Lei Paulo Gustavo: PE recebe mais de 12 mil inscrições
Na próxima segunda-feira (25) será realizado o sorteio de candidatos da Chamada Pública de Credenciamento de Pareceristas para convocação dos credenciados que formarão as Comissões de Análise e Seleção das propostas
O prazo de submissão de propostas aos 12 editais da Lei Paulo Gustavo, lançados pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, encerrou às 17h desta quinta-feira (21), último dia para concorrer nos quatro editais destinados ao audiovisual. O Estado recebeu um total de 12.779 projetos inscritos na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco.
“Nesta quinta-feira (21) encerramos as inscrições dos 12 editais da Lei Paulo Gustavo em Pernambuco. Comemoramos o número de inscritos. Passamos de 12 mil inscrições. Foram quase 13 mil CPFs e CNPJs que puderam submeter suas propostas, que representam a diversidade cultural pernambucana e que agora vão para análise para que tenhamos o maior número de projetos culturais aprovados no nosso Estado na Lei Paulo Gustavo, que é o maior investimento em cultura que já existiu na história do País”, afirmou a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula.
Assim ficou a distribuição das inscrições por edital: Ações Criativas - 2.998; Salvaguarda das Culturas Populares, Povos e Comunidades Tradicionais - 1.690; Premiação para Técnicos e Técnicas da Cultura e das Artes - 1.492; Festivais, Mostras e Celebrações - 653; Desenvolve + Cultura - 542; Museu e Memória Social - 72; Fomento de Expressões Periféricas - 620; Fomento de Formação e Direitos Humanos - 1.129; Ações Criativas para o Audiovisual - 3.072; Salas de Cinema - 44; Desenvolvimento à Cadeia Produtiva do Audiovisual - 412; e Licenciamento para Produções Audiovisuais Pernambucanas - 76.
Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a contar com 100% de adesão dos municípios à lei, além de ser um dos primeiros a lançar seus editais, que totalizam R$ 101 milhões em investimentos na cultura pernambucana. O Estado ainda contará com R$ 84,8 milhões em recursos da mesma lei, a serem executados pelas prefeituras. Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a contar com 100% de adesão dos municípios à lei, além de ser um dos primeiros a lançar seus editais.
Os editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco tiveram duas prorrogações em seus prazos que garantiram de 25 a 27 dias de inscrições feitas pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. A próxima etapa é a fase de análise preliminar das propostas. Na próxima segunda-feira (25), às 10h, será realizado o sorteio de candidatos da Chamada Pública de Credenciamento de Pareceristas para convocação dos credenciados que formarão as Comissões de Análise e Seleção das propostas inscritas nos editais da LPG do Estado de Pernambuco.
Durante o período de inscrições, a Secult-PE realizou uma série de ações para divulgar e esclarecer os 12 editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco. Técnicos da Secult-PE realizaram uma busca ativa por todo o Estado com foco nos fazedores da cultura popular e de expressões periféricas. Já o projeto Secult-PE de Andada teve uma edição especial para a Lei Paulo Gustavo com o secretário executivo de Cultura, Leo Salazar, apresentando cada um dos editais e tirando dúvidas dos agentes culturais participantes, percorrendo 16 cidades das 12 microrregiões do Estado, do Sertão ao Litoral.
Também foi realizada uma série de oficinas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), focada na elaboração de projetos para economia criativa e captação de recursos, realizada em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e no Recife. O 14º Festival de Cinema de Triunfo contou com uma oficina especial em sua programação, para tirar dúvidas dos produtores audiovisuais presentes no festival e de cidades vizinhas. Foram ainda produzidas campanhas em vídeo e nas redes sociais para incentivar e esclarecer os produtores culturais sobre os editais da LPG em Pernambuco
*Da assessoria de imprensa