Criador de Succession explica o final chocante da série

Muitas dúvidas restaram depois do angustiante episódio final

ter, 30/05/2023 - 14:45
HBO Muitas dúvidas restaram depois do angustiante episódio final HBO

Depois de ver os irmãos Roy lutarem pelo trono durante quatro temporadas, não dá para dizer que não foi pelo menos levemente chocante saber que nenhum deles conseguiu conquistar o sonho de ocupar o lugar do pai - o poderoso Logan. Não que o final tenha sido decepcionante, muito pelo contrário, mas muitas dúvidas restaram na cabeça dos fãs depois do angustiante episódio final.

Por isso, Jesse Armstrong explicou suas decisões durante participação no quadro Inside the Episode, no Youtube. Para começo de conversa, o criador da série foi logo explicando sua decisão de deixar Tom, marido de Shiv, como o grande CEO e sucessor de Logan Roy na Waystar Royco.

Caso você ainda esteja por fora, apesar dos esforços de Kendall, Shiv e Roman de manter a empresa da família, uma desavença entre eles fez com quem os acionistas decidissem por realmente vender a empresa para Lukas Matsson.

- A ideia de Tom ser o eventual sucessor foi algo que pensei ser o final certo por um bom tempo. Mesmo que ele não seja exatamente o monarca mais poderoso que você já conheceu, seu poder vem de Matsson. Essas figuras que se elevam e se tornam receptivas a pessoas poderosas estão por aí, explica Jesse.

Mas e quanto a Shiv? Para muitos fãs, foi chocante vê-la desistir do plano de votar em seu irmão, Kendall, durante a reunião do conselho - dando de bandeja o cargo de CEO para seu marido, Tom. Para Jesse, no entanto, nem tudo está acabado para a personagem:

- Shiv ainda está em jogo, eu diria, em um lugar assustador, congelado e emocionalmente estéril. Mas ela tem esse tipo de não-vitória, não-derrota. Quero dizer, haverá algum movimento lá. Ainda há muito desse jogo para jogar, mas é aí que o deixamos. E parece que vai ser difícil progredir para eles, emocionalmente, dadas as coisas que eles disseram um sobre o outro.

O mesmo não poder ser dito sobre Kendall, que claramente demorará para se recuperar no baque de não assumir a sucessão de seu pai.

- Para Kendall, isso nunca deixará de ser o evento central de sua vida, os dias centrais de sua vida, alguns anos centrais de sua vida. Talvez ele pudesse abrir uma empresa ou fazer alguma coisa. Mas as chances de ele alcançar o tipo de status corporativo que seu pai alcançou são muito baixas. E acho que isso vai marcar toda a sua vida.

Já Roman parece ter ficado no meio termo e, entre todos, teve o futuro menos afetado com os últimos acontecimentos.

- De uma forma redutora e brutal, Roman termina exatamente onde começou. Ele ainda é aquele cara (da primeira temporada). E ele poderia facilmente ter sido um idiota playboy com alguns instintos ligeiramente desagradáveis e algumas piadas bastante engraçadas. Ele poderia ter ficado em um bar, sendo aquele cara. E isso (eventos mostrados na série) foi um desvio em sua vida, eu diria.

E você, gostou do final?

COMENTÁRIOS dos leitores