Jornada da Dança estreia domingo no Teatro Guararapes

O espetáculo reúne apresentações de 30 academias de dança de Pernambuco

qui, 28/09/2023 - 11:08
Divulgação O espetáculo reúne apresentações de 30 academias de dança de Pernambuco Divulgação

O espetáculo Jornada da Dança de Pernambuco, que reunirá apresentações de 30 academias do estado no Teatro Guararapes, estreia no próximo domingo (1º). O evento congregará apresentações de diversos estilos como Danças Populares, Ballet Clássico, Sapateado, entre outros, possibilitando ao espectador o contato com o trabalho de academias de dança de referência em Pernambuco. A grande homenageada do espetáculo será a cantora e compositora Nena Queiroga, que fará a abertura do evento.

A Jornada é uma realização da Lira Produções, que assina a realização de importantes festivais de dança na cidade, a exemplo do Abril Dance Festival e da Mostra Competitiva de Dança de Pernambuco. Mas, ao contrário desses outros eventos, a Jornada não tem caráter competitivo. Seu objetivo principal é possibilitar que os grupos de dança da cidade possam mostrar seu trabalho, dando ao público a oportunidade de acompanhar dezenas de coreografias em um só lugar.

“Esse evento é importante porque trabalha a valorização dos profissionais da dança, que, ao longo dos anos, vêm formando bailarinos e transformando vidas, difundindo a arte em diversas formas de expressão,” frisou Rodrigo Lira, coordenador do evento.

Entre as academias de dança veteranas que estarão no palco, destaca-se o grupo Carol Lemos, que atua no Recife há 40 anos e celebrará as quatro décadas de trajetória no palco. Além dos veteranos, a Jornada também abre espaço para grupos iniciantes inspirados pelos bailarinos já consagrados e pioneiros da dança em Pernambuco. “Essa diversidade estimula e torna possível o caminho para grandes histórias. Nesse sentido, a Jornada é um grande abraço cultural para iniciantes e veteranos”, concluiu Lira. Uma outra proposta do evento é valorizar as mulheres que estão à frente de vários espaços de dança e que enfrentam inúmeras dificuldades para realizar seus projetos no dia a dia.

A Jornada representa uma retomada do segmento após o período de pandemia, no qual muitas das escolas e dança tiveram que fechar suas portas por não conseguirem manter as suas atividades. No espetáculo, o público poderá conferir mais de 30 apresentações de dança.

SERVIÇO:



Data: 01 de outubro de 2023



Horário: 16 horas



Duração: 4 horas



Estilos: Maracatu, Coco de Roda, Frevo, Jazz, Contemporâneo, Sapateado, Dança do Ventre, Ballet Clássico e Danças Urbanas



Local: Teatro dos Guararapes



Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia) pelo Sympla e também na bilheteria do Teatro

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores