15:01
Tiago J. Silva/Divulgação Orquestra Arruando Tiago J. Silva/Divulgação

A pouco mais de 60 dias para o Carnaval 2023, a Orquestra Arruando intensifica sua agenda de apresentações e fará dois novos shows neste mês, antes mesmo do Natal. O próximo encontro do público com a orquestra é neste domingo (18), a partir das 15h30 e até às 17h30, na Rua da Guia, no Recife Antigo. 

A apresentação gratuita, que acontece em frente ao Restaurante Sabor de Pernambuco, homenageará o que seriam os 120 anos do maestro Nelson Ferreira, completados recentemente, no dia 9 de dezembro deste ano. Ele é considerado um  dos maiores gênios da música brasileira.

No repertório, nove grandes músicas de Nelson Ferreira, como: Gostosão, Gostosinho, Qual é o Tom, Isquenta Muié, Dedé, Evocação nº 1, Evocação nº 3, Bloco da Vitória e Frevo de Saudade, este último composto em parceria com o saudoso Aldemar Paiva.

Já na quarta-feira, dia 21 de dezembro, a apresentação será no histórico Teatro de Santa Isabel, às 20h, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Para este evento a homenagem será para os 80 anos de Ademar Araújo, o Maestro Formiga.  

Para os shows, a Orquestra Arruando levará 18 músicos, dentre eles o Mestre-Vivo do Frevo, Edson Rodrigues, tocando um dos 5 saxofones. Haverá ainda três cantores, um maestro e diversos passistas para realizar o show-homenagem, que apresentará um repertório com 35 músicas, entre frevos clássicos e outros mais atuais.

NELSON FERREIRA - Pernambucano, nascido em Bonito, no Agreste do Estado, foi um músico brasileiro que compôs músicas de Carnaval, valsas, foxtrote, tangos e canções diversas. Criou a orquestra Nelson Ferreira, que era famosa no Recife e em estados vizinhos.

O maior sucesso de Nelson Ferreira foi o frevo de bloco “Evocação”, gravado pelo Coral do Bloco Batutas de São José e lançado no Carnaval de 1957. A música fez sucesso não só no Nordeste como também no Carnaval carioca e em São Paulo.

Em Evocação, o maestro homenageou grandes personagens do frevo no início do éculo passado ("Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon" e "Raul Moraes") e diversos blocos da mesma época ("Bloco das Flores, Andaluzas, Pirilampos, apôs-fum"). Nos anos seguintes, ele compôs outras 6 Evocações, com temáticas diferentes. O maestro faleceu no Recife, no dia 21 de dezembro de 1976, em consequência de um aneurisma.

ORQUESTRA ARRUANDO - Criada em 2013, a Orquestra Arruando tem o firme entendimento de que o Frevo é uma das mais autênticas manifestações culturais do País, além de ser genuinamente pernambucano. Sob o lema de que o Frevo deve ser tocado, dançado, cantado, curtido e vivenciado não só no Carnaval, mas ao longo do ano inteiro, a orquestra realiza show gratuitos, sempre, em praça pública, montada no tripé frevo-música, frevo-dança e frevo-história. A música sempre acompanhada do Passo e de informações históricas sobre os seus compositores e o contexto em que foram compostas.

Serviço

Show da Arruando em homenagem ao maestro Nelson Ferreira 

Quando: domingo, 18 de dezembro

Onde: Rua da Guia, Recife Antigo, a partir das 17h30 

Quanto: Gratuito

Show indoor da Arruando em homenagem ao maestro Formiga

Quando: quarta-feira, 21 de dezembro

Onde: Teatro Santa Isabel, às 20h

Quanto: Gratuito

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores