Emmanuel Macron receberá cacique Raoni em Paris

O encontro será no próximo domingo (4). Segundo a Presidência francesa, a reunião irá "se concentrar nas próximas grandes datas para reforçar a proteção das florestas em escala mundial"

sex, 02/06/2023 - 17:58
JOEL SAGET O cacique Raoni Metuktire, emblema da luta indígena no Brasil, posa durante sessão de fotos em Paris, em sua passagem pela Europa em defesa da Amazônia, em 1º de junho de 2023 JOEL SAGET

O presidente da França, Emmanuel Macron, receberá, no próximo domingo (4), o cacique Raoni Metuktire para "reiterar seu compromisso com o respeito" aos povos indígenas, anunciou o Palácio do Eliseu nesta sexta-feira (2).

"O presidente vai se reunir com o cacique Raoni neste domingo, no Palácio do Eliseu, por ocasião de sua visita a Paris", informou a Presidência francesa.

"O cacique foi recebido pelo chefe de Estado no Eliseu em maio de 2019, e também foi convidado para a reunião de cúpula do G7 em Biarritz sob presidência francesa, em agosto do mesmo ano”, ressaltou a fonte.

"O encontro de domingo será uma oportunidade para o presidente reiterar seu compromisso com o respeito aos direitos humanos dos povos indígenas e sua determinação de trabalhar pela preservação dos espaços naturais, principalmente das florestas tropicais, uma vez que eles constituem reservas vitais de carbono e tesouros da biodiversidade", acrescentou a Presidência francesa.

"A discussão irá se concentrar nas próximas grandes datas para reforçar a proteção das florestas em escala mundial", entre elas a reunião de cúpula para o novo pacto financeiro global, nos próximos dias 22 e 23, em Paris, e, posteriormente, a reunião de cúpula da Amazônia.

COMENTÁRIOS dos leitores