Festival da Criança convida o Recife a curtir a UFPE

Programação, criada pela artista Lulu Araújo e aprovada no SIC, da Prefeitura do Recife, será gratuita e aberta ao público

qui, 01/06/2023 - 09:08
Divulgação Lululoops Divulgação

Junho vai começar convidando o futuro para dançar. Nos próximos sábado e domingo (3 e 4), a artista, mãe e fada magrinha Lulu Araújo realiza a terceira edição do Festival da Criança, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A programação será caprichada, com direito a tudo que a criançada mais gosta, de magia a malabares, contação de história, oficinas e muita música para embalar os pequenos recifenses. Tudo de graça, das 14h às 18h, para servir alegria em doses generosas como sobremesa do almoço e suar a testa do fim de semana, de tanta farra.

No sábado, a programação cultural, viabilizada com recursos do SIC, mecanismo de fomento cultural da Prefeitura do Recife, começa mágica, a partir das 14h, com truques saindo da cartola do Mágico Rodrigo Lima para abrir sorrisos e arrancar suspiros do púbico. Depois Mari Bígio e Banda espalham acordes, contos e encantos pela festa. Vai ter ainda o Grupo Infantil Arco de Flores e a oficina Corpos Brincantes, com Anne Costa, além de atividades lúdicas e sensoriais voltadas especialmente para a primeira infância, com a Casa das Asas, o Novo Quintal e o Caminhão da Primeira Infância.

No domingo, tem mais mágica, além dos shows da Banda Mini Rock e de Lulu Araújo, que estreia a turnê de seu disco Lululoops, o segundo da carreira solo da artista, lançado recentemente, misturando bases eletrônicas com música regional, Tom Zé com ciranda, letras autorais e afetivas com o cancioneiro popular do Congo, para celebrar todos os caminhos que dão no coração do público infantil, audiência tão cativa quanto seletiva, garante Lulu.

E ainda tem mais! Para encher o domingo de história, música e brincadeira animada, apresentam-se ainda Carol Levy e o Palhaço Lui, personagem cheio de graça do ator e escritor Luciano Pontes.

Além das atrações no palco, o evento contará com um Polo de Vivências, que oferecerá oficinas de circo, de avião de papel, bolha de sabão, brincadeiras e espaço de troca de cartas Pokémon. Todas as ações são gratuitas e não necessitam inscrição prévia. Para ninguém ficar de fora da festa, os espetáculos musicais contarão ainda com intérpretes de libras. Todo mundo cabe e é bem-vindo na programação!

“O Festival da Criança nasceu da necessidade de apresentar ao público infantil uma programação cuidadosa, que incluísse várias linguagens e que se comprometesse em apresentar a arte e cultura pernambucana”, explica Lulu Araújo, que garante: esse ano, a festa será em dobro, porque o Festival vai encerrar a 9ª Semana no Bebê, promovida pela Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Primeira Infância do Recife.

E tudo isso, junto e misturado, ganha como moldura e reforço o evento que combina rua e sala de aula, saberes e fazeres culturais: o Curta a UFPE, projeto institucional que tem como objetivo tornar a universidade um território de convivências, construções conjuntas e trocas de saberes a partir da sua integração com os vários setores da sociedade, também aos fins de semana.

Para os atletas de todo dia ou de fim de semana, o Curta a UFPE vai oferecer diversas atividades esportivas, nas manhãs do sábado (a partir das 8h) e do domingo (a partir das 7h), além de vacinação contra covid-19 e gripe para o público infanto-juvenil.

A celebração no campus contará também com feirinhas de alimentação, artesanato e produtos diversos. Bucho cheio, riso largo, alegria e saúde: não vai faltar nada na festa da criançada. Nem ninguém, né?!

*Via assessoria de imprensa. 

COMENTÁRIOS dos leitores