Luiz Gonzaga é tema de exposição no Shopping Tacaruna

Abertura da exposição acontece junto com o lançamento do livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”, no Recife

qui, 01/06/2023 - 11:25
Divulgação Divulgação

Os fãs da cultura nordestina terão a chance de conhecer em detalhes a vida e carreira de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de 1º a 28 de junho, no Shopping Tacaruna. O mall é o primeiro espaço no Brasil a receber a grande exposição interativa “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”, baseado no livro homônimo, do autor paraibano Paulo Vanderley. A mostra estará montada na Praça de Eventos, no piso térreo do Tacaruna, com acesso gratuito. A abertura da exposição acontece nessa quinta, 1º de junho.

O lançamento do livro será na mesma data, às 19h, com a presença do autor Paulo Vanderley. O evento de lançamento do livro será para convidados e para as pessoas que comprarem o livro na ocasião, ou que já o possuam e desejam garantir a dedicatória do autor. “Faremos uma palestra espetáculo, onde apresentaremos vídeos, fotos e áudios do Rei do Baião. Será algo bem interativo e bacana, onde as pessoas irão se emocionar e vibrar bastante”, adianta Vanderley. O livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento” chega oficialmente ao Recife, no Shopping Tacaruna, depois de lançado em Exu, Sertão de Pernambuco e terra natal do Rei do Baião, seguido das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Nova Olinda e Fortaleza, no Ceará.

A exposição com 350m² reúne uma parte da coleção pessoal de Paulo Vanderley e é inédita. Alguns itens do acervo do colecionador já estiveram na produção de cena e figurino de filmes e séries sobre a vida do Rei do Baião. Nesse momento, Paulo exibirá em média 100 artigos originais e inéditos da carreira e vida pessoal do artista. Entre eles, fotos originais do acervo pessoal de Luiz Gonzaga; caixa do box “50 anos de Chão”, autografado pelo artista em fevereiro de 1988; entrevista manuscrita a uma revista de Luxemburgo, nos anos 1970; documento original do carro de Gonzaga (modelo Furglaine, da Ford); cartão de crédito original do Banco do Brasil; exemplares de revistas dos anos 1950, contendo matérias sobre o artista (Revista do Rádio, Radiolândia, O Cruzeiro, entre outras); 44 LPs de carreira, de 1958 a 1989, e 1 disco de 78 RPM, de 1947, contendo a faixa do clássico “Asa Branca”.

A mostra também contemplará áudios e vídeos com entrevistas do próprio Rei do Baião e outros artistas. “A exposição é uma imersão no próprio livro, que aborda a vida e obra de Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, homenageando os 110 anos de seu nascimento, comemorado em 13 de dezembro de 2022”, ressalta Paulo Vanderley, também curador da exposição. Serão 12 espaços interativos e instagramáveis para o público mergulhar na cultura nordestina, tais como a réplica do box em tamanho gigante; réplica da capela de São João Batista da Fazenda Araripe, em Exu; seis ilhas cobertas com chapéus cenográficos de fibra de vidro gigantes, cópias dos chapéus de couro usados por Gonzaga; além de muitas peças históricas e réplicas em couro das vestimentas usadas por Seu Luiz durante a carreira. Os visitantes terão acesso ao conteúdo completo da biografia de Luiz Gonzaga, em sete totens com telas touch screen e QR Codes para ouvir as principais canções e entrevistas do Rei do Baião presentes no livro.

A obra “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento” é resultado de 31 anos dedicados à pesquisa da musicalidade e universo gonzagueano por Paulo Vanderley, com o objetivo de democratizar e compartilhar a história e a arte do Rei do Baião. Com quase 500 páginas, o livro é contado em primeira pessoa, pelo próprio Luiz Gonzaga, por meio da transcrição de trechos garimpados minuciosamente de mais de 100 entrevistas de rádio, TV, apresentações e, ainda, de bate-papos informais que foram gravados. Todos os áudios e imagens das transcrições estão disponibilizados para o leitor por meio de QR codes dispostos pelas páginas do livro. Os traços do cearense Mestre Expedito Seleiro permeiam o projeto gráfico da obra. 

A publicação também conta com o resgate histórico de 110 matérias publicadas na imprensa entre 1940 e 80, além de trazer a discografia completa do artista com a impressão de todas as capas e contracapas em tamanho real, assim como os selos dos discos de 78 RPM. “O livro é uma verdadeira imersão, uma experiência única, especial, emocionante desse artista que carrega consigo a cultura nordestina”, destaca o autor. 

“A exposição foi criada para dar acesso a mais pessoas a essa imersão. Temos esse compromisso de levar cultura para os nossos clientes e acreditamos que uma história como a de Luiz Gonzaga precisa ser contada com relevância, respeito e grandiosidade para que as pessoas em geral, mais principalmente os jovens, possam beber dessa fonte da nossa cultura”, afirma a gerente de marketing do Shopping Tacaruna, Yolanda Celeste. Com esse objetivo, o mall abre a possibilidade para as escolas trazerem seus alunos para visitação. O agendamento deve ser feito através do e-mail: agendamento@tacaruna.com.br.

O livro, da editora ViuCine, faz parte de um box, que traz também um post colecionável, carteira e dentro dela, retrato 3x4 do artista, réplica de documento de carro e uma cédula de 110 gonzagas. Tem até a réplica do cartão ouro do Banco do Brasil, encartes, todas as capas de todos os LPs em tamanho original, capas dos compactos e contratos de shows. “É o mais rico material já publicado sobre o grande artista nordestino Luiz Gonzaga, proporcionando ao leitor acesso à obra completa do Rei do Baião. Uma publicação digna de coleção para todos os súditos do rei”, completa Paulo Vanderley. O box completo pode ser adquirido no local da exposição, no Shopping Tacaruna, ou através do site https://110anos.luizluagonzaga.com.br, no valor de R$ 330,00 ou a edição simples do livro que custa R$ 180,00.

A exposição é assinada pelo cenógrafo Eric Tavares, da Divulgue Mídia, nome forte na produção cenográfica pernambucana, com assistência de curadoria de Roberta Jansen e projeto arquitetônico de Patrícia Jansen. O trio inspirou-se nas ilustrações do livro, que é de autoria de Vladimir Barros de Souza, que também executou a programação visual da expo. Vladimir Barros de Souza é ilustrador, infografista e animador e seus projetos levam características regionais da cultura pernambucana. No currículo do ilustrador estão prêmios nacionais, como o Brasil Design Awards e o Museu da Casa Brasileira, além de reconhecimentos internacionais, como o IEEE de jogos digitais e a Láurea do Nobel da Paz. Possui outros trabalhos de grande repercussão como o Carnavalia e o Pequeno Príncipe em Cordel. A produção executiva do evento é da equipe de marketing do Shopping Tacaruna.

O Grupo JCPM é apoiador do evento e receberá a exposição em outros três shoppings que possui em outros estados do Nordeste.  

Sobre Paulo Vanderley

Paulo Vanderley nasceu em Piancó, na Paraíba, em 1979. Por conta do seu pai, que trabalhava no Banco do Brasil, a família morou em várias cidades do Nordeste, até se mudar para Exu, Sertão de Pernambuco e terra natal de Luiz Gongaza, no final de 1987. Os novos habitantes da cidade logo passaram a ser vizinhos do Rei do Baião e criaram uma amizade com ele, conhecendo mais do homem por trás do artista.

Em 4 de agosto de 1989, dia do sepultamento de Luiz Gonzaga, coube ao menino Paulo, com apenas 9 anos, a missão de registrar a hora do adeus, através de uma filmadora. Essa missão foi confiada a ele pelo pai. Venerável mestre da loja maçônica da cidade, o bancário Paulo Marconi andava com a câmera Panasonic de um lado e o filho do outro, quando recebeu o convite de Gonzaguinha, para subir no carro do Corpo de Bombeiros e velar o corpo de Luiz Gonzaga até o cemitério, representando os colegas de congregação.

Dali em diante, o garoto se conectaria para sempre com a responsabilidade de manter viva a memória do músico mais reverenciado da região. A morte de Gonzaguinha, dois anos depois do falecimento do pai, abriu outra ferida no coração de quem nem tinha se recuperado da primeira perda. Assim, o jovem Paulo Vanderley se viu cada vez mais imerso nas próprias memórias, disposto a mantê-las vivas e em movimento. Parte dessas emoções seria consolidada no final da década de 1990, em um site que montou sozinho sobre o filho do Gonzagão.

Igual homenagem prestaria ao Seu Luiz, após anos documentando discos e histórias. Em quase duas décadas, não teve um período de férias no qual não andasse com um equipamento a tiracolo, digitalizando tudo que lhe fosse novidade. Com o ambiente virtual no ar, atraiu milhares de gonzagueanos e, pouco a pouco, foi contribuindo com a construção de novos projetos em reverência ao Rei do Baião.

Na lista de feitos, constam consultorias para o Museu Cais do Sertão, no Recife; o livro “Gonzaguinha e Gonzagão: uma história brasileira” (2006), de Regina Echeverria; o filme “Gonzaga De Pai pra Filho” (2012), de Breno Silveira inspirado na obra escrita citada, e o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, da escola de samba Unidos da Tijuca, campeã do carnaval carioca de 2012.

Residente em Fortaleza, hoje com 43 anos, Paulo Vanderley é uma das principais referências como pesquisador da obra gonzagueana, além de funcionário do Banco do Brasil, igual ao seu pai.

Serviço:

Abertura da exposição e lançamento do livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”

Shopping Tacaruna, 1º de junho, às 9h

A exposição ficará em cartaz até o dia 28 de junho

Acesso gratuito

*Via assessoria de imprensa. 

COMENTÁRIOS dos leitores