Grupo Galpão chega ao Recife em novembro
Companhia vai ministrar duas oficinas, nos dias 15 e 16 de novembro, voltadas para atores, estudantes, educadores e também produtores, gestores e artistas interessados no universo da produção das artes cênicas
A temporada do grupo mineiro no Recife faz parte do 22º Festival Recife do Teatro Nacional e também vai contar com a apresentação dos espetáculos “De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão”, dia 17, e “Cabaré Coragem”, dias 18 e 19, ambos no Teatro Luiz Mendonça O Grupo Galpão, reconhecido como um dos mais importantes do cenário teatral brasileiro, traz ao Recife as Oficinas Petrobras com o Grupo Galpão, que já estão com inscrições abertas e podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Sympla: sympla.com/grupogalpao.
No dia 15 de novembro, das 9h às 13h, acontecerá, no Teatro Hermilo Borba Filho, a Oficina O Ator e o Trabalho em Grupo, com Júlio Maciel, voltada para atores, estudantes, educadores e pessoas interessadas em teatro. A oficina é um mergulho em algumas práticas de trabalho e experiências de criação desenvolvidas pelo Grupo Galpão junto a artistas e parceiros/criadores ao longo de 40 anos de trabalho.
A busca da escuta coletiva, a ampliação da atenção e presença serão trabalhados através de exercícios em grupo, além da exposição de alguns encontros com diretores que foram fundamentais para a formação da história do Galpão. Vagas: 30, por ordem de inscrição. Já no dia 16, das 14h às 18h, também no Teatro Hermilo Borba Filho, Gilma Oliveira, coordenadora de Produção da Companhia, ministrará a Oficina Produção e Gestão de Grupos, destinada a produtores, gestores e artistas interessados no universo da produção das artes cênicas.
O encontro objetiva transmitir informações e conhecimentos fundamentais acerca da produção e gestão de grupos, realização de montagens de espetáculos e turnês, a partir de exposição de fatos reais retirados da trajetória e vivência nas artes cênicas. Apresentação das etapas de produção de turnês nacionais e internacionais, considerando o universo técnico destas etapas, como contratos, planejamento, orçamentos, liberações, cargas, roteiros, check-lists, cronogramas e logística de viagens, entre outros temas. Vagas: 30, por ordem de inscrição.
ESPETÁCULOS
Além das oficinas, o Grupo Galpão irá apresentar dois espetáculos dentro da programação do 22º Festival Recife do Teatro Nacional. Dia 17 de novembro, “De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão”, às 20h, e nos dias 18 e 19 de novembro, “Cabaré Coragem”, às 18h, ambos no Teatro Luiz Mendonça. “De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão” é um sarau de músicas e poesias, que reúne 25 canções do repertório do Grupo, com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones; e “Cabaré Coragem”, nova peça da Companhia, com direção do ator Júlio Maciel, percorre o universo do cabaré, de Brecht à contemporaneidade, e apresenta uma trupe envelhecida e decadente que, apesar das intempéries e dos revezes, reafirma a arte como lugar de identidade e permanência.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria dos teatros uma hora antes de cada sessão. PETROBRAS Em 2023, a Petrobras retoma a parceria de mais de 20 anos com o Grupo Galpão, patrocínio que foi fundamental para a consolidação e expansão do trabalho do Grupo e seu amplo acesso, das capitais às pequenas cidades do interior. O Programa Petrobras Cultural faz acontecer projetos que emocionam, ressaltam nossa brasilidade, nossa diversidade e movem a economia criativa de norte a sul do país. Nos 70 anos da Petrobras e 40 anos do Grupo Galpão, celebramos as conquistas que essa energia transformadora nos traz.
GRUPO GALPÃO
Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa, e com raízes profundamente populares – ligada à tradição do teatro popular e de rua.
Com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se ta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa, e com raízes profundamente ligada à tradição do teatro popular e de rua.
*Via assessoria de imprensa.