29º JGE abre o ano com espetáculos diversos

De 10 a 29 de janeiro, o Janeiro de Grandes Espetáculos ocupa cerca de 17 equipamentos culturais do Recife, Olinda e cidades do interior

qua, 04/01/2023 - 09:39
Divulgação Divulgação

A um ano de virar balzaquiano e alinhado ao pensamento do escritor francês Honoré de Balzac em apontar esta faixa etária como o momento do auge poético, o Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco faz jus à visão do autor e traz, na maturidade de sua trajetória, uma programação extensa, democrática, diversificada e acessível, de 10 a 29 de janeiro de 2023.

São 79 atrações nas linguagens de teatro adulto (34), infantojuvenil (12), dança (10), música (12) e circo (8), isoladas ou dialogando entre si, além de lançamento de CD, livro, fórum online e lives. A estimativa de público durante todo o evento é de 20 mil pessoas para um festival que contará com 103 apresentações, 969 artistas e criadores, 234 técnicos e cenotécnicos de teatros. A programação, que contempla encenações para todas as idades, está disponível em www.janeirodegrandesespetaculos.com

Dezessete equipamentos culturais (no interior e Grande Recife) serão palco da 29ª edição da maratona cênica que acontece em 10 cidades. No Recife, Teatro de Santa Isabel, Teatro do Parque, Teatro Luiz Mendonça, Teatro Barreto Júnior, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Marco Camarotti e Teatro RioMar. Olinda estreia na grade por meio do Teatro Fernando Santa Cruz. E com a já conhecida proposta de interiorizar suas ações, oito cidades estão contempladas: São Benedito do Sul, Caruaru, Garanhuns, Triunfo, Buíque, Arcoverde, Surubim e Petrolina. Entre as novidades deste ano, está a chegada dos Festivais PalhaçAria e Pole Dance no programa do JGE.

No momento em que o Janeiro volta a ser 100% presencial após o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o maior festival de artes cênicas e música de Pernambuco vem rico e plural, valorizando a arte pernambucana. Nas artes cênicas, foram escolhidas encenações que dialogam com o interior de cada indivíduo, pautam questões coletivas, preservam manifestações culturais e evocam a imaginação. 

Os espetáculos de dança, por sua vez, desafiam o corpo a contar histórias, a subverter verdades absolutas, despertar sensações. Quanto às atrações musicais, a programação é composta por ritmos que transitam entre os gêneros clássico, raiz e contemporâneo. As manifestações circenses aparecem como uma ode a um reencontro com a criança que há dentro de cada um, alcançando uma dimensão profunda da compreensão humana.

E já que a arte, sua beleza e riqueza transcendem as fronteiras geográficas, o evento reúne artistas de diversas regiões de Pernambuco, de dentro e de fora do Brasil. Companhias de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, além de artistas de Portugal, estarão conosco.

SERVIÇO

29º Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco

De 10 a 29 de janeiro de 2023

Programação completa e informações no site www.janeirodegrandesespetaculos.com

Ingressos: www.guicheweb.com.br/29festivaljge

 

*Via assessoria de imprensa. 

COMENTÁRIOS dos leitores