Projeto Azougue leva música e dança para a Várzea
Festival apresenta programação com espetáculos de dança e shows ao bairro da Várzea, na sexta (23)
Nesta sexta (23), o Circuito Azougue Festival de Cultura Popular leva uma programação dedicada à dança e à música para o bairro da Várzea, no Recife. A partir das 19h, espetáculos de dança, seguidos de apresentações musicais, ocupam o espaço público com muita arte para o público presente.
A mostra de dança tem início às 19h, no Pátio da Praça do Rosário, na Várzea. Entre as atrações dessa etapa do Projeto Azougue, estão o espetáculo Pisadas, do Manifesto Cultura Popular, que é encenado por por Gel Lima, Alê Alves e Felipe Matarazzo, e traz a força e a beleza das tradições da zona da Mata Norte de Pernambuco para a programação.
O Balé Deveras, fundado em 1980, também apresenta Território de Passos e Sonhos, espetáculo dirigido por Mika Silva. O Grupo Matulão de Dança, por sua vez, apresenta o Natal dos Brincantes: Jornadas do sentir, em formato de auto de Natal que traz a história de nascimento de Jesus Menino, com muita dança, música e poesia.
A programação musical acontece, no palco montado na Rua Azeredo Coutinho, no bairro da Várzea, a partir das 21h, com shows de Maciel Salú que apresenta o Baile de Rabeca com participações especiais de Gabi do Carmo, Larissa Lisboa e Mestre Abissal, do Maracatu Real da Várzea, além de apresentações do Grupo Bongar e do cantor e compositor Nailson Vieira. A noite contempla diferentes expressões culturais do Estado, entre as quais o coco de roda, o maracatu e a ciranda.
Além da etapa desta sexta (23), o projeto também conta com datas marcadas nas cidades de Buenos Aires, Lagoa de Itaenga, Olinda e Tracunhaém. Desde 2016, inclusive, o Azougue vinha sendo realizado em Tracunhaém, localizada na região da Mata Norte do Estado. Na edição anterior à atual, no entanto, devido às restrições de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19, o projeto precisou acontecer de forma virtual. A partir de 2022, o Azougue se amplia e passa a circular por outras cidades de Pernambuco, levando uma programação desenvolvida especialmente para cada um dos destinos.
Criado e coordenado pelo artista, músico, compositor e produtor cultural Maciel Salú, o Azougue é um festival voltado à arte e à cultura, com o intuito de fomentar, valorizar e preservar a difusão da cultura popular de Pernambuco. O projeto conta com o apoio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco, Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Secretaria de Cultura do Recife e Prefeitura do Recife. A etapa de Recife conta com a parceria da União Cultural do Pátio da Várzea.
Circuito Azougue Festival de Cultura Popular – etapa Recife
Programação:
Data: 23 de dezembro (sexta)
Horário: a partir das 19h
Local: Pátio da Praça do Rosário, na Várzea, Recife.
Espetáculos de dança
- Pisadas, do Manifesto Cultura Popular
- Território de Passos e Sonhos, do Balé Deveras
- Natal dos Brincantes: Jornadas do sentir, do Grupo Matulão
Data: 23 de dezembro (sexta)
Horário: a partir das 21h
Local: Rua Azeredo Coutinho (Rua da Feira), na Várzea, Recife
Shows
- Maciel Salú, com participações especiais de Gabi do Carmo, Larissa Lisboa e Mestre Abissal
- Grupo Bongar
- Nailson Vieira
*Via assessoria de imprensa.