Cultura

| Música

No fomento da música pesada no interior pernambucano desde 2011, o Cangaço Rock Fest encontrou, em 2020, um grande desafio: a pandemia do novo coronavírus. Assim como outros grandes festivais, a solução para a edição anual do evento foi migrar para as plataformas digitais para dar continuidade à sua programação de maneira segura e democrática. Sendo assim, o festival acontece com transmissão pelo YouTube, no próximo sábado, a partir das 19h.

Em sua primeira edição online, o Cangaço RockFest preparou uma programação bastante feminina. A escalação de bandas e artistas mulheres como Jéssica Caitano (Radiola Serra Alta), Dani Carmesim, Jay Ferrí, Demonia (RN) e The Mönic (SP), não se deu por acaso e o objetivo dos realizadores foi promover a igualdade de gênero dando mais visibilidade a essas artistas. Além disso, a própria equipe de produção do evento conta com diversas mulheres e as empresas patrocinadoras são, em boa parte, lideradas por elas. 

##RECOMENDA##

A programação do festival  conta ainda com outros nomes como A Revolta Social, Saga HC, Hanagorik, Devotos e Doppamina. O público também poderá conferir uma exposição com a artista plástica Abigail (PE) e participar de sorteios de brindes

Serviço

Cangaço Rock Fest Online

Sábado (24) - 19h

YouTube

O cantor Marcos, que faz dupla com Belutti, mostrou uma outra habilidade que vai além da música. Nesta terça-feira (20), no Instagram, o sertanejo compartilhou um clique ajudando a esposa a se arrumar. Na imagem, ele aparece fazendo escova nos cabelos de Lu Marchioto.

Na publicação, Marcos escreveu: "Vida de artista na pandemia, enquanto não tem shows! Escovo o cabelo da esposa! 'Porque não'?". Após postar o registro, ele recebeu elogios dos fãs. "Nossa é muito lindo vê como você valoriza sua esposa, [...] companheira de todas as horas. Deus abençoe vocês. Casal que o Brasil ama", comentou uma internauta.

##RECOMENDA##

Em 2016, enquanto era entrevistado pelo extinto Vídeo Show, da Globo, Marcos afirmou que cuidava muito bem das madeixas do parceiro musical e também de Lu. O artista declarou que curtia mexer nos cabelos das pessoas: "Eu faço escova mesmo, inclusive, faço a escova do Belutti. E fiz a escova dela também! Eu sou cabeleireiro nas horas vagas". Juntos há mais de 20 anos, Marcos e Lu Marchioto são pais de três filhos.

Confira:

[@#video#@]

Nascido nas periferias do Recife, o bregafunk - estilo musical derivado do brega -, embora muito popular não chega a ser uma unanimidade. O teor de algumas composições, as coreografias e até mesmo sua origem, são capazes de fazer os mais ‘puristas’ torcerem o nariz para o fenômeno negando a ele um lugar no rol de manifestações da cultura pernambucana. 

No entanto, a despeito de seus opositores, o bregafunk continua crescendo - não só dentro de Pernambuco -, com vários artistas despontando, seja nas periferias ou fora delas. E mais: alguns desses querem provar que o estilo pode sim andar de mãos dadas com outros, até mesmo os considerados de ‘primeira categoria’, como a música erudita. É o que vem fazendo o músico Thiago Demétrio, conhecido popularmente como Nego Neey. 

##RECOMENDA##

O jovem Nego Neey tem apenas 19 anos e quase dois mil seguidores no Instagram, onde publica vídeos em que aparece tocando seu instrumento, o violino. Morador de Aguazinha,  bairro periférico de Olinda, o rapaz divide seu tempo entre criar versões no violino para diversos bregafunks, bregas românticos e pagodes; e a oficina de carros, onde trabalha como mecânico. No tempo extra, Thiago ataca de DJ em festas. 

[@#video#@]

Em entrevista exclusiva ao LeiaJá, o violinista contou que aprendeu a tocar o instrumento por volta dos 10 anos de idade, quando participava de um projeto social em sua comunidade. Lá, ele executava diversas peças clássicas, mas alguma coisa estava faltando para que suas execuções ficassem perfeitas. “Eu gostava do instrumento mas não gostava muito das músicas, depois que eu fiz 18 anos  eu terminei saindo (do projeto)”. 

A partir daí, Nego Neey acabou descobrindo o que de fato queria fazer. A essa altura, ele já tinha conseguido comprar um violino, que ficou durante um tempo “encostado”, até que ele teve a ideia de juntar o clássico com o popular. “Eu tentei tocar uma música que eu gostava e postei, aí as pessoas gostaram do meu trabalho”. 

A partir da resposta positiva do primeiro vídeo, o jovem violinista não parou mais. Um de seus posts, compartilhado pela página Olinda Ordinária, já alcançou quase três mil likes. Em seu Instagram é possível vê-lo tocando e colcoando arranjos em músicas como Tatuado, de Tayara Andreza; Onde estás, Banda Sentimentos; e Senta Concentrada, MC WS, além de alguns pagodes. Todas com o toque especial de seu instrumento. O talento é natural, ele garante: “Eu toco de ouvido, pego e tento fazer no violino”.

[@#podcast#@]

Thiago vive com os pais e uma irmã e se mostra tranquilo com a boa repercussão do seu trabalho musical na internet. O violinista, DJ e mecânico já passou por diversos palcos de teatros locais, com seu violino, e tem seus sonhos com a arte e a música, sim, porém, do topo de seus 19 anos, já demonstra a maturidade de entender que quem espera, tudo alcança: “Já sonhei bastante, mas pra tudo tem um momento, né?”. 

 

A DJ Bárbara Labres decidiu abrir sua intimidade. Nesse domingo (18), a artista compartilhou uma foto com Débora Moura, sua namorada. Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, ela e a influenciadora digital estão juntas há um tempinho.

Na sua conta do Instagram, Bárbara aparece fazendo carinho na companheira, com um beijo na testa. Fãs da DJ ficaram em polvorosos com a divulgação da imagem na rede social. "Esperei tanto por esse dia, de fotinha de vocês no feed", festejou uma seguidora. A atriz Cynthia Senek, a ex-panicat Nicole Bahls, entre outras pessoas conhecidas do público, parabenizaram o casal.

##RECOMENDA##

Veja:

[@#video#@]

Na sua conta do Instagram, nesse final de semana, Pabllo Vittar não freou a sua sensualidade. A drag queen fez o maior rebuliço entre os fãs ao postar uma foto sem roupa, caprichando apenas no 'carão'. Nua e fazendo charme, a dona do sucesso Rajadão apenas legendou a imagem com emoji de anjinho.

Internautas rapidamente trataram logo de rasgar seda para a artista. "A Vênus dos meus dias", brincou um os usuários da rede social. "Meu Deus, eu não sou nada sem você", disparou outra pessoa. As cantoras Majur, Cleo e Mel também se renderam à beleza de Pabllo. O registro atingiu quase 280 mil curtidas.

##RECOMENDA##

No dia 31 de outuro, data em que é comemorado o Halloween, Pabllo Vittar promete realizar um evento histórico. Ela anunciou que fará uma festa on-line com duração de 18 horas, com participações de Kim Petras, Nina Kraviz, Alice Glass, Christine and The Queens e Millian Dolla. As apresentações serão transmitidas através do Twitch da cantora.

Veja a foto:

[@#video#@]

A banda virtual de trip rock Gorillaz estreia nesta segunda-feira (19) um novo programa de rádio na Apple Music, o "Song Machine Radio". Na atração, cada integrante da banda apresentará seu próprio episódio com um hora de duração.

A Apple Music informou que o projeto abordará temas como os grande momentos da carreira do grupo, além de receber convidados especiais. Já estão confirmados o cantor Elton John e a cantora St. Vincent.

##RECOMENDA##

O programa "Song Machine Radio" faz parte do lançamento do novo álbum do Gorillaz, o "Song MachineSeason One", programado para sexta-feira (23).

 

No próximo sábado (24), a partir das 15h, no Recife Antigo, o Boteco Parador vai animar mais uma vez o público apaixonado por uma boa roda de samba. Sucesso no último final de semana, com a presença do cantor Xande de Pilares, o evento irá contar desta vez com a animação de Mumuzinho.

O artista promete agitar os fãs com grandes clássicos da carreira como Fulminante, Mande um Sinal e Eu Mereço ser Feliz. Além da apresentação de Mumuzinho, os grupos Di Propósito, Long Neck e Sambstar completam a programação. Através de venda on-line, a mesa, que dá direito para quatro pessoas, está custando entre R$ 400 e R$ 600.

##RECOMENDA##

Pensando no bem-estar de quem for conferir as atrações, a organização da festa vai dar sequência aos cuidados estabelecidos pelos órgãos de saúde, que são normas de higienização, distanciamento, entre outros detalhes necessários para evitar o contágio do novo coronavírus. Os ingressos para o Boteco Parador estão disponíveis no site e aplicativo da Bilheteria Digital.

Nesta segunda-feira (19), muita gente ficou chocada com o término do noivado de Luan Santana e Jade Magalhães. Após 12 anos, os dois resolveram seguir caminhos diferentes. A notícia do fim do relacionamento rendeu nas redes sociais diversas especulações, chegando a sobrar para a cantora Giulia Be. Algumas pessoas acusaram a jovem ser a pivô da separação entre o sertanejo e a influenciadora digital.

A assessoria da artista informou que as acusações não procedem, segundo o site de Hugo Gloss. No Instagram, internautas não perdoaram Giulia, depois que ela divulgou sua música de trabalho com Luan. A voz do hit Menina Solta até foi chamada de 'Vitão', em referência ao cantor apontado como responsável pela separação de Luísa Sonza e Whindersson Nunes.

##RECOMENDA##

"Vitão tá diferente", debochou um dos usuários na plataforma. "Acho que não é o momento, né... Gosto das músicas, mas usar este momento pra promover, fica difícil", escreveu outra pessoa. Por causa da repercussão do assunto, Giulia Be limitou o recebimento de comentários no seu perfil.

No último sábado (17), a cantora sertaneja Mariana Fagundes realizou um show na cidade de Tailândia (PA). Durante a apresentação, uma multidão se aglomerou e não seguiu as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção do coronavírus (Covid-19).

O show era parte da programação da exposição agropecuária promovida pelo Sindicato Rural Exportai 2020. As fotos publicadas pela rede social da cantora mostram pessoas próximas e sem máscara. "Lancei essa música e nem pude fazer meus shows cantando ela. Mas hoje eu voltei pro palco e foi assim brigada brigada brigada! Só Deus sabe viu!", escreveu a cantora no post do Instagram.

##RECOMENDA##

Devido a repercussão negativa dos seguidores, a artista bloqueou os comentários da postagem. Em outras publicações, alguns usuários seguiram criticando Mariana. "Me manda a vacina do covid amiga! Porque nem parece que está rolando uma pandemia com 1 milhão de mortos", publicou uma seguidora. "A intenção era matar o povo de covid? Calma, o Brasil ainda está entre os primeiros", comentou outra.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disse em nota que a liberação e realização desses eventos são de responsabilidade de cada município. Segundo a prefeitura de Tailândia, o show seguiu todos os protocolos de segurança, que inclui medição de temperatura e distribuição de álcool em gel e máscaras.

No último domingo (18), morreu o vocalista e instrumentista Gordon Haskell, aos 74 anos. O músico ficou famoso por sua passagem pela banda de rock King Crimson, conhecida pela sonoridade que envolvia estilos como jazz, música erudita, new wave, heavy metal, folk e eletrônica.

A informação sobre a morte do artista foi divulgada nas redes sociais do cantor. A causa ainda não foi revelada.

##RECOMENDA##

Haskell foi convidado a integrar o grupo inglês após a saída do vocalista original, Greg Lake (1947-2016), e também atuou como baixista. Ele colaborou nos discos "In the Wake of Poseidon" e "Lizard", lançados em 1970.

Por conta de desavenças criativas, Haskell deixou a banda e investiu na carreira solo. Ele gravou 13 discos de estúdios, e o último, "The Cat Who's Got the Cream", foi lançado em janeiro deste ano.

 

Nesse domingo (18), fãs e amigos de Jorge Aragão ficaram surpresos com a notícia de que ele tinha dado entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Diagnosticado com Covid-19, o sambista recebeu alta da UTI nesta segunda-feira (19), após responder bem aos tratamentos.

Jorge será levado para o quarto do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal Extra, o artista deverá receber alta da unidade hospitalar nos próximos dias. "O Jorge recebeu alta da UTI. Ele já está indo para o quarto hoje e, nos próximos dias, vai receber alta", explicou a assessoria.

##RECOMENDA##

A equipe do cantor informou também que o quadro clínico permanece com estabilidade: "Ele apresenta quadro estável, boa resposta ao tratamento clínico e segue consciente". Jorge Aragão, de 71 anos, está internado desde a última terça-feira (13). 

O sambista Neguinho da Beija-Flor perdeu um neto após um tiroteio em um baile funk, no Rio de Janeiro, no último domingo (18). Gabriel Ribeiro Marcondes, de 20 anos, estava no evento, no Morro da Bacia, distrito de Miguel Couto, quando outros participantes da festa trocaram tiros com a polícia. Além dele, outros dois homens morreram e um ficou ferido.

Em suas redes, Neguinho lamentou a morte do familiar a pediu justiça. "Pessoal, agradeço por todas as mensagens de conforto e carinho que estou recebendo de amigos e fãs, por conta da passagem do meu neto Gabriel. Peço desculpas aos amigos por não estar atendendo e nem retornando as ligações, mas estou cuidando da burocracia para o enterro, já que o meu filho PC não está condições de cuidar sozinho de tudo. É um momento muito difícil. A dor é enorme. Peço que orem para que o Gabriel siga um caminho de luz. E espero que a polícia e a justiça cumpram seu papel", postou.

##RECOMENDA##

Segundo o UOL, policiais militares do Batalhão de Mesquita estavam em patrulhamento pelo bairro Ambaí, em Nova Iguaçu, quando receberam a denúncia sobre um evento não autorizado que estaria bloqueando uma rua. Ao portal, a PM carioca informou que foi recebida com tiros no local e houve apreensão de uma pistola calibre 9 mm, dois revólveres calibre 38, duas granadas, munições, uma réplica de fuzil, três rádios comunicadores e drogas.

Após o cessar dos tiros, quatro vítimas foram levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. O neto de Neguinho, Gabriel, já chegou sem vida ao local, bem como Matheus da Silva Gomes. Rogério Bezerra, 20, passou por uma cirurgia na barriga e está sob custódia. A terceira vítima fatal do tiroteio não foi identificada. 

Ao que tudo indica, os últimos dias não têm sido fáceis para Gusttavo Lima. Desde que anunciou sua separação da esposa, Andressa Suita, o artista se viu em meio à polêmicas, comentários maldosos e até propagandas que faziam alusão a seu divorcio de maneira jocosa. Agora, ele resolveu apagar o post no qual anunciava o fim do relacionamento e levantou a suspeita dos fãs sobre uma possível reconciliação. 

No último sábado (17), Gusttavo preocupou o público ao surgir um tanto cabisbaixo na primeira apresentação ao vivo após a separação. Logo em seguida, ele decidiu apagar o post com o vídeo no qual falava sobre o assunto e postou uma foto em que aparece com as mãos erguidas para o ar acompanhada de um emoji de oração. 

##RECOMENDA##

Os fãs logo começaram a maquinar os possíveis significados das ações do cantor e apontaram uma reconciliação entre ele e Andressa. No entanto, segundo o colunista Hugo Gloss, ambas as assessorias descartaram qualquer notícia nesse sentido. 

Afastada da mídia desde 2017, Adele resolveu dar um tempo no hiato com uma aparição na TV americana. A cantora faz uma participação no humorístico Saturday Night Live, em episódio que vai ao ar neste sábado (24). Além de apresentar o programa, ela também vai participar de algumas esquetes ao lado do elenco. 

Mesmo sem cantar, a aparição de Adele no programa já pode significar um bom indício. A música, no entanto, ficará a cargo da cantora de R&B H.E.R., que venceu dois Grammys no ano passado.

##RECOMENDA##

Enquanto isso, os fãs seguem esperando outras novidades vindas de Adele, como um novo disco. Ela não lança nada desde o álbum 25, de 2015. O quarto álbum da cantora seria lançado no mês de setembro deste ano, mas acabou sendo adiado por causa da pandemia. 

O sambista Jorge Aragão, que testou positivo para Covid-19, está internado desde terça-feira (13) no hospital Unimed-Rio, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A informação é do jornal O Dia. A assessoria de imprensa do hospital confirmou que o cantor está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e responde bem ao tratamento, mas ainda sem previsão de alta. 

“O paciente Jorge Aragão da Cruz foi admitido em nosso hospital em 13 de outubro com quadro de pneumonia viral Covid-19. Desde então, encontra-se em unidade de terapia intensiva sob monitorização contínua e cuidados específicos para a condição clínica, apresentando boa resposta ao tratamento. Ainda não há previsão de alta da UTI", diz o boletim assinado pelo médico Paulo Henrique Ribeiro Bloise, diretor médico do Hospital Unimed-Rio.

##RECOMENDA##

Em agosto de 2018, Jorge Aragão também chegou a ser internado e foi submetido a uma cirurgia para desobstrução de artérias. O cantor também já foi internado devido a problemas cardíacos em 2007, quando passou mal com quadro de hipertensão e dores no peito. Em 2013, ele foi submetido a um cateterismo, procedimento para identificar e corrigir obstruções de vasos sanguíneos e em 2014 passou 13 dias internado após sofrer um infarto.

Marília Mendonça causou com sua live no último sábado, dia 17. Além de milhões de visualizações e centenas de milhares de comentários pelas músicas de sofrência que o público ama, ela teve uma atitude louvável no show - Marília se desculpou publicamente mais uma vez após comentários sobre trans feitos em uma live passada:

- Queria aproveitar esse pico de audiência para me desculpar por uma brincadeira feita na última live. Todo mundo já sabe o que aconteceu. Eu não vim me justificar sobre nada, porque não tenho razão nenhuma. Presto atenção aos meus erros e tenho tentado aprender cada vez mais, me consertar. Vou deixar agora quem passa por isso todos os dias, a trans Alice.

##RECOMENDA##

Então, a modelo Alice Felis, que quase morreu após ser espancada, apareceu, em vídeo, para conscientizar sobre transfobia.

Marília já tinha se desculpado anteriormente, mas não ao vivo para milhões de pessoas, como agora.

Desde o último dia 9, Gusttavo Lima vem recebendo mensagens ofensivas nas redes sociais, após o fim do casamento com Andressa Suita ser revelado. Neste sábado (17), o sertanejo recebeu inúmeras críticas durante uma live transmitida pelo YouTube. Algumas pessoas que estavam assistindo o show na plataforma não perdoaram o cantor. 

"Fingimento puro. A culpa [pela separação] é sua, de ter nos iludido com tanto 'eu te amo'", alfinetou um dos internautas. "A coitada [Andressa] foi acordada com a notícia do fim do casamento. Se tem alguém sofrendo esse alguém é ela. Ele vai sofrer quando ver o que perdeu", disparou outro.

##RECOMENDA##

Cantando para mais de 1 milhão de espectadores, Gusttavo Lima deixou diversos fãs preocupados. Muitos admiradores alegaram que o 'Embaixador' estava se apresentando sem entrega, totalmente abatido. ​Um deles soltou: "Parece que ele tá desanimado". Pais de dois filhos, Gusttavo e Andressa se casaram em 2015.

Quando o assunto é dar opinião, Anitta não se priva do que pensa. Recentemente, a cantora fez um desabafo com os fãs durante uma live. Amada e cancelada por um monte de gente, a dona dos hits 'Show das Poderosas', 'Bang' e 'Paradinha' declarou, segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, do Uol, que os artistas brasileiros são tratados com elogios quando estão mortos.

"Aqui no Brasil, esperam o ídolo morrer para falar bem. [...] se eu morrer, alguém me matar, minha alma assistir alguém que me 'xoxava' ficar pagando pau pra mim, eu venho assombrar", disparou. Em um outro momento de interação com os seguidores, Anitta destacou como muitas pessoas são tratadas quando mostram seus dons. Para ela, os brasileiros deveriam dar mais valor e atenção aos projetos apresentados em diversas áreas.

##RECOMENDA##

Ela disse: "Tô dando vinte entrevistas por dia, em vários idiomas diferentes [...], eu falo como nosso país tem a melhor natureza, tem tamanho de continente [...]. Nosso país poderia ser um dos maiores do mundo, mas nem o próprio brasileiro acredita nisso. Porque quando vê um brasileiro fazendo alguma coisa, quer botar pra baixo". Em setembro, Anitta lançou em todas as plataformas digitais a música 'Me Gusta'.

Em parceria com os cantores Cardi B e Myke Towers, o hit caiu nas graças do povo americano. Para divulgar a canção, Anitta fez uma performance histórica no programa do apresentador Jimmy Fallon, nos Estados Unidos. Mesmo ganhando visibilidade fora do Brasil, Anitta recebeu críticas. A funkeira chegou a ser acusada de ter pago uma quantia para aparecer no talk show de Jimmy, mas a informação foi negada por ela.

Neste sábado (17), data em que se relembra o aniversário de Chiquinha Gonzaga, também é celebrado o Dia da MPB. A Música Popular Brasileira, sob esse título, tem origens em meados da década de 1960, época em que explodiu a Bossa Nova. De lá para cá, o ‘segmento’ já passou por diversas transformações, com a ida e vinda de diferentes artistas e influências e, sendo assim, fica até difícil definir do que se trata esse ‘estilo’. 

No entanto, uma coisa é fato indiscutível: a qualidade musical encontrada no Brasil é imensa e, nos mais diversos estilos - como samba, funk, sertanejo, axé e rock, entre outros -, é possível apontar grandes nomes e talentos. A junção de todos esses, por que não dizer, é o que dá sumo a essa música popular que tão bem representa o jeitinho brasileiro de ser. 

##RECOMENDA##

Para celebrar a data, o LeiaJá buscou os brasileiros mais ouvidos no Spotify, no primeiro semestre de 2020, segundo análise publicada pelo G1.  A quantidade de streamings pode ser um sintoma do que vem tocando mais alto nos ouvidos e nos corações dos brasileiros, atualmente. 

1 - Liberdade Provisória – Henrique e Juliano (112 milhões de streams)

[@#podcast#@]

2 - A Gente Faz Amor – Gusttavo Lima (101 milhões de streams)

[@#video#@]

 

3 - Graveto – Marília Mendonça (76 milhões de streams)

4 - Sentadão – Pedro Sampaio (75 milhões de streams)

5 - S de Saudade – Luiza e Maurílio (70 milhões de streams)

 

Gusttavo Lima não gostou nem um pouco de ver o seu nome, e o da ex-esposa, Andressa Suita, estampando propagandas de promoções em dois restaurantes da região Norte do país. O sertanejo tomou conhecimento dos anúncios e tratou de tomar providências legais. Os estabelecimentos usaram fatos públicos sobre a separação do casal para vender itens de seus cardápios. 

Segundo a revista Quem, a assessoria do artista informou que será registrado um Boletim de Ocorrências contra os estabelecimentos. Em nota, eles explicaram o que será feito, a princípio. “O departamento jurídico está providenciando um boletim de ocorrência junto à delegacia especializada. Serão responsabilizados os responsáveis pelos anúncios indesejáveis”.

##RECOMENDA##

Uma pizzaria e uma boleria, ambas da região Norte do país, criaram promoções fazendo menção ao divórcio do casal e, inclusive, fazendo uso da imagem de Gusttavo e Andressa. Após a repercussão dos anúncios, os estabelecimentos retiraram as postagens de suas redes sociais. 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando