Região Metropolitana do Recife tem programação de férias

Lista traz atividades de lazer, educação, cultura e esportes

por Ayanne Lima sab, 14/01/2023 - 08:30
Freepik Lista traz atividades de lazer, educação, cultura e esportes Freepik

Os meses de férias escolares são um período muito aguardado pelos estudantes, pois concedem um momento de descanso após o fim do ano letivo. Além da chance de relaxar em casa, os alunos ainda têm a oportunidade de usar o tempo livre para atividades produtivas que promovem a junção da educação, cultura e esportes ao lazer.  

O LeiaJá listou as programações especiais no Recife e na Região Metropolitana para curtir durante as férias. Confira:

Férias na Orla e Férias no Caenga 

A Prefeitura Municipal de Olinda dará início na próxima segunda-feira (16) aos projetos gratuitos “Férias na Orla” e “Férias no Caenga”, voltados para públicos de todas as idades.  

Serão oferecidas atividades esportivas, como futmesa, futevôlei, redinha, mesinha, artes marciais, futebol, vôlei, entre outros, além de recreação e ginástica, todas com supervisão de profissionais de Educação Física. Nas sextas, serão disponibilizados cama elástica, piscina de bolinha, escorregador, futebol de sabão, cama elástica e outros brinquedos para divertir a criançada.

A programação na orla, localizada em frente ao quartel de Casa Caiada, acontece das 8h às 11h e das 14h às 17h. Já no Espaço de Lazer do Caenga, na Estrada de Águas Compridas, ocorrerá no turno da tarde. A agenda segue até o dia 27 de janeiro.  

Férias Divertidas na Biblioteca  

A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) está promovendo mais uma edição do projeto Férias Divertidas na Biblioteca em 2023. A ação tem como objetivo oferecer um espaço gratuito e seguro para crianças, além de lazer e diversão. Neste ano, as atividades serão baseadas no livro “Amoras”, do cantor Emicida. 

A iniciativa, voltada pra crianças a partir dos 5 anos, inclui oficinas de som e capoeira, contação de história, jogos recreativos e teatro. Para participar, é preciso reservar a vaga previamente através do telefone (81) 3181-2660. A Biblioteca Pública do Estado é localizada na Rua João Lira, S/N - Santo Amaro – Recife.  

Veja a programação completa:  

18/01 - Oficina de capoeira com mestra Dani do Centro de Capoeira de São Salomão 

Vagas: 15 

Hora: 9h30 às 11h30 

25/01 - Contação de histórias com o grupo de leitura Florliterárias / Jogos recreativos com o chefe Márcio do Grupo de Escoteiros Guardiões 

Vagas: 15 

Hora: 9h30 às 11h30 

26/01 - Teatro com Tio Kilder e apresentação da peça “A união faz a força” 

Vagas: Ilimitadas 

Hora: 9h30 às 11h30 

31/01 - Oficina Mascarada: um abraço no povo Fang com Emerson Pontes 

Vagas: 15 

Hora: 9h30 às 11h30 

Museu de Pernambuco (MEPE) 

O Museu de Pernambuco (MEPE) está oferecendo uma programação especial no mês de janeiro para aqueles que desejam desfrutar da arte e conhecer o local. Nos dias 14 e 15 acontecerá o “Museu ao ar livre”, uma mediação temática nos jardins do MEPE. Já nos dias 21 e 22 será realizada uma leitura dinâmica da HQ “Meu conto Freiriano”, no mesmo horário.  

O Museu de Pernambuco fica localizado na Av. Rui Barbosa, 960, bairro das Graças - Recife. A visitação acontece de terça a sexta, das 11h às 17h; e das 14h às 17h nos sábados e domingos. A entrada inteira custa R$ 10,00, e R$ 5,00 meia. Para mais informações, ligue (81) 3184-3174. 

Casa da Cultura 

A Casa da Cultura de Pernambuco é um patrimônio histórico que possui uma arquitetura marcante, e é utilizado como polo de comércio de artesanato no Recife. Nos dias 14 e 21 de janeiro, a Casa da Cultura irá promover apresentações gratuitas do Afoxé Orá Mirim, das 14h às 17h.  

O local é situado no Cais da Detenção, s/n, bairro de Santo Antônio, centro do Recife. A visitação é realizada de segunda a sábado, das 09h às 17h, e no domingo, das 09h às 14h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3184-3152. 

Férias no Cinema 

O Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE (Proexc) irá realizar a iniciativa “Férias no Cinema”, com uma programação totalmente gratuita, que inclui sessões e oficinas para crianças e adolescentes. Além disso, a Ocupação Embaúba Filmes também trará 3 obras do seu catálogo, incluindo “Marte Um”. 

Os filmes voltados para o público infantojuvenil serão exibidos nos dias 17, 24, e 31 de janeiro, a partir das 14h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do cinema 30 minutos antes do início das sessões. Já os filmes da Ocupação Embaúba serão exibidos nos dias 18 e 25 de janeiro, e no dia 1 de fevereiro, às 17h. As entradas devem ser retiradas com uma hora de antecedência.  

Após as exibições, serão promovidas oficinas de mediação cultural que, através das artes visuais e do teatro, irá abordar os temas vistos nos longas. No total, cada oficina oferta 15 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, e têm 1h30 de duração. A inscrição para as oficinas é feita presencialmente na bilheteria 15 minutos antes do início do filme.

Confira a programação:  

Sessões infantis com oficinas 

17/01  

Sessão infantil + oficina 

Título: Os Under-Undergrounds – O Começo 

Animação, Fantasia / Ficção / 2020 / Brasil 

Classificação indicativa: livre 

Sessão: 14h 

Duração: 106min 

Oficina mediativa: 16h às 17h30 (15 vagas) 

Sinopse 

Heitor Villa-Lobos acaba de ser expulso de sua banda por conta do tamanho das suas orelhas, quando cai em um bueiro em manutenção e vai parar no mundo “Underground”. Nessa nova terra, completamente diferente da que estava acostumado, ele conhece os “mutantes”, criaturas humanoides muito peculiares, e encontra amigos leais e uma nova banda para tocar. 

24/01  

Sessão infantil + oficina 

Título: Tito e os pássaros 

Classificação indicativa: livre 

Sessão: 14h 

Duração: 75min 

Oficina mediativa: 15h30 às 17h (15 vagas) 

O filme conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença contraída após a pessoa tomar um susto. 

31/01  

Sessão infantil + oficina 

Título: Historietas Assombradas – O Filme 

Animação, Aventura / Fic / 2017 / Brasil 

Classificação indicativa: livre 

Sessão: 14h 

Duração: 90min 

Oficina mediativa: 15h45 às 17h15 (15 vagas) 

Sinopse 

Pepe é um menino de 12 anos que mora com sua avó, uma bruxa-empresária. Após descobrir que é adotado e que seus pais estão vivos, ele decide sair em busca deles, mas assim acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa de Pepe para concretizar seu enorme plano maléfico: usar a energia das crianças de sua espécie para atingir a imortalidade. Edmundo rapta a avó de Pepe, forçando o menino e seus amigos a resgatá-la em uma aventura pelo universo fantástico baseado no sucesso da TV “Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)”, e de quebra solucionar o enigma que gira em torno de seus pais desaparecidos e do passado sinistro de sua espécie. 

Ocupação Embaúba Filmes  

18/01 

Sessão: 17h 

Título: Kevin 

Classificação Indicativa: 10 anos 

Duração: 81min 

Sinopse 

É a primeira vez que Joana, brasileira, visita Kevin, na Uganda (África). Elas se conheceram há 20 anos, na Alemanha. A partir desse encontro, as duas amigas compartilham histórias do passado, desejos, caminhos trilhados e os diferentes modos de encarar os desdobramentos da vida. 

25/01 

Sessão: 17h 

Título: Marte Um 

Classificação Indicativa: 16 anos 

Duração: 115min 

Sinopse 

Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.  

01/02 

Sessão: 17h 

Título: Fé e Fúria 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Duração: 104min 

Sinopse 

Uma investigação sobre “traficantes evangélicos” e o quanto a mistura entre religião e poder provoca conflitos entre moradores e gera intolerância às religiões de matriz africanas em comunidades e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte 

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPE

COMENTÁRIOS dos leitores