Cultura

| Gastronomia

A colombiana Leonor Espinosa, proprietária do restaurante Leo, em Bogotá, foi eleita nesta terça-feira (17) Melhor Chef Feminina do Mundo 2022 pela influente lista The World's 50 Best Restaurants, que pelo terceiro ano consecutivo elege uma latino-americana para este prêmio.

Espinosa, que havia sido eleita a Melhor Chef Feminina da América Latina em 2017, sucede à peruana Pía León, em 2021, e à mexicana-americana Daniela Soto-Innes, em 2019. O prêmio não foi concedido em 2020.

##RECOMENDA##

"Recebo este prêmio com muita alegria, porque agora minha voz pode ser ouvida um pouco mais, o que me permitirá continuar usando a gastronomia como instrumento para a geração de bem-estar socioeconômico, especialmente nos países em desenvolvimento", reagiu a colombiana, que há 15 anos inova no mundo gastronômico.

Em suas criações, esta chef celebra a riqueza da biodiversidade de seu país, buscando resgatar os saberes alimentares e culinários ancestrais e as técnicas dos povos indígenas e afro-colombianos.

Por meio de sua fundação Funleo, criada em 2008, também apoia o desenvolvimento das comunidades rurais de seu país e ajuda os pequenos produtores a chegarem ao mercado, além de oferecer espaços de educação, nutrição e turismo.

Seu trabalho já lhe rendeu outro importante reconhecimento em 2017, quando ganhou o Basque Culinary World Prize. Este prêmio reconhece projetos que promovem melhorias no mundo por meio da gastronomia.

"Combinando extensa pesquisa científica com inovação culinária, ela é uma chef autodidata que continua a buscar novos conhecimentos, bem como a educar os outros", disse William Drew, editor da The World's 50 Best Restaurants, declarando-se "encantado por poder reconhecer seu incrível trabalho com este importante prêmio".

Espinosa trabalhou como publicitária até os 35 anos e aprendeu a cozinhar sozinha. Em 2021, conseguiu colocar seu restaurante na 46ª posição desta conceituada lista, que este ano anunciará a sua classificação em uma grande cerimônia em Londres, em 18 de julho.

De 20 de maio a 5 de junho, o cenário da gastronomia de Pernambuco promete encantar muita gente com a chegada do Festival Gosto da Amazônia. Após passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais, o evento chega ao Estado com uma proposta de explorar uma culinária intensa e bastante saborosa.

Os principais restaurantes do litoral sul e agreste terão que apresentar o resultado das suas criações por meio do pirarucu. Mostrando ao público pernambucano o valor histórico e fascinante que o peixe tem, o festival vai acontecer em 40 estabelecimentos, passando por hamburguerias, cafeterias e bistrôs, além de restaurantes tradiocionais e contemporâneos.

##RECOMENDA##

"Aqui no Cais Rooftop, já trabalhávamos com o pirarucu selvagem de manejo. A sua carne é extremamente saborosa, com a vantagem de não possuir espinhas e ser muito versátil, com vários tipos de cortes como lombo ou barriga", declarou Renato Valadares, chef responsável pela cozinha da casa.

De acordo com Adevaldo Dias, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari, o objetivo da ação é que as pessoas conheçam a importância e os atributos do pirarucu sustentável: "Esse evento permite que as pessoas conheçam o peixe e possam compreender que estão consumindo um produto de sabor único, mas também tendo um consumo consciente".

Adevaldo, que também é presidente do Memorial Chico Mendes, garante que o consumo consciente do peixe, conhecido como o gigante da Amazônia (que pode chegar a três metros e pesar 200 quilos), contribuirá para a conservação dos recursos naturais do território amazonense e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem o alimento acontecer.

Serviço

Festival Gosto da Amazônia - Edição Pernambuco

De 20 de maio a 5 de junho

Mais informações disponíveis no site do festival

Em um ambiente aconchegante, no Rooftop da Zona Norte do Recife, no centro de Casa Amarela, a Hamburgueria FBC Burguer e Parrilla atualizou a tradição da carne no carvão aos sabores de geleias artesanais. Com opções de happy hour, o novo conceito gastronômico também se apresenta no menu de petiscos. 

Cortes especiais de carnes e hambúrgueres artesanais assados na churrasqueira parrilla foi o ponto de partida para a inovação de sabores proposta pela FBC. "Incrementamos a geleia desde os petiscos, hambúrgueres, drinks ao milkshake. Temos por exemplo a combinação de hambúrguer com blend de cordeiro, muçarela maçaricada e geleia de alecrim. Já para petisco, temos pastel de carne de costela com geleia de pimenta. De drinks, temos de geleia com blueberry", explicou o sócio fundador Luciano Nogueira. 

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Além de atrair o público com as opções do cardápio, a vista privilegiada do bairro de Casa Amarela é outro atrativo aos clientes, que podem aproveitar o ambiente instagramável e registrar a visita.   

Serviço

A FBC Burguer e Parrilla funciona de terça a domingo, das 18h às 0h, na Rua Paula Batista, número 577. Os pedidos também podem ser feitos por delivery, através do WhatsApp (81) 9.9622-4380.

No próximo domingo (8), o Brasil celebra o Dia das Mães. Data de grande tradicionalidade, muita gente aproveita o momento do dia com a matriarca da família para matar um pouco a saudade, jogar papo fora e, claro, se deliciar durante o almoço. Mas para quem não deseja encarar a cozinha, comer fora é uma ótima solução. O LeiaJá selecionou três restaurantes do Recife para celebrar o Dia das Mães.

Yūgō Premium

##RECOMENDA##

Localizado na Rua Ribeiro de Brito, 458, Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Yūgō Premium é uma boa pedida para quem deseja se aventurar em novas experiências gastronômicas. O chef Wellington Olimpio preparou um cardápio especial com cinco opções de pratos para o Dia das Mães.

O menu vai contar com Lagosta em Espeto (medalhão do crustáceo envolto em bacon, servido com molho holandaise, com farofa cítrica de parmesão e risoto de limão siciliano), Trio Yugo (cauda de lagosta, camarões e filé mignon grelhados servidos com vegetais, gohan de alho poró crocante e chips de batata doce) e o Camarão Minha Amada (camarão puxado no azeite com furikaki, montado sobre linguini ao creme de cogumelo frescos e grana padano e finalizado com azeite trufado e quinoa crocante).

O Salmão Maçaricado apresenta um filé grelhado e napado com creme de parmesão e cebolinho maçaricado, servido com linguini de legumes com castanha ao pesto e gohan de cebolinho. Já o Beef de Chorizo a La Madre traz um corte nobre bovino grelhado ao molho de vinho e farofinha de queijo e ervas, servido com espeto de batata haselback com parmesão e arroz de alho poró crocante. Por fim, a sobremesa Cogumelo Yūgō Premium (entremet em formato de cogumelo, com mousse de chocolate branco e recheio de chocolate e morango, servido com crumble e creme anglaise). Mais informações estão disponíveis no telefone (81) 3222-2299.

Vasto Restaurante

O Vasto Restaurente elababou um cardápio bem variado. Quem escolher almoçar no local, no domingo (8), vai ter a oportunidade de fazer uma viagem gastronômica entre o Avocado Toast (pão do tipo italiano com o abacate especial mais ricota temperada, romã, rúcula e tomate cereja), Queijo Camembert à Milanesa com Mel Trufado e Nozes ou o Carpaccio de Salmão Trufado com Flor de Sal, tudo isso como entrada.

No prato principal, o Vasto oferece camarões do tipo pistola com risoto de limão-siciliano. Para encerrar a refeição, a sobremesa Tarte Tartin é apresentada com creme inglês e sorvete de canela. O Vasto Restaurante, do grupo Coco Bambu, fica no 1° Piso do Shopping Recife. Informações sobre o menu estão disponíveis pelos telefones (81) 98112-7080 / (81) 3038-7080.

Coco Bambu

Conhecido por muita gente, o Coco Bambu também vai executar neste Dia das Mães pratos especiais. Os clientes irão saborear diversas opções como menus vegano, vegetariano, sem lactose e com baixo teor de glúten. Para quem pedir o prato principal Rede de Pescador, a opção vem com lagosta, camarões, mexilhões, peixe e anéis de lula grelhados e cobertos com molho provençal.

Outra dica é o Camarão Internacional, que tem gratinado com muçarela e vem guarnecido por arroz cremoso de ervilhas, presunto e molho branco. O Coco Bambu também fica localizado no Shopping Recife. Mais detalhes sobre os pratos estão nos telefones (81) 98112-7080 / (81) 3038-7080.

Se tem um lanche que não pode ficar de fora da vida de quem ama o cenário gastronômico é o famoso bolo. Pensando nisso, a Sodiê Doces preparou para o mês das mães uma novidade saborosa que promete pegar os clientes pelo estômago. Já disponível para compra, o bolo vegano de chocolate é uma boa pedida para quem não dispensa se jogar no mundo da confeitaria.

A fundadora da Sodiê Doces, Cleusa Maria da Silva, afirmou que o lançamento no cardápio das mais de 340 lojas passa a atender todos os tipos de gostos. "O veganismo cada vez mais ganha espaço no mercado e a Sodiê amplia seu portfólio para atender esse público", explicou a empresária.

##RECOMENDA##

Considerada uma das franquias de bolos artesanais mais diversificada do Brasil, a Sodiê Doces reúne em seu menu mais de 80 sabores, além de apresentar uma linha zero açúcar. No Recife, a unidade da Sodiê Doces fica localizada na Galeria Derby Center I, loja 15, no bairro do Derby. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h. 

[@#galeria#@]

Após o caso dos lanches "Novos McPicanha", do McDonald's , que não têm picanha, o Burger King agora é alvo de reclamações de consumidores sobre o fato de o sanduíche "Whopper Costela" não ter costela em sua composição. O caso ganhou repercussão nas redes sociais devido a um vídeo publicado no TikTok pelo advogado Fernando Chagas, que produz conteúdos sobre defesa dos direitos do consumidor.

O advogado mostra as letras miúdas do anúncio do Burger King sobre o "Whopper Costela", que informa a composição do hambúrguer utilizado no lanche: paleta suína com aroma de costela.

##RECOMENDA##

No site oficial do Burger King, a página do lanche de costela descreve que o produto tem o amora de costela, mas não fala sobre o uso desse corte de carne no produto. "Um hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de Costelinha, pra ninguém botar defeito", diz.

Com a repercussão do seu primeiro vídeo sobre o sanduíche de picanha do Mc Donald's no TikTok, o advogado e produtor de conteúdo da página Seus Direitos explicou que decidiu analisar os ingredientes e a divulgação de outros lanches em redes de fast food, após receber inúmeros pedidos de seguidores nas redes sociais.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Chagas conta que foi surpreendido com novos casos de marcas que comercializam produtos produzidos sem o principal ingrediente anunciado nas suas campanhas publicitárias. "No caso do Burger King é pior ainda, além do ingrediente não estar na composição, quem consumia o lanche não era informado que o produto é feito com paleta suína e não bovina", afirma.

Depois de divulgar o primeiro vídeo sobre o caso do "Whopper Costela", o advogado foi procurado pelo Burger King. "Eles me mandaram uma mensagem pedindo meus contatos, para se explicar", diz Chagas.

Diante da polêmica, a companhia alterou a descrição do produto no seu aplicativo para celular, trazendo logo no início do anúncio a lista de ingredientes do lanche.

Sobre a acusação de publicidade enganosa, a rede de fast food afirmou que tem sido transparente com os seus clientes. Em nota, a companhia confirmou que o sanduíche não é produzido com carne de costela, mas sim com o corte paleta suína, além de um "aroma 100% natural de costela" na sua composição.

Questionado, o Burger King não respondeu se o lanche será retirado do cardápio, ou se será renomeado, como anunciou a rede concorrente McDonald's.

Na semana passada, o McDonald's tirou do cardápio no País os lanches chamados "Novos McPicanha". Apesar de feitos com 100% de carne bovina, os sanduíches usavam aromas de picanha e foram notificados por diversos órgãos de defesa do consumidor e pelo Conar por marketing enganoso.

Depois de ter anunciado a retirarada do McPicanha, o McDonalds informou que o sanduíche voltará com um novo nome, porém manterá o mesmo sabor. Em postagem para rede sociais, a empresa afirmou que “vacilou” na escolha do nome, e garantiu que o novo sanduíche "com a maior carne do Méqui e o delicioso molho sabor picanha está de volta", sem informar data do lançamento.

Vale lembrar que a empresa recebeu uma notificação do Ministério da Justiça e Procon-SP, após usar o nome “Picanha”, mesmo sem o hambúrguer não possuir o corte nobre da carne em sua composição. O que continha no sanduíche era apenas um molho com sabor acentuado da carne, porém nas propagandas afirmava que continha picanha.

##RECOMENDA##

"A partir desta sexta-feira, estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha, em todos os restaurantes no país", disse o McDonald's em nota.

[@#video#@]

O McDonald 's decidiu retirar os recém-lançados ‘McPicanha’ de seu cardápio após receber notificações do Ministério da Justiça e Procon-SP. A rede de fast-food foi notificada após a constatação da falta do ingrediente picanha no sanduíche que levava o nome do insumo. Em nota, o restaurante pediu desculpas aos consumidores pela situação. 

Lançados no início de abril, os Novos ‘McPicanha’ decepcionaram os clientes da rede de fast food pela ausência do corte nobre em sua composição, mas sim um um molho com "aroma natural de picanha". Sendo assim, o Ministério da Justiça e o Procon-SP notificaram a rede e solicitaram esclarecimentos sobre a composição dos sanduíches. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) também abriu um processo para verificar a veracidade da mensagem publicitária dos produtos a partir de reclamação de consumidores.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Após as notificações, o McDonald’s decidiu retirar os lanches do cardápio de suas lojas em todo o Brasil. Através de nota oficial, a rede pediu desculpas aos clientes pelo incidente. “Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”.

O McDonald’s anunciou esta semana o lançamento do novo sabor de seu McFlurry. Em parceria com a Lacta, o sorvete da rede de fast food agora chega com o sabor Laka-Diamante Negro.

Outra novidade é que agora será servido o Mega McFlurry, um sorvetão para compartilhar com amigos e família.

##RECOMENDA##

Os novos McFlurry e Mega McFlurry Laka Diamante Negro já estão sendo vendidos pelo McDelivery e nos restaurantes da rede.

Com informações da assessoria

Realizado pela  Associação dos Empresários de Cafeterias de Especialidades de Pernambuco (ASCAPE), a 7ª edição do Recife Coffee acontece entre os dias 02 de maio e 05 de junho, com a participação de 30 cafeterias do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Dessa vez, o festival vai oferecer sugestões dos baristas com café, salgado e sobremesa pelo valor único de R$ 34,90.

Nesta edição do festival, os amantes da bebida contarão com algumas novidades. Além de novos estabelecimentos participantes, como Elã Cafés especiais, Feito Café, Kaffe (Zona Norte), Versado (Derby) e Kairos Café, entre outros; a volta do Café na rua, que não foi realizado nos dois últimos anos, por conta das restrições da pandemia. O evento vai acontecer na Rua dos Amores, no Recife Antigo, no dia 1º de maio, das 9h às 17h. Na ocasião, serão oferecidos ao público, gratuitamente, cafés filtrados, espressos e cappucinos. Também haverá  palestras, feira de artesanato, shows, adoção de cães e distribuição dos livretos do Recife Coffee. 

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Dentro do festival, cada cafeteria participante vai oferecer uma sugestão do barista, com café, salgado e sobremesa, por R$ 34,90. As sugestões serão feitas com café especial ou de especialidade, que são aqueles com grãos livres de impurezas e defeitos e, por isso, considerados de altíssima qualidade.

Serviço

Recife Coffee 2022

02 de maio a 05 de junho

Café na rua

1º de maio - 9h, às 17h, na Rua dos Amores (Recife Antigo)

 

Beats, a marca da festa, vai aproveitar o Carnaval para convidar a galera a curtir com responsabilidade e moderação. Para isso, Beats e Ambev estão lançando uma barrinha que dificulta a absorção do álcool. Com o lançamento da ON BY BEATS, muita distribuição de água e conscientização nas principais festas do feriadão, a marca vai exaltar os moderados, que estarão com tudo para curtir as festas que vem por aí.

A barrinha ON BY BEATS foi criada para promover uma relação mais saudável dos consumidores com o álcool e incentivar a cultura da moderação no Brasil. "A gente sabe que o feriado prolongado vem com uma maratona de festas e para curtir, guardar boas lembranças e diversão é preciso moderação. Trouxemos esse assunto para a discussão de forma inovadora e atual, com a campanha Carnamaratona: onde os moderados serão exaltados! ON BY BEATS com tecnologia de ponta quer reforçar que é importante comer antes de beber, se hidratar e sempre ter responsabilidade", explica Cauê Souza, gerente de marketing Beats.

##RECOMENDA##

A ON BY BEATS é capaz de reduzir cerca de 20% a absorção de álcool no corpo por caloria ingerida e foi testada clinicamente no Canadá e na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Nos testes conduzidos com a universidade brasileira, além de medir a graduação da absorção alcoólica, foi avaliado também a saciedade dos participantes ao consumir uma barrinha, com o objetivo de entender a relação entre o consumo e a disposição de se alimentar ou beber mais. Os resultados mostraram que, após consumir o produto, os participantes sentiram uma sensação de saciedade, o que levaria a ingestão de menos bebida.

O produto é resultado do trabalho do Smart Drink LAB, a nova área de inovação da Ambev, que tem o objetivo de traduzir os conceitos de moderação em produtos. E esse projeto especificamente abraça o conceito de "comer antes e durante o consumo de bebidas". São tecnologias potencializadoras, mas que refletem conceitos muito básicos e atingíveis a todos os consumidores e foliões - lembrar de comer e se hidratar durante a curtição.

"Para alavancar as pesquisas e acelerar o desenvolvimento de projetos na área da moderação, fomos em busca de parcerias e seguimos num trabalho intenso para desenvolver soluções de alto impacto. Foram vários estudos realizados e temos a certeza, que vão contribuir muito com a saúde e qualidade de vida dos consumidores", afirma Anna Paula Alves, gerente institucional e responsável pela plataforma de consumo moderado da Ambev.

Da assessoria

Um dos maiores clássicos da literatura infantil, A Bela Adormecida, será apresentado no palco do Teatro do Parque no próximo domingo (24). A montagem da Roberto Costa Produções, inspirada no conto dos irmãos Grimm, levará ao equipamento cultural dança, música e projeções 3D.

Com texto adaptado por Yuri Costa, o espetáculo promete divertir os pequenos e toda a família. A peça tem direção assinada por Roberto Costa; coreografia de Clóvis Bezerra; e direção musical de Luiz Henrique.

##RECOMENDA##

A peça leva ao palco, além da música e da dança, vários efeitos 3D. Os ingressos já estão à venda, com valores de R$ 30 a R$ 60, pelo Sympla ou na bilheteria do teatro.

Serviço

A Bela Adormecida (única apresentação)

Domingo (24) - 16h

Teatro do Parque

R$ 30 (meia/social) e R$ 60 (inteira)

De preparo rápido e sem segredo, o macarrão instantâneo, o famoso miojo, é um alimento bastante popular entre os brasileiros e há décadas lida com a fome da população seja no almoço ou no jantar. Pois agora, a Nissin, marca que comercializa o produto, quer estar na mesa do consumidor também na hora da sobremesa com os miojos doces em dois sabores: beijinho e chocolate. As novidades pegaram o público de surpresa e causaram reações dignas da ‘memelândia’.

Ainda sem anúncio oficial, os novos sabores de macarrão instantâneo da Nissin já circulam pelas redes sociais provocando as mais diversas sensações nos consumidores. Na peça que apresenta as novidades, a marca orienta prepará-las com leite e promete que o lámen fica pronto em quatro minutos. 

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Nas redes sociais, os miojos de beijinho e chocolate causaram surpresa entre os brasileiros. As reações foram da rejeição à piada tão rápido quanto o tempo de preparo da iguaria. "Deu um embrulho só de pensar"; "Tremendamente assustada mas com vontade de provar porém fingindo que não"; "É uma experiência para se contar no futuro".

Naturais das águas geladas do norte europeu, eles têm séculos de tradição na culinária portuguesa. Com a chamada técnica de salga, que permite a conservação da carne durante longos períodos após a pesca, o bacalhau tornou-se fonte perfeita para alimentar marinheiros, exploradores e colonizadores do velho continente, durante expedições. 

Trazido ao Brasil, logo tornou-se iguaria de aristocratas. Combinado à tradição cristã de não consumir carne vermelha durante a Semana Santa, o bacalhau conquistou espaço na mesa dos brasileiros e não pode faltar à mesa durante o almoço da Sexta-Feira Santa. 

##RECOMENDA##

O bacalhau, no entanto, não é apenas um peixe. É um tipo de preparo específico que pode ser feito com várias espécies da família Gadidae. O mais caro e apreciado é o Gadus morhua - geralmente servido em postas altas e conhecido popularmente como bacalhau do Porto. O quilo do Gadus morhua custa, em média, R$ 150. 

A variedade mais consumida no Brasil é o Saithe, de origem norueguesa. Com fibras mais firmes do que o bacalhau do Porto, o Saithe é indicado para o preparo de bolinhos, refogados, sopas e assados, mas também pode ser comprado em lascas ou postas de lombo. O quilo do Saithe custa, em média, R$ 130. 

Outro tipo de bacalhau comum nos mercados brasileiros é o Ling, uma variedade de peixe de grande estrutura óssea, de corpo longo e estreito, que geralmente é vendido apenas desfiado. O Ling pode medir até 2 metros de comprimento e pesar 40 quilos. Durante a época de reprodução, um único peixe pode colocar até 60 milhões de ovas. O quilo do Ling pode sofrer variações de acordo com as partes oferecidas. As partes mais finas e mais duras, que ficam perto das nadadeiras, geralmente são mais baratas e podem custar entre R$ 70 e R$ 90. 

De acordo com as regras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a espécie de peixe da qual é feita o bacalhau deve ser descrita no rótulo do produto.  Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma porção de bacalhau salgado contém 136 calorias e 29 gramas de proteína, com zero de colesterol. O bacalhau é considerado um peixe de baixo teor de gorduras totais.

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. Mesmo que o preço do produto tenha subido em 64,66% em um ano, um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Café mostrou que o consumo do produto cresceu em 1,7% em 2021. Por isso, o LeiaJá preparou um conteúdo sobre os benefícios do café, além de uma receita especial com a bebida:

##RECOMENDA##

Um estudo feito pela Sociedade Americana de Endocrinologia apontou que a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar calorias. A queima de caloria ocorre após a cafeína ativar o sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A substância também aumenta os níveis de adrenalina no sangue, hormônio responsável por quebrar as células de gordura.

Os pesquisadores da IARC (International Agency for Research on Cancer) e do Imperial College de Londres, constataram que o consumo da bebida diariamente está associado a um risco menor de morte por qualquer causa, principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.

De acordo com os cientistas da Harvard School of Public Health, este efeito antidepressivo natural se deve pelo estímulo que a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais.

Estudos na Universidade Johns Hopkins concluíram que duas xícaras diárias de café podem trazer benefícios para a memória. Além disso, a Universidade do Sul da Flórida fez um estudo sobre Alzheimer e pessoas com mais de 65 anos que possuíam níveis elevados de cafeína no sangue evitaram o aparecimento do Alzheimer.

O consumo de café está associado a uma menor incidência de diabetes mellitus tipo 2, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A pesquisa constatou que a cafeína diminui em 35% o risco de se ter a doença.

• Ingredientes;

Água - 30ML

Açúcar Refinado - 100g

Café Solúvel - 30g

Clara de Ovo - 2 Unidades

1. Ferva a água com o açúcar e o café, sem mexer, somente passando o pincel úmido nas laterais da panela, até 126ºC;

2. Comece a bater as claras em neve quando a calda atingir 100ºC, na batedeira, em velocidade média, despejando a calda em fio depois de pronta. Continue batendo até esfriar ou a mistura se juntar no globo.

Inaugurado em março, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Yūgō Premium é a mais nova sensação do cenário gastronômico. Proporcionando ao cliente uma explosão de sabores e sofisticação, o restaurante tem a fusão da cozinha japonesa e contemporânea.

Do mesmo grupo homônimo no bairro das Graças, o espaço destaca técnicas nas apresentações de pratos inovadores e também cuidado nos insumos oferecidos àqueles que curtem viajar na história da culinária. Segundo Paula Macedo e Myllena Luz, a grande proposta do local é agradar todos os tipos de paladares, possibilitando ao visitante uma experiência única em cada detalhe desenvolvido pelos chefs.

##RECOMENDA##

No menu, o Yūgō Premium reúne pescados, frutos do mar, massas, sobremesas e bebidas sofisticadas. Quem decidir explorar as entradas terão a chance de se deliciar com mini pastéis de camarão e queijo, espeto de polvo, croqueta de cupim e linguiça de salmão.

[@#galeria#@]

Para os que desejam pular de cara os petiscos, o local brinda o apetite com pratos diferenciados como risoto filettino (tiras de filé mignon servidas sobre risoto de parmesão com molho rôti e queijo parmesão), gratinado de aratu (ensopado de aratu feito com leite de coco fresco gratinado com farofa de parmesão e limão siciliano), polvo chimichurri (polvo montado sobre acelga chamuscada com molho chimichurri e batatas rústicas finalizado com aioli de bacon), entre outras opções.

Outra particularidade que vem movimentando o restaurante é a Chapa Teppanyaki. Paula Macedo garante que o item é extremamente versátil: "O cliente escolhe uma proteína entre opções como Bife Ancho, Entrecôte, diversos frutos do mar e frango, e combina degustá-la com três opções de gohan, ou mesmo o Yakimeshi (gohan com legumes, frango e ovo mexido), além de um molho e uma guarnição". Enquanto o pedido é feito, o cliente acompanha o preparo bem de perto.

Depois de toda essa imersão de paladares, a pessoa pode coroar sua ida ao Yūgō Premium com deliciosas sobremesas. O cardápio conta com cannoli de queijadinha, panna cotta de limão siciliano, esfera de mousse de coco com gel de maracujá e a famosa Maçã Yūgō (sobremesa em formato de maçã à base de ganache, chocolate branco com recheio de maçã verde em caldas); a iguaria é servida sobre crumble e creme anglaise.

No horário do almoço, o estabelecimento também oferece menu executivo por R$ 69,90 (entrada, prato principal e sobremesa). O Yūgō Premium fica localizado na Rua Ribeiro de Brito, 458, Boa Viagem.

A segunda edição do 'Festival Cachaça na Praça' reúne, na capital pernambucana no próximo dia (9), cerca de 26 produtores de alambiques de diversas regiões do Brasil. Com acesso gratuito ao público, os expositores irão oferecer a troca de experiência para quem deseja conhecer um pouco mais sobre diversos tipos de bebidas. A programação começa a partir das 14h, na praça Praça Eça de Queiroz, S/N, na Madalena, Zona Norte do Recife.

 O objetivo dos organizadores do evento, Armazém da Cachaça e "Cadê Jorge? Produções e Eventos" é desmistificar a cachaça e apresentá-la ao consumidor como um destilado de qualidade, que carrega a história e a tradição do brasileiro. A programação inclui ainda, degustação e venda de cachaça, drinks e petiscos. O SEBRAE participa da iniciativa com a oferta gratuita de cursos aos expositores.

##RECOMENDA##

Uma das cachaças participantes do Festival é a orgânica e premiada Sanhaçu, produzida em Chã Grande, no agreste do estado, pela família Barreto Silva. O projeto existe há 13 anos, ao longo desse tempo, 38 premiações entre as nacionais e internacionais já foram conquistadas. O rótulo é o primeiro com certificação orgânica a nível estadual, já a nível nacional, a bebida é a primeira cachaça do Brasil a receber o Selo de Envelhecimento Sustentável (SES).

"No engenho da Sanhaçu tudo é produzido organicamente, entre os produtos cachaça, açúcar mascavo, rapadura e mel de engenho. Através do tour rural que já faz parte do turismo de Pernambuco mostramos como os produtos são feitos", detalha Elk Barreto, uma das responsáveis pelo grupo Sanhaçu, sobre as visitas guiadas que acontecem na propriedade.

Com foco na cultura nordestina, a feira conta ainda com apresentações musicais. Silvério Pessoa é uma das atrações, o cantor será o embaixador do Festival. Forró Raiz, e o cantor e poeta Reinivaldo Pinheiro também se apresentarão.

Dados do setor:

Segundo dados reunidos pelo Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), em 2021, Pernambuco foi o segundo estado que mais fez exportação, maior valor total e em volume de vendas, com movimentação aproximada de R$10,37 milhões. São Paulo liderou com R$34,31 milhões.

Da assessoria

O Shopping Tacaruna reúne 31 de suas operações de alimentação no festival gastronômico 'Sabores Tacaruna por Restaurant Week'. A partir desta sexta (25), até o dia 10 de abril, restaurantes como Villa Bistrô, Tapa Express e Pacífico, entre outros, estarão oferecendo ofertas especiais ou combos com descontos que variam de 10% a 40%.

O festival, uma parceria do Tacaruna com o Restaurant Week, tem como objetivo mostrar a diversidade de opções de alimentação disponíveis no centro de compras. Além disso, também participam do evento o cinema UCI Kinoplex, quiosques e o Game Station, na intenção de oferecer experiências gastronômicas  e combos especiais aos clientes.

##RECOMENDA##

Entre os participantes da primeira edição do evento estão restaurantes como Sal e Brasa, Pacífico Sea Food, Tempero da Fazenda, McDonald's, Habib's, Subway e Donna Brigadeiro, entre outros. Algumas operações do festival também estão presentes na plataforma online do Shopping Tacaruna. 

 

Com 341 unidades espalhadas por todo o Brasil, a Sodiê Doces está apostando no ovo de colher de Baileys, sabor próprio da casa para esta páscoa. Além disso, outros cinco tipos  de chocolates também estarão disponíveis no menu da marca. Os pedidos podem ser feitos no aplicativo e retirados nas lojas físicas.

Já encontrado nos bolos da casa, o sabor Baileys (combinação de licor irlandês, que une whisky e leite fresco, e chocolate) vira, agora recheio de ovo. Os ovos chegam em duas versões: uma casca de chocolate recheada ou duas, com valor a partir de R$ 69,90.

##RECOMENDA##

Além disso, outros sabores já estão disponíveis para os clientes. Entre eles, Dois Amores, com casca de chocolate ao leite, combinando dois clássicos, brigadeiro e beijinho; e o Trufado Preto e Branco, com recheios de ambos chocolates, decorado com raspas, calda, mini chocoballs e cerejas. Há ainda opções mais tradicionais como Brigadeiro, Alpino e Brigadeiro de Leite em Pó.

Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood.

Os moscovitas se despediram nesta quarta-feira (9) de marcas como McDonald's e Starbucks, símbolos da abertura da Rússia ao Ocidente, que decidiram suspender suas atividades devido ao conflito na Ucrânia.

Lena Sidorova, uma estudante de dança de 18 anos, gostava de ir ao emblemático McDonald's da Praça Pushkin, o primeiro fast food americano que abriu suas portas na Rússia no final de 1990, em plena efervescência na perestroika.

##RECOMENDA##

“Não com muita frequência, mas uma vez por mês, para não quebrar minha dieta com muita frequência”, sorri Lena, antes de dizer que ficou “triste” ao saber do fechamento de seu “paraíso da comida ruim”.

"Espero que seja uma medida temporária", acrescenta a jovem, para quem as sanções "não são culpa da Rússia, mas do Ocidente".

O McDonald's, que tem 850 restaurantes na Rússia, é o lugar favorito de outros dois moscovitas, Stepan Grountov e Stanislav Logvinov, dois estudantes de uma universidade de transporte.

"É muito triste, mas qual é a relação entre o McDonald's (e o conflito na Ucrânia)?", pergunta Stepan, um bielorrusso de 17 anos.

Para ele, o fechamento deste lugar onde "todo mundo vai como uma festa" é "uma tragédia".

- Donbass vale mais do que um McDonald's -

"Mas a verdadeira tragédia é o que está acontecendo atualmente na Ucrânia, onde dois povos irmãos se enfrentam", acrescenta o jovem.

O estudante sonha com o dia em que "os foguetes parem de chover sobre as cidades" e "se encontre um compromisso".

"As vidas que são salvas em Donbass são muito mais importantes do que comer bem", diz Stanislav, de 18 anos.

"Deixe-os fechar se quiserem!", reage Nikolai Kopylov, de 42 anos, que sai do restaurante com um Big Mac na mão. "Donbass vale um McDonald's", acrescenta.

O mesmo acontece com clientes regulares de outra rede americana, a Starbucks, que também anunciou o fechamento temporário de suas 130 cafeterias russas.

Svetlana Issaieva, uma gerente de 42 anos, bebe seu café favorito em um Starbucks ao lado do Kremlin antes de começar sua aula de esportes.

"Gosto do café deles, que sempre me lembra meus anos de trabalho nos Estados Unidos" há vinte anos, conta.

Ao lado, Aliona, de 23 anos, trabalha em seu computador. Refugiada de Donbas, foi trabalhar em Moscou há 18 meses e diz estar "chocada" com a decisão das grandes marcas ocidentais de fechar suas portas na Rússia.

"O Ocidente sempre marcou a diferença entre o governo e o povo", aponta.

"Mas aqui estão punindo justamente aqueles 20% da população, aquela famosa classe média tradicionalmente considerada pró-Ocidente", acrescenta a jovem, que preferiu não dar o sobrenome.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando