Semana de moda e design terá cena urbana como tema

Com a cidade como passarela, evento promovido pela UNAMA - Universidade da Amazônia será de 7 a 11 de março, em Belém

seg, 06/03/2023 - 15:33

Para compartilhar informações e experiências com os alunos e a comunidade, será realizada em Belém, de 7 a 11 de março, a Semana Integrada de Moda e Design, evento organizado pela UNAMA - Universidade da Amazônia, com o tema "A cidade é a passarela: tipografia, grafite e moda na cena urbana". A programação (veja na galeria de imagens) terá palestras, oficinas de estamparia e a exposição “Costurando e bordando Belém”, da designer Graça Arruda, no espaço multiuso da galeria Graça Landeira, na UNAMA Alcindo Cacela.

No dia 7 de março, às 9 horas, o doutor em Antropologia Social e pós-doutor em Direitos Culturais Rui Martins fará palestra no auditório David Muffarrej, na UNAMA Alcindo Cacela, sobre o tema “Belém Contemporânea: das fronteiras históricas à paisagem inspiracional”, com mediação da professora Felicia Assmar Maia, coordenadora do curso de Moda da UNAMA. No dia 8, no mesmo local, também às 9 horas, o designer gráfico e professor André Rendeiro apresenta a palestra “Tipos da cidade, a paisagem tipográfica pelas ruas de Belém".

Felícia Maia explica que o curso de moda tem trabalhado em todos os semestres com projeto interdisciplinares. "Nesse semestre 2023.1 nós escolhemos a cena urbana a cidade como sendo um local que tem movimentos, tem grafite, tem tipografia. Então, o curso de Moda resolveu chamar também o curso de Design Gráfico para essa semana integrada", informou. Todos os eventos, diz a professora, têm como objetivo criar uma base de conhecimentos para que os alunos, tanto de Moda quanto de Design Gráfico, possam desenvolver os projetos interdisciplinares.

A professora também destaca que o evento disponibilizará para os alunos informações de grande importância, por meio de palestras com profissionais renomados, para que eles possam desenvolver uma pesquisa aprofundada da cidade. "Não só a cidade de Belém - que vai ser o ponto de partida. Mas as relações que Belém, como uma cidade que tem uma paisagem, hoje extremamente cosmopolita, contemporânea, tem com outras cidades, que deram suas contribuições para Belém ser o que é hoje", assinalou.

Segundo Felícia Maia, Belém tem um pouco de Paris, Milão, Tóquio, um pouco do Líbano. "Todos esses polos que vieram para cá trouxeram um pouco da sua influência. A gente também quer estudar que relações Belém tem com o mundo", explica.

"A importância do evento é chamarmos a atenção para aquilo que é nosso. E ter um olhar mais atento e menos preconceituoso. Precisamos romper com aquele conceito colonialista que muitas pessoas ainda têm, de que o que vem de fora é o melhor", observou Felícia Maia. "Nós podemos produzir moda de qualidade, música, gastronomia, ou seja, a nossa cidade tem o melhor, é a gente precisa valorizar isso. E o que a gente quer é que o olhar dos nosso alunos se volte a essa cidade, e valorizar o que Belém tem de bom", conta a professora.

André Rendeiro, um dos convidados, diz que o evento pode contribuir para o fomento do mercado criativo. "Toda oportunidade de falar sobre o Movimento Belém Type é um enorme prazer, e poder compartilhar isso com estudantes é mais empolgante ainda, por se tratar de um ambiente onde a apresentação de novos conhecimentos gera novas possibilidades para serem exploradas por esses mesmos estudantes", diz.

André também explica como a moda e a tipografia podem trabalhar juntas. "Por tipografia entendemos como a 'arte de compor e imprimir com tipos'. Partindo dessa definição, a tipografia pode ser materializada em diversos suportes gráficos, como paredes, papéis ou placas de sinalização ou em qualquer local onde exista uma demanda de comunicação. A tipografia  também pode ser anexada a suportes têxteis, fazendo com que as roupas possam ser vistas como fontes de experiência visual, estética e criativa e até mesmo como símbolo de resistência política", destacou. "Eventos desse porte ajudam os estudantes a pensarem fora da caixa e isso é muito importante para o nosso mercado. E precisamos de mais profissionais que fujam do comum."

As oficinas de estamparia com Adobe Ilustrator, do professor André Rendeiro, serão no dia 9, de 9 às 12 horas. No mesmo dia, a professora Lara Dahas ministra oficina de estamparia artesanal, de 14h30 às 17h30.

No dia 10 de março, às 18 horas, haverá a abertura da exposição “Costurando e bordando Belém”, da designer Graça Arruda, no espaço multiuso da galeria Graça Landeira. Uma expedição tipográfica pelas ruas de Belém, no dia 11 de março, às 8h30, fecha o evento.

Por Kátia Almeida e Matheus Silva (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores