Encontro de capoeira reúne mulheres mestras em Olinda

Oitava edição do 'Vai Dizer a Dendê' acontece de 4 a 7 de maio

sex, 05/05/2023 - 17:25

Até a próxima segunda-feira (8), o Centro de Capoeira Luz de Angola promove a oitava edição do Vai Dizer a Dendê, um encontro multicultural de Capoeira Angola focado na ancestralidade negra e na sabedoria das mulheres que perpetuam a prática cultural. Neste ano, a programação conta com rodas, treinos e debates, em diferentes locais do Centro Histórico de Olinda. 

Nesta sexta-feira (5), o evento é promovido no Angola Mãe, terreiro do Mestre Sapo, com um cinedebate e vivências de Capoeira. No sábado, as atividades seguem para o clube Vassourinhas, no Largo do Amparo, com noite cultural realizada em parceria com  sábado em parceria com o Coco de Umbigada, de Mãe Berh de Oxum, no Guadalupe.

Evento traz mestras de diversas regiões do país para Olinda. (Divulgação)

Em 2023, o evento traz a Pernambuco mestras de diversas regiões do Brasil. Dentre elas, estão: a Mestra Jararaca, a primeira mestra mulher da Bahia; a Mestra Elma, com quase quatro décadas de capoeira, do Maranhão; além da mestra Gegê, fundadora do Espaço Comunitário Florescer, na Península do Maraú. “A presença dessas mestras no nosso encontro representa um momento importantíssimo da capoeira onde as mulheres têm se fortalecido em rede, ocupado espaços importantes, contado e cantado suas histórias e transformando  o universo da Capoeira”, afirma Mestra Di, responsável pelo Centro de Capoeira Luz de Angola e anfitriã do encontro.

A programação completa está disponível nas redes sociais do Luz de Angola. Por meio delas, interessados podem solicitar participar do evento.

Serviço// Vai Dizer a Dendê – encontro de capoeira angola

Onde: Olinda (Clube Vassourinhas, Espaço Angola Mãe e Praça da Igreja do Rosários dos Homens Pretos)

Quando: 4 a 7 de maio de 2023

COMENTÁRIOS dos leitores