Mônica completa 60 anos e Maurício de Sousa revela planos

O cartunista revelou que quer criar a Turma da Mônica adulta e em seguida a Turma da Mônica idosa

seg, 06/03/2023 - 13:20
Reprodução/Instagram O cartunista Mauricio de Sousa Reprodução/Instagram

Será que vem aí? Durante entrevista ao Fantástico, Maurício de Sousa celebrou o aniversário de 60 anos da criação da personagem Mônica. Pensando no futuro do gibi mais amado do Brasil, o cartunista revelou que pensa em continuar a história da turminha. Além disso, o artista disse que um Mônica Verso com várias idades e falando diferentes idiomas é uma possibilidade:

- Quero criar a Turma da Mônica adulta e em seguida a Turma da Mônica idosa.

Maurício também falou sobre o processo de criação dos personagens, que foram inspirados em características de cada um dos seus filhos.

- Eu trabalhava em casa. Então, eu estava olhando a Magali comendo uma melancia inteirinha de verdade, né? A Mariângela, muito gentil com as irmãzinhas, e a Mônica carregando um coelho que eu tinha comprado na feira de Mogi das Cruzes. Ela pequenininha tentava levantar o coelho... Na hora que eu via aquela menininha meio dentucinha andando pela casa e eu imaginei que podia ser um perfeito personagem forte que o pessoal ia adorar, como aconteceu.

A obra foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, trazendo novidades nos traços e enredo. O cartunista contou que um dos exemplos disso é a mudança de Mônica.

- No início do meu processo de criação ela era um pouquinho mais violenta. Eu até me arrependo de alguma coisa que eu fiz no começo. Há muitos anos ela não aparece nos gibis batendo em alguém.

Mas você sabia que Jeremias nasceu antes da protagonista?

- O Jeremias a gente tem faz tempo... Nasceu antes da Mônica até, mas mulheres negras a gente não tinha. E aí as mulheres negras falaram: A gente não se sente representada por vocês. A gente fez um trabalho de trazer essas mulheres para cá, disse o artista.

COMENTÁRIOS dos leitores