8M: o cinema pode ajudar a entender sobre a luta de gênero

Dicas de filmes que abordam o feminismo para marcar o Dia das Mulheres

qua, 08/03/2023 - 08:53
Reprodução 'As Sufragistas' e outros filmes ilustram lutas e vitórias das mulheres. Reprodução

Existem diferentes teorias que versam sobre a criação do Dia Internacional da Mulher. A mais aceita prega que a data foi instituída após o histórico incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque, em 1911. Dois anos antes, as trabalhadoras do lugar já haviam feito uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho e o voto feminino. 

Também são apontados como origem da data as primeiras etapas da Revolução Industrial, no começo do século 19, e a Revolução Russa, na qual mulheres lutaram por melhores condições de vida e pelo fim da Primeira Guerra Mundial. Por fim, só em 1975, o 8 de março foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dia para celebrar as lutas e dos direitos do gênero feminino. 

Para entender melhor sobre a data e os motivos pelos quais ela deve ser lembrada, o LeiaJá preparou uma lista de produções audiovisuais que trazem o feminismo como mote. São filmes que podem ensinar mais sobre essas lutas e sua relevância não só para as mulheres, mas para a sociedade como um todo. 

As Sufragistas

Na Inglaterra do início do século XX, a primeira onda do movimento feminista lutava para conseguir o direitos de voto e melhores condições de vida para as mulheres. 

Histórias Cruzadas

Nos anos 1960, nos Estados Unidos, as mulheres afrodescendentes tinham de abandonar suas famílias para trabalhar para a elite branca. O filme narra a história de uma dessas mulheres da elite que decide entrevistá-las para mostrar suas histórias. 

Embed:

Mulheres do século 20 

O filme se passa na Califórnia do ano de 1979 e acompanha três mulheres de diferentes gerações lidando com questões cotidianas em um mundo pensado por homens e feito para homens. 

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta

Baseado no livro homônimo de Jennifer Mathieu, o filme conta a história de Vivian Carter (Hadley Robinson), uma adolescente tímida que muda e se depara com um cenário feminista na sua nova escola, na qual as estudantes não se calam perante o assédio masculino e as desigualdades geradas pelo patriarcado.

Feministas: o que elas estavam pensando

O documentário parte de um álbum de fotografias dos anos 1970, preenchido de imagens de mulheres da época que lutavam por seus direitos. O longa mergulha nos desdobramentos da segunda onda do movimento feminista, constituída por mulheres que lutavam por suas carreiras, por liberdade sexual, por autonomia financeira e por direitos reprodutivos. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores