Cultura

| Gastronomia

O Guia Michelin, bíblia de gastronomia, provocou polêmica ao rebaixar o restaurante Paul Bocuse, símbolo da cozinha tradicional francesa, que perdeu sua cobiçada terceira estrela.

O "papa" da gastronomia francesa, que faleceu há dois anos, detinha essas três estrelas desde 1965 sem interrupção, um recorde, em seu famoso restaurante perto de Lyon (centro-leste).

##RECOMENDA##

A aura do chef foi muito além das fronteiras francesas, graças em particular à criação do Bocuse d'Or, o maior concurso de gastronomia do mundo lançado em 1987 por Paul Bocuse.

"Monsieur Paul", como era carinhosamente conhecido, se definia como "um seguidor da cozinha tradicional". "Amo a manteiga, o creme de leite, o vinho e não ervilhas cortadas em quatro", disse ele em "Paul Bocuse, le Feu sacré".

Para o Guia Michelin, cuja edição de 2020 será revelada em 27 de janeiro, "a qualidade do estabelecimento continua sendo excelente, mas não ao nível de um três estrelas".

Gwendal Poullennec, responsável pelo guia, foi ontem ao restaurante, na localidade de Collonges-au-Mont-d'Or, na região de Lyon, para comunicar a decisão, informou a diretora de Comunicação do Michelin, Elisabeth Boucher-Anselin.

"Embora consternados com o julgamento dos inspetores, há uma coisa que nunca queremos perder: é a alma do Sr. Paul", reagiram em um comunicado a família Bocuse e a equipe do restaurante que defendem seu processo de modernização.

- "Patético" -

Alguns críticos já antecipavam, muito antes da morte do chef Paul Bocuse, aos 91 anos em janeiro de 2018, que seu restaurante havia deixado de estar à altura de suas três estrelas.

Mas tocar em um monumento da culinária francesa, um ano após o rebaixamento pelo Guia Michelin do restaurante do chef Marc Veyrat - que se opôs vigorosamente a essa decisão desde então - já tem provocado polêmica.

Na região de Lyon, a tristeza prevalece enquanto a capital da gastronomia tradicional francesa parece perder o protagonismo no prestigiado guia.

O residente do Bocuse d'Or Olivier Ginon expressou "sua tristeza e seu renovado respeito pelo trabalho do Sr. Paul".

"Estou triste pela equipe que assumiu o desafio em Collonges", tuitou Georges Blanc, o chef três estrelas de Vonnas, vilarejo mais ao norte, cuja rivalidade com Bocuse era lendária.

"É dramático, é patético", trovejou na emissora Europe 1 Marc Veyrat, conhecido por sua franqueza, que acusa os inspetores do guia de ignorarem a importância do "terroir".

Para o crítico gastronômico Périco Legasse, o guia Michelin cometeu "o irreparável". Diante da competição na Internet, a edição impressa do guia "está em queda livre" e em busca do "burburinho da mídia", lançou na rádio RTL.

Os esforços de modernização do restaurante - "a tradição em movimento", conforme definido pelas equipes de gestão desta instituição - não foram, portanto, suficientes.

"Os chefs trabalharam e reformularam os pratos. Eles os refinaram por mais de um ano, fazendo-os evoluir, mantendo o DNA e o sabor original", disse o gerente-geral Vincent Le Roux há alguns dias ao jornal "Progès".

A apresentação de lagosta inteira passou a ser mais contemporânea e a quenelle mais leve, acompanhado por um molho de champanhe.

Grandes reformas também estão em fase de conclusão. O restaurante deve reabrir após três semanas de fechamento, em 24 de janeiro, três dias antes do lançamento oficial do novo guia.

A Mooo Sandwich Bar, localizada em Boa Viagem, está com uma novidade. Durante o mês de janeiro, os clientes poderão aproveitar um rodízio de hambúrguer por apenas R$ 34,90. Estão inclusos na promoção cheeseburger quiser, com pão, queijo e carne, e entradinhas à vontade.

O serviço na Mooo acontece todas as quartas e quintas-feiras, disponível das 18h a 0h, nos dias 15, 16, 22, 23, 28 e 30 de janeiro. Para dar um gás no pedido, as pessoas podem solicitar um kit com molhos e toppings como farofa de bacon e cebola caramelizada. Batata frita, onion rings e chicken tenders, ilimitados, completam a ação do cardápio.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

 

A família Poncio, do cantor Saulo, está com tudo pronto para abrir as portas de mais um empreendimento. No próximo dia 10, será inaugurada no Rio de Janeiro, no Cittá América, uma filial da hamburgueria Hummburg. No Instagram oficial do estabelecimento, a notícia foi recebida positivamente pelos internautas.

--> Saulo Pôncio e esposa viram piada após suposta traição

##RECOMENDA##

--> Matriarca da família Poncio posa nua entre casal gay

--> Pai de Saulo chama o filho de fraco, pequeno e desprezível

"Meu sonho. Parece delicioso", comentou uma seguidora, ao ver a foto da propaganda. "Acho injusto não ter uma unidade em São Paulo, fico só na vontade!!", brincou outra pessoa. Oferecendo como uma das opções sanduíche de palmito pupunha, além de um brownie de chocolate com marshmallow, a Hummburg, segundo o Uol, será capitaneada por Jonathan Couto, cunhado de Saulo Poncio.

[@#video#@]

O mestre cervejeiro se uniu ao mestre sorveteiro para a criação de um novo sabor de picolé. A FriSabor e a cervejaria artesanal Ekäut estão lançando no mercado o picolé de cerveja. A novidade foi anunciada nas redes sociais das duas marcas e animou os seguidores. 

O picolé é feito com a Ekäut American IPA, cerveja descrita como uma leitura das IPAs americanas com algumas adaptações ao clima tropical do Brasil. No perfil da FriSabor, no Instagram, alguns vídeos mostraram etapas da produção do picolé com a cerveja diretamente saída da fábrica. 

##RECOMENDA##

Já no perfil da Ekäut, uma postagem garante que o produto chegou para "matar o calor recifense em dose dupla". Os detalhes de comercialização, porém, ainda não foram divulgados. Os seguidores pareceram gostar da novidade e se mostraram ansiosos. "Em breve nas festas pernambucanas, open de picolé", escreveu um deles. 


 

A primeira edição do Festival Gastronômico de Olinda, realizado na Praça do Carmo, Região Metropolitana do Recife (RMR), é um prato cheio para as famílias que desejam desfrutar da culinária pernambucana. Com programação até este domingo (29), o evento reúne atrações para todas as faixas etárias, tornando-se um deleite da cultura local.

"A gente escolheu Olinda imaginando um local democrático e um ambiente privilegiado para a família", pontuou o coordenador Karlus Demétrius, que estimou a presença de cerca de 100 mil pessoas durante os três dias de evento. Ele destacou que os bolos de rolo e Souza Leão são os homenageados do festival junto com a cartola. Cada iguaria foi ensinada por chefs através de aulas show.

##RECOMENDA##

No comando do stand com um dos patrimônios imateriais e culturais de Pernambuco, Carlos Alberto relatou que a procura pelo bolo de rolo esgotou seu estoque. Apenas neste sábado (28), ele vendeu em torno de 300 unidades e foi necessário pedir 'reforço' para o filho trazer 'pelo menos' mais 100 até o fim da programação. No stand vizinho, que comercializava o Souza Leão, os clientes se depararam com prateleiras vazias, resultado da alta procura.

Além dos homenageados, o festival promove uma diversidade de refeições para todos os gostos e, opções de vestuário e artesanato. Uma das barracas mais movimentadas era a de Rô do Axé, que se uniu a 14 tapioqueiras e levou seu acarajé para abrilhantar a feira. "A movimentação do festival tá muito boa. É uma festa bem família", afirmou.

No palco, apresentações de teatro, música e show de mágica animaram os visitantes, sobretudo a criançada. "É uma opção diferente para as crianças, além de ficar em casa mexendo no celular. Aqui é um espaço aberto seguro", avaliou a estudante Cínthia Santos, que levou a filha Helena, de um aninho, para se divertir no festival.

"Aqui em Olinda a gente tem essa energia única e foi muito massa ver as crianças dançando frevo e pulando junto com os pais. Foi gratificante participar do evento", comemorou Adelaíde da Silva, que liderou a orquestra feminina Lisbela no palco do festival.

Confira

[@#galeria#@]















Para mais informações sobre os destaques que ainda vão subir ao palco, basta acessar as redes sociais do evento.

A chef Bel Coelho, dona do renomado restaurante Clandestino, em São Paulo, passou por um susto. Regada pelo humor, ela contou na internet, nessa segunda-feira (23), que engoliu o seu fone de ouvido sem fio no lugar das vitaminas. Segundo Bel, o objeto estava junto dos comprimidos, dentro do bolso, e sem prestar atenção tomou tudo de uma vez.

"Feliz Natal pra você que teve a proeza de engolir um fone de ouvido remoto. PS: a paciente passa bem e tudo indica que da privada não passa", escreveu ela, mostrando para os seguidores do Instagram o raio-x com o aparelho no corpo.

##RECOMENDA##

Na postagem, diversas pessoas brincaram com a situação. "Não tinha ninguém cuidando dessa criança??", disparou um dos internautas. A cantora Maria Gadú também entrou no clima das mensagens bem-humoradas: "Não é possível. Mana do céu".

Confira a imagem:

[@#video#@]

Quem nunca bebeu demais e acordou no outro dia com uma ressaca daquelas? A boa notícia é que com a ajuda de alimentos corretos, fica muito mais fácil se recuperar e voltar à ativa rapidinho. O LeiaJá, conversou com a nutricionista, especializada em Nutrição Esportiva Funcional, Thaiana Brandão, e te dá dicas preciosas para curar o organismo depois uma noite de exageros.

Confira as dicas:

##RECOMENDA##

Hidratação: A água é o elemento mais abundante no nosso corpo, uma pessoa adulta possui um percentual de 60% a 75% de água. Importante para o funcionamento intestinal, elimina toxinas, estimula o sistema imunológico, transporta nutrientes para as células, regula a temperatura corporal, entre inúmeras outras funções.

Água de Coco – hidratante e repositor de eletrólitos Bebida refrescante, hidratante, baixo valor energético, fonte de carboidratos, vitaminas e minerais.

Saladas, frutas e grelhados: Para metabolizar o álcool ingerido coma alimentos leves, como saladas, frutas e grelhados, para não dificultar a digestão e sobrecarregar os órgãos que trabalharam para processar o álcool.

Evite alimentos processados, eles contêm carboidratos refinados como açúcar, farinha branca e corantes. Além de favorecer a intoxicação do corpo, estes alimentos ainda podem aumentar os sintomas da ressaca Gengibre e hortelã: é uma dupla interessante para combater o mal-estar alcoólico. Ajudam a diminuir a náusea.

 

 

 

 

Muita gente se preocupa e diz que o Natal engorda, mas será que é realmente verdade? O LeiaJá, conversou com a nutricionista, especializada em Nutrição Esportiva Funcional, Thaiana Brandão, para trazer dicas de como não exagerar na ceia.

Segundo Thaiana, o problema não está na ceia natalina ou no que você come no Réveillon e sim na ingestão entre o dia 1° de dezembro e 1° de janeiro, devido aos festejos e confraternizações, momentos em que a maioria das pessoas costuma ter uma alta ingestão de alimentos com uma maior densidade energética, com alto teor de gorduras, carboidratos refinados, aditivos, conservantes e sem falar nas bebidas alcoólicas.

##RECOMENDA##

“Ao preparar os pratos típicos do Natal, evite alto consumo de sal, opte por aumentar o consumo de ervas e especiarias como: canela, gengibre, páprica, pimenta, pois eles irão auxiliar no aumento do gasto energético, por conta da atividade termogênica que eles exercem. No preparo das farofas, ouse em adicionar nozes, castanhas e pistache, pois são fontes de gorduras boas e auxiliam na prevenção de doenças do coração. Procure não exagerar no consumo de pratos como rabanada, arrozes, batata, etc.

A nutricionista ainda aconselha montar os pratos acompanhados de fontes proteicas e a retirada da gordura aparente. "Por falar em proteína, retire a gordura aparente, como a pele de aves e lombo, dê preferência a peixes, pois são carnes mais magras; As frutas em calda devem ser consumidas com moderação, pois elas contêm muito mais açúcar do que as frutas in natura; Conservas de pepino, cenoura, picles também devem ser consumidos com cautela, pois contém um teor de sódio mais elevado; Evite o consumo exagerado de refrigerantes, optando por sucos da fruta ou até mesmo águas saborizadas”.

Culinária, Carnaval e cultura darão o tom para a primeira edição do Festival Gastronômico de Olinda. O evento abre sua programação na próxima sexta (27) e, até o domingo (29), promove oficinas,  espetáculos de dança, circo, artesanato e teatro, na Praça do Carmo. 

O festival homenageia três pratos típicos da culinária nordestina: a Cartola, o Bolo Souza Leão e o Bolo de Rolo. A programação contará com aulas-show apresentadas por chefs de cozinha convidados, transformando a Praça do Carmo em uma grande cozinha. As vagas para as oficinas serão prioritariamente para alunos da rede pública e estudantes universitários, preferencialmente das áreas de gastronomia e nutrição. 

##RECOMENDA##

Além disso, o projeto musical Música de Pernambuco, dentro do festival, vai reunir apresentações de orquestras de frevo da cidade bem como de maracatus, grupos de coco e caboclinhos. No domingo (29), a Troça Carnavalesca Mista Bucho Cheio desfila pelas principais ruas do Sítio Histórico, com concentração e saída do Mercado da Ribeira. 

Programação

1º DIA – SEXTA-FEIRA

Abertura do 1º dia do Festival com autoridades municipais

Aula Show – Prato: Cartola – Chef Convidado

Apresentação de Circo

Apresentação de Dança

Apresentação de Teatro para Crianças

Espetáculo Música Instrumental “Músicas de Pernambuco”

Apresentação de Música Regional

2º DIA – SÁBADO

Aula Show – Prato: Bolo Souza Leão – Chef Convidado

Apresentação de Dança

Apresentação de Circo

Apresentação de Teatro para Crianças

Espetáculo Música Instrumental “Músicas de Pernambuco”

Apresentação de Música Regional

 

3º DIA – DOMINGO

Aula Show – Prato: Bolo de Rolo – Chef Convidado

Apresentação de Teatro para Crianças

Apresentação de Dança

Apresentação de Circo

Desfile do Bloco “BUCHO CHEIO”

Espetáculo Música Instrumental “Músicas de Pernambuco”

Apresentação de Música Regional

Serviço

1º Festival Cultural Gastronômico de Olinda

Sexta (27) a domingo (29) - 16h às 21h

Praça do Carmo - Olinda

Gratuito

O italiano Cristiano Sabatini, de 48 anos, é um chef de cozinha que pilota, além de um fogão, uma bike. É com a bicicleta que ele leva pratos típicos da gastronomia italiana para os locais mais remotos do mundo. Sabatini já preparou uma pasta à carbonara no Monte Everest, a 5.174 metros de altura, e na Lapônia, região no extremo norte da Finlândia conhecida como a terra do Papai Noel. Lá, porém, a receita precisou ser modificada: ao invés do guanciale, foi usada carne de rena.

Marrocos, Índia e Nepal foram outros destinos visitados pelo italiano, que se define um "bike chef". Nas redes sociais, Sabatini compartilha suas viagens e receitas, usando sempre a hashtag "#sisipuòfare" ("sim, é possível ser feito", na tradução livre).

##RECOMENDA##

O italiano já geriu com sucesso um restaurante em Viterbo, na região do Lazio, mas, em 2001, decidiu largar tudo para cozinhar na casa dos clientes, sob demanda. Não demorou muito para conquistar o paladar de estrelas do cinema, como Carlo Verdone, Gigi Proietti e Paolo Sorrentino. "Uma vez eu cozinhei também para Robert De Niro", disse o chef, em entrevista à ANSA.

"A cozinha de um restaurante estava pequena para mim. Foi então que decidi também abrir um novo negócio de salumeria 'exótica' em Viterbo, mas fui à falência. Tive que voltar à cozinha, mas ao meu modo", contou. "Gerir um restaurante significava, para mim, não ter uma vida social. Nem me permitia viver minha paixão por viagens extremas, que são também uma grande fonte de inspiração para a culinária", disse Sabatini. Na Nova Zelândia, o chef preparou um espaguete com mexilhões gigante encontrados no país.

"Uso matéria-prima da minha própria casa e também dos países que visito. Fiz o espaguete com mexilhões gigantes e o prato ficou fantástico. Compartilhei com os moradores locais, porque a comida une os povos e anula as diferenças", exaltou. De acordo com Sabatini, dois ingredientes são usados em várias partes do mundo: o arroz e a carne de cordeiro. "São consumidos em qualquer latitude, sem barreiras religiosas ou culturais".

"Um dos meus maiores sonhos é fazer uma viagem pela fronteira de Israel e Palestina. Quero cozinhar e colocar sentados à mesa os dois povos, sempre rivais, para comerem um ensopado de cordeiro à romana", contou o italiano. A próxima viagem do "bike chef" é ao Peru, para a cidade de Rinconada, considera a mais alta do mundo, a 5.200 metros de altura. "Quando chegar lá em cima, farei uma pasta à carbonara com alpaca, ninguém me tira isso", prometeu.

Da Ansa

A gigante Pepsi pretende lançar, em 2020, um refrigerante da marca com café. Competindo diretamente com a Coca-Cola, que já tem uma versão com café expresso, a Pepsi planeja estrear dois sabores, o café tradicional e a versão baunilha.

A previsão é que o produto chegue aos mercados estadunidenses em abril de 2020, com o dobro de cafeína contida no refri tradicional, devido a um extrato de sementes arábicas adicionado ao produto.

##RECOMENDA##

Vale lembrar que a empresa já havia realizado versões da bebida com adição de café, em 1996 com a Pepsi Kona e em 2004 com a Pepsiccino, uma versão cremosa sabor capuccino e ambas as experiências inspiraram a criação dessa versão atual.

 

No próximo dia 19, os cinemas serão invadidos por mais uma missão de Star Wars. Para celebrar o lançamento de mais um filme da saga, intitulado A Ascensão Skywalker, McDonald's está distribuindo no McLanche Feliz bonecos de alguns personagens.

Custando R$ 17,90, o combo, que oferece hambúrguer, batata frita, refrigerante ou suco, incluindo também frutas e vegetais, está com 16 opções de brinquedos. Os bonecos possuem um clipe, que podem ser levados em bolsas ou até servir de enfeites.

##RECOMENDA##

Os fãs de Star Wars poderão levar para casa as miniaturas de Kylo Ren, Sith Trooper, Rey, BB-8 D-O, Zorii Bliss, R2-D2, Finn, Poe Dameron, Chewbacca, Princesa Leia, Han Solo, C-3PO, Stormtrooper Imperial, Yoda, Luke Skywalker e Darth Vader.

 A mistura de iogurte com morango será o sabor homenageado na edição 2020 do Dia Europeu do Sorvete Artesanal, celebrado anualmente no dia 24 de março. O anúncio foi feito durante a 60ª Mostra Internacional do Gelato, que reúne os principais fabricantes de sorvete de todo o mundo.

O sabor será o protagonista da 8ª edição do "Gelato Day 2020", celebrado em toda a Europa no próximo ano, e é uma homenagem para a Holanda. A mistura escolhida por sua leveza e por suas altas propriedade nutricionais.

##RECOMENDA##

Na data em que o sorvete artesanal será celebrado, o sabor poderá ser degustado em todas as gelaterias da Europa.  Além disso, os apaixonados por gelato poderão participar de promoções nas redes sociais e de concursos em entidades e associações credenciadas.

Segundo os organizadores, o "Dia do Gelato" é uma oportunidade de comunicar os méritos e virtudes da produção artesanal, que sempre foi uma expressão de qualidade, autenticidade e territorialidade. O evento também é uma forma de representar o sucesso do Made in Italy, já que o país conta com 39 mil sorveterias. 

Da Ansa

Os preparativos para a ceia de Natal já começaram para alguns brasileiros e o preço dos ingredientes é um dos desafios. Desde outubro, a alta do preço da carne bovina vem assustando os consumidores. 

Pensar em uma ceia de Natal saborosa sem a carne bovina pode parecer difícil para algumas pessoas, porém com criatividade é possível preparar uma refeição especial e também econômica. A coordenadora do curso de Gastronomia da UNG, Deborah Sisti, lembra que essa é a realidade de muitos vegetarianos. “Se pensarmos nas pessoas que não comem carne elas precisam fazer pratos sem proteína animal, ou seja, os legumes e os ovos podem substituir muitos pratos e dar lugar a receitar deliciosas”, explica.

##RECOMENDA##

Segundo a chef de cozinha, a ceia não precisa ser baseada nos ovos e sim usar o ingrediente em receitas como a rabanada, que é um pão amanhecido empanado em ovos, leite e canela, panquecas que podem ser recheadas com legumes ou queijo, tortilhas e até mesmo salada de batata com ovos. “Agora, para os carnívoros é interessante pesquisar sobre a carne de aves e peixes para ver o que melhor se adequa ao orçamento”, conclui Deborah.

O McDonald's aumentou o seu cardápio com mais uma opção de sobremesa. Já está disponível nas unidades de todo o Brasil o McFlurry Oreo & Laka & Diamante Negro, que mistura três tipos de chocolate com o sorvete da casa e mix de baunilha. 

Com o objetivo de surpreender seus clientes, a rede de fast food colocou em uma mesma sobremesa três tipos diferentes de chocolate. Acompanham o sorvete da casa mini Oreos, e os chocolates Laka e Diamante Negro, além da cobertura e quatro voltas de mix de baunilha. O novo McFlurry já está disponível e está sendo vendido a partir de R$ 8,50. 

##RECOMENDA##

Mais de 3.900 garrafas de uísques raros adquiridos por um colecionador americano serão negociadas em 2020 pela casa escocesa de leilões Whisky Auctioneer, que afirma que esta é a coleção privada mais importante já colocada à venda.

A Whisky Auctioneer anunciou o leilão do que chama de "coleção perfeita", composta por garrafas escocesas, irlandesas, japonesas e americanas, algumas delas avaliadas em mais de um milhão de libras.

##RECOMENDA##

A venda on-line acontecerá de 7 a 17 de fevereiro e de 10 a 20 de abril.

"O grande tamanho e raridade a transformam em uma das descobertas mais emocionantes do mundo do uísque", disse o fundador da casa de leilões, Iain McClune.

Um cidadão americano do Colorado, Richard Gooding, falecido em 2014, formou durante décadas a coleção, com viagens frequentes à Escócia e outros pontos do planeta em busca de garrafas especiais para satisfazer sua paixão.

"Ele amava cada aspecto, desde procurar as destilarias de malte até visitá-las e provar os uísques", explicou a viúva, Nancy Gooding.

A coleção inclui, entre outros, o uísque Macallan 1926 Fine and Rare, de 60 anos, que tem o recorde mundial de garrafa mais cara já vendida (1,7 milhão de euros em outubro).

A Mr Hoppy Boa Viagem está celebrando dois anos de funcionamento no Recife. Para comemorar, a cervejaria vai sortear, entre seus clientes, um voucher de chope grátis por um ano na casa. A festa, e o sorteio, acontecem neste sábado (7). 

A cervejaria vai abrir suas portas para celebrar seu aniversário oferecendo alguns mimos aos clientes. As 500 primeiras pessoas que chegarem na casa, no sábado (7), poderão pagar o quanto quiserem no primeiro chope Pilsen de 300ml. Além disso, os clientes presentes vão participar de um sorteio para ter o direito a tomar um Hoppy Pilsen de 300 ml por dia inteiramente grátis durante um ano. 

##RECOMENDA##

A festa também contará com food truck de doces, vale Uber e 99Pop e show de música. Quem se apresenta no evento é o músico Rico Bluestamontes e a Handmade Band. Também haverá sorteios de outros brindes. 

Serviço

Festa de aniversário Mr Hoppy Boa Viagem

Sábado (7) - 15h

Rua Maria Carolina, 331 - Boa Viagem


 

Na próxima quarta-feira (4), o Ca-Já, localizado no Bairro dos Aflitos, abrirá suas portas para a realização de um evento especial. Comandado pelo cozinheiro Yuri Machado e o sócio Victor Braga, o restaurante vai celebrar os seus dois anos no Recife com a ajuda dos chefs Thiago das Chagas, do Reteteu, e Pedro Godoy, do Arvo.

Os visitantes que forem ao local terão um menu caprichado. Intitulado Jantar a seis mãos, Yuri, Thiago e Pedro irão elaborar pratos com ingredientes para lá de nordestinos. No cardárpio, as pessoas poderão saborear agulha frita, peixe com vinagrete de fava verde, bife com macaxeira recheada, entre outras opções.

##RECOMENDA##

Para a sobremesa, será oferecido um sorvete de coco com capim santo, bolo de limão e chá verde. O jantar elaborado pelos três chefs sai pelo preço de R$ 120, sem bebidas e sem os 10% dos serviços. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3126-0648. O restaurante Ca-Já fica na Rua Carneiro Vilela, 648, Zona Norte do Recife.

O Festival da Tapioca de Olinda é o grande vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2019. O título é concedido pelo Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o Conselho Nacional do Turismo. O propósito é de reconhecer as iniciativas de destaque e inovação no segmento. A programação gastronômica, de negócios e lazer é realizada na cidade, desde 2017, concentrando um público estimado em 100 mil pessoas, durante três dias de festa.

A iguaria feita de goma reúne criatividade e sabor, comercializando mais de 80 mil unidades e movimentando cerca de R$ 3 milhões na economia local. A ação em Olinda concorreu na categoria Produção Associada ao Turismo, junto a uma média de 50 projetos oriundos de todo o país. O critério de escolha traz como foco a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo, apresentando resultados tangíveis.

##RECOMENDA##

De acordo com o secretário-executivo de Turismo de Olinda, Uyrandei Lemos, o Festival da Tapioca traz como determinante a capacidade de agregar valor ao produto turístico. "Passamos a fazer parte do calendário nacional e internacional, enaltecendo o belo trabalho das tapioqueiras e toda a nossa riqueza cultural", destacou.

A cerimônia de premiação acontecerá na próxima quarta-feira (4), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em sua última edição, o Festival da Tapioca trouxe 11 atrações, totalizando mais de 100 artistas se apresentando nos polos do Carmo e do Alto da Sé, ponto tradicional do consumo da tapioca. O sucesso também se mostrou na comercialização de outros produtos, como as cervejas artesanais pernambucanas, estimulando a geração de negócios.

*Da assessoria

A última sexta-feira do mês de novembro tem sido muito esperada pelo povo brasileiro. Há alguns anos, a tradição importada dos Estados Unidos - onde o comércio destina esse dia para oferecer descontos generosos - tem sido colocada em prática no país e já se tornou parte do calendário dos brasileiros. Lanchonetes e restaurantes também participam do movimento e oferecem preços mais acessíveis e promoções vantajosas para seus clientes. Confira onde é possível comer mais, pagando menos, nesta Black Friday.

Outback 

##RECOMENDA##

No Outback, o cliente que pedir uma Bloomin' Onion, a famosa cebola gigante empanada da marca, vai ganhar dois chopp Brahma servidos na caneca congelada. A promoção também é válida para os pedidos de Kookaburra Wings, as sobreasas de frango empanadas. Além disso, o cliente que adquirir o Gift Card, na sexta (29), no valor de R$ 75, ganha automaticamente mais R$ 25 para gastar com os produtos do estabelecimento. Já para quem pedir comida em casa, vai encontrar a Junior Ribs for Two pelo valor promocional de R$ 64,90. 

McDonald's

No McDonald's, a sexta de descontos é Méqui Friday. O cliente que for às unidades da lanchonete vai encontrar valores promocionais e ofertas exclusivas para quem tem o aplicativo da rede. Entre elas, estão 10 cheeseburgers por R$ 20, dois McDuplos por R$ 10, dois Cheeseburgers por R$ 5 e duas McOfertas por R$ 24,90. Quem utilizar o Mercado Pago, como forma de pagamento, também poderá comprar um McColosso por R$ 0,50. Para saber quais lojas estão participando basta conferir a lista no aplicativo. 

Bolo Caseiro no Pote

Na Black Friday dos quiosques do Bolo Caseiro e Bolo Caseiro no Pote, os clientes vão receber 50% de desconto na compra de um segundo bolo. A promoção está disponível em todas as 350 unidades da franquia espalhadas pelo país. 

Burger King

Na Burger King, o cliente que comprar três sanduíches vai pagar o valor de R$ 15, na Black Friday. Quem usar o Mercado Pago leva lanches em dobro, e pelos mesmos R$ 15 leva seis hambúrgueres para casa, entre eles, Big King, Chicken Sandwich, Cheddar Duplo, Cheeseburger Duplo Bacon, Whopper Jr. Barbecue Bacon e Long Rodeio). Além disso, na sexta (29) e sábado (30), compras acima de R$ 25, também pelo Mercado Pago, ganham desconto de R$ 15, e outros produtos da loja terão valores que vão de R$ 0,50 a R$ 10. 

Bob's

No Bob's, os clientes vão encontrar o trio Big Bob por R$ 14,90, além do trio Double Cheese por R$ 13,50 e milk shake por R$ 5,90, entre outras ofertas. 

Giraffas

No Giraffas, os clientes poderão escolher entre três produtos com descontos de até 50%. São o Steak Vegetariano, por R$ 11,90; o Filezinho de Frango Empanado, por R$ 9,90; e o Frango com Fritas por R$ 14,90.

Pizza Hut

As 200 unidades da franquia espalhadas pelo país estão vendendo, até a sexta (29), qualquer sabor de pizza, no tamanho grande e com massa pan, com 50 % de desconto. 

 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando