Relembre três obras de Jane Austen
Autora britânica faria aniversário nesta sexta (16)
Nascida na cidade de Steventon na Inglaterra, hoje (16) faz 247 anos do nascimento da escritora Jane Austen (1775-1817). Ela é considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa no século XIX, conhecida pelos clássicos como "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade". O Leia Já preparou uma lista com alguns dos principais livros de Austen, confira:
Orgulho e Preconceito (1813)
O livro se passa durante o século XVIII na zona rural da Inglaterra e acompanha a história das irmãs Bennet. Até que um dia, Charles Bingley - um homem rico e solteiro se muda para o local junto a sua irmã e seu amigo Fitzwilliam Darcy. Bingley acaba se apaixonando pela irmã mais velha dos Bennet, Jane. Porém, seus familiares são contra o romance, devido às diferenças sociais e econômicas do casal.
Enquanto isso, a jovem Elizabeth Bennet ignora o Sr. Darcy após um mal-entendido entre os dois em um baile local. A obra possui diversas adaptações, algumas das principais são a minissérie de 1995 com Colin Firth e Jennifer Ehle, além do filme de 2005 com Keira Knightley e Matthew Macfadyen.
Persuasão (1817)
No último livro escrito por Austen, Anne Elliot é a filha de um baronês que se apaixona por um rapaz pobre, Frederick Wentworth. A família e amigos dela são contra a união e Anne acaba cancelando o casamento. Oito anos depois, Wentworth volta para cidade rico e os dois precisarão lidar com os sentimentos que pensaram estar adormecidos. Este ano, a Netflix lançou uma adaptação da obra, estrelada por Dakota Johnson e Cosmo Jarvis.
Emma (1815)
A primeira da obra da escritora segue Emma Woodhouse, uma jovem rica e solteira que não pretende se apaixonar ou casar, mas adora interferir na vida amorosa das pessoas. Emma tenta encontrar um marido para sua amiga Harriet Smith, mas seus planos acabam não saindo como ela imaginava. Em 2020, a obra ganhou uma adaptação protagonizada por Anya-Taylor Joy, Mia Gothe Josh O'Connor.