Recife anuncia 20 dias de festa no ciclo junino

Programação da prefeitura da cidade contará com mais de 800 atrações, o tradicional concurso de quadrilhas e um “novo arraial”

sex, 26/05/2023 - 13:51
Divulgação/Hélia Scheppa Divulgação/Hélia Scheppa

Nesta sexta-feira (26), o prefeito João Campos anunciou, ao lado do secretário de Cultura Ricardo Mello e do presidente da Fundação de Cultura, Marcelo Canuto, o “Recife Junino”, que vai celebrar mais uma vez nossas coloridas e ancestrais tradições culturais, com os festejos mais nordestinos do calendário brasileiro. O ciclo homenageia três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além dos santos, Irah Caldeira e Jorge de Altinho são os artistas homenageados do São João do Recife 2023. Serão 20 dias de forró, xote, baião, coco, ciranda e muito balancê, com tudo que um arraial que se preze tem direito: quadrilha, sanfoneiro, arrasta-pé e alegria pra todo lado.

“Vão ser 20 dias de muita festa e celebração com a nossa premissa número um: a tradição propriamente representada na nossa cidade. A tradição tem que estar representada em todos polos, em todas as localidades. A gente precisa mostrar o nosso autêntico São João, São Pedro e Santo Antônio, nosso autêntico forró, que é a nossa força”, disse o prefeito durante o anúncio.

Nos palcos juninos, comandarão a festança recifense mais de 800 atrações, entre nomes que são sinônimo de festa animada, feito Alceu Valença, Elba Ramalho, Anastácia, Santanna, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Em Canto e Poesia, Quinteto Violado, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Coco dos Pretos, Ciranda Dengosa, Terezinha do Acordeon, Ciranda Imperial, Bia Marinho, Coco do Juremá, Nádia Maia, Cascabulho, Fim de Feira, Ciranda do Egídio, Assisão, Mestre Ambrósio, Salatiel D’ Camarão, Muniz do Arrasta-pé, Família Salustiano, Lia de Itamaracá, Forró na Caixa, Alcymar Monteiro e Mestre Gennaro, além de Tintim por Tintim, Bailinho Kids e Arraialzinho da Fada Magrinha, para garantir o arrasta-pezinho. Isso sem falar em Jorge de Altinho e Irah Caldeira, grandes homenageados deste São João recifense.

“A gente vai fazer um ciclo junino completo com a força da nossa tradição e da nossa cultura. O São João da capital representa aquilo que a gente quer ver nos nossos polos, como o Sítio Trindade, que é praticamente o centro de referência do nosso ciclo. Veremos a tradição presente, a quadrilha, o pé de serra, muito forró, ciranda, vai ter coco, tudo aquilo que faz o São João ser tão querido pelo nosso povo”, enfatizou o secretário Ricardo Mello.

Polos e programação

Animação e tradição estão garantidas. Mas não vai faltar novidade: além do Sítio Trindade sempre presente, o Recife Antigo vai se embelezar todinho para convidar o Recife para dançar. O “Arraial Novo da Rio Branco” vai se instalar no boulevard recifense, com sala de reboco, cidade cenográfica e barraquinhas. Tudo movido ao som dos mais genuínos acordes juninos.

A festa no bairro histórico já começa no dia 11 de junho, com os trios pé de serra circulando pelo bairro e espalhando o forró. Até o dia 30, todo dia será de forró naquelas bandas: de segunda a segunda, das 12h às 14h e das 17h às 19h, vai ter trio pé serra na Rio Branco. Nos finais de semana, o balancê será caprichado, com as presenças de quadrilhas juninas e apresentações também na sala de reboco, das 19h até 1h, nas sextas e sábados e das 16h às 21h, aos domingos.

No dia 15, outra tradição junina ganha as ruas do Recife Antigo: o Desfile das Bandeiras, que acontece junto com a Caminhada do Forró, arrastando o povo da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal, a partir das 17h.

No Sítio Trindade, onde todos os buchos recifenses já se acostumaram a ralar, na mais autêntica e tradicional celebração junina da capital, a programação também começa no dia 11 de junho, com as eliminatórias do 37° Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas. Até o dia 15, um total de 34 grupos desfilarão suas cores e enredos no palhoção, garantindo muitos decibéis de emoção e beleza.

Do dia 16 em diante, a festa espraia, enchendo o Sítio todinho de forró. Vai ter programação musical no palco principal e na sala de reboco nos dias 16, 17 e 18, 23, 24 e 25, 28, 29 e 30. Nos finais de semana, das 16h às 19h, o pavilhão do Sítio também terá programação infantil. Mas se engana quem pensa que os candeeiros se apagarão nos dias de semana. 

Os dias 21 e 22 também serão muito úteis para quem quiser celebrar a festa e a fé juninas, no Festival Comida de Santo e na Procissão dos Santos Juninos. Também nos dias 21 e 22, o palhoção das quadrilhas recebe as finais do concurso adulto. As apresentações do concurso infanto-juvenil serão nos dias 28 e 29.

Nessa altura, já se encaminhando para o final, o passeio na roça desemboca em mais um polo. Nos dias 28, 29 e 30 vai ter festa para São Pedro, no Pátio histórico que leva o nome do santo, no centro da cidade.

E para quem, por algum motivo, não puder ir até os arraiais do centro e do Sítio, tem nada não: os santos do altar junino vão buscar os recifenses perto de casa. A programação descentralizada, que é marca registrada dos ciclos festivos na cidade, vai espalhar apresentações por dez bairros. Nos dias 23 e 24, Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro festejam São João. E nos dias 29 e 30, arrastam pé Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, em honra e graça a São Pedro.

“Arraial Novo”

Para receber a programação com todas as cores e belezuras juninas, a Prefeitura do Recife vai vestir os polos da cidade com os símbolos que o ciclo junino evoca no imaginário nordestino. A Rio Branco vai virar a capital “interiorana” dos festejos, recebendo uma cidade cenográfica, que contará com várias casas, com direito a igreja, quermesse e até Prefeitura.

O forró estará garantido na Sala de Reboco, cercada e coberta, montada no meio da Rio Branco, para abrigar o resfolego da sanfona. Além de xote e baião no salão, vai ter bandeirinha espalhada para todo lado no céu da Rio Branco, que vai receber os cavalheiros e damas com pórtico em formato de fogueira.

E tem mais: pode preparar para o retrato, que a Prefeitura vai garantir o cenário. A decoração contará com elementos como balões de chão (um deles com mais de seis metros de altura e vazado, para o público passar por dentro). 

SÃO JOÃO 2023 – RECIFE JUNINO

De 11 a 30 de junho

Na Avenida Rio Branco, Sítio Trindade e Pátio de São Pedro 

AVENIDA RIO BRANCO

Dias 11, 18 e 25 de junho (domingos) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 10h às 14h/16h às 21h

Dias 12, 13, 14 e 15, 19, 20, 21 e 22, 26, 27, 28 e 29 de junho (segunda a quinta-feira) - Trios pé de serra itinerantes pelo bairro, das 12h às 14h e das 17h às 19h

Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) – Trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h

Dias 17 e 24 de junho (sábados) – Quadrilhas, trios itinerantes/atrações na Sala de Reboco, das 12h às 19h/19h até 1h

Dia 15 de junho (quinta-feira) - Caminhada do Forró e Desfile das Bandeiras, da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal), a partir das 17h 

SÍTIO TRINDADE

Dias 11 a 15 de junho (domingo a quinta-feira) - Eliminatórias do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas

Dias 16, 23 e 30 de junho (sextas) - Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h

Dias 17 e 18, 23, 24 e 25 de junho (sexta, sábados e domingos) - Programação infantil do pavilhão das quadrilhas, a partir das 16h, e programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h

Dias 21 e 22 de junho (quarta e quinta-feira) - Finais do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, a partir das 20h

Dia 21 de junho (quarta-feira) - Festival Comida de Santo, a partir das 20h

Dia 22 de junho - Procissão dos Santos Juninos, a partir das 16h, do Morro da Conceição ao Sítio Trindade

Dias 28 e 29 de junho (quarta e quinta-feira) - Programação no palco e na sala de reboco, a partir das 18h, e 19° Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis, a partir das 20h 

PÁTIO DE SÃO PEDRO

Dias 28, 29 e 30 - Programação no palco, das 17h até 1h

POLOS DESCENTRALIZADOS

Dias 23 e 24 de junho - Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro

Dias 29 e 30 de junho - Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela

*Via assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores