Maior Cuscuz do Mundo, em Caruaru, completa 30 anos
Comida gigante foi distribuída para cerca de 60 mil pessoas
Aconteceu no domingo (11), a 30° edição da Caminhada do Forró com O Maior Cuscuz do Mundo em Caruaru, agreste pernambucano. A concentração foi na entrada do aeroporto com destino ao Alto do Moura, onde foi distribuída a iguaria para cerca de 60 mil pessoas que estavam no local.
Tudo começou com a Caminhada do Forró, idealizada pela empresa Augusto Eventos, do empresário José Augusto Soares, no dia 13 de junho de 1993, com saída da Av. Rui Barbosa, onde naquela época ficava o Pátio do Forró, com destino ao Alto do Moura.
“Sempre gostei de realizar caminhadas e convidei alguns amigos que toparam a brincadeira de caminhar até o Alto do Moura para brincar o São João. No final chegamos em um restaurante e pedimos cuscuz, mas o garçom informou que não tinha. Na semana seguinte, fizemos o mesmo percurso e levei um pacote de fubá para o estabelecimento, onde foi preparado o prato”, lembrou Augusto, que a partir daquele ano começou a oferecer mais uma atração para os turistas que visitam Caruaru no mês de junho para celebrar o São João.
Em um percurso de 8 km percorridos ao som de muito forró, a festa ganhou o coração dos caruaruenses e turistas já na primeira edição. No ano seguinte, o organizador do evento Augusto Soares teve a ideia de servir cuscuz aos forrozeiros no final do percurso. Naquela oportunidade, foram servidos 150 quilos de cuscuz acompanhados com carne de bode.
Em 1996, o evento foi reconhecido na edição do Guiness Book.
O prato foi batizado de o maior cuscuz do mundo, sendo o precursor do circuito de comidas gigantes que acontece há mais de 20 anos. Inclusive, José Augusto Soares é o presidente da União dos Criadores das Comidas Gigantes de Caruaru.
O maior cuscuz do mundo é preparado numa cuscuzeira de 4,2 metros, feita sob medida na Feira de Caruaru. É preciso utilizar uma escada para chegar até a tampa e preparar o prato.
A abertura da tampa é sempre um acontecimento, onde, de cima da plataforma, o senhor José Augusto Soares confere se o cuscuz está pronto antes de começar a distribuição.
Neste ano, foram servidos mais de 800 kg de flocos de milho. A receita segue com 250 kg de margarina Primor, mais de 200 kg de salsicha, 320 kg de carne de charque e 10 kg de sal.
O evento, que tem patrocínio cultural da margarina Primor, continua durante todo o mês de junho. O próximo destaque vai para o Bolo de Rolo Gigante da Dona Alda, que está marcado para o próximo sábado (17).
Da assessoria