Cultura

| Música

Di Ferrero é mais um artista a se manifestar sobre o índice de mortos pela Covid-19. O artista lamentou em uma rede social, através de uma imagem, as 500 mil vidas perdidas em decorrência da doença. "Meus sentimentos a todos que perderam alguém querido, como eu também perdi. Lamentavelmente chegamos a essa triste marca", disse o ex-vocalista do grupo NX Zero.

[@#video#@]

##RECOMENDA##

"Essa guerra contra a Covid poderia ter sido menos dolorosa se não existisse tanto descaso. Que possamos todos nos vacinar!", finalizou. Na legenda de sua postagem, Di colocou a hashtag #ForaBolsonaro. No início de março de 2020, o artista contou que havia testado positivo para o coronavírus.

O marido da modelo Isabeli Fontana disse na época que os sintomas eram iguais com os de uma gripe: "Bom, eu fui diagnosticado com Coronavírus. É, eu tô com o Corona, mas eu queria falar que estou bem, me cuidando. Estou isolado há alguns dias e ficarei mais alguns dias isolado. Tô sentindo como se tivesse uma gripe, mesmo, tava me sentindo com falta de ar e agora estou bem".

O dia de São João da Fundação Joaquim Nabuco será marcado por um show especial em tributo a Genival Lacerda, homenageado deste ano na celebração virtual. O cantor e compositor paraibano é uma das maiores referências do forró, com sucessos como Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de Pilha. Ele faleceu no início deste ano, por complicações da Covid-19.

A homenagem será nesta quinta-feira (24), a partir das 18h, com shows de João Lacerda, Novinho da Paraíba, Galeguinho de Gravatá e Banda Toque Nordestino. “Homenagear Genival Lacerda é celebrar a cultura nordestina. Ele carregava o forró e as nossas tradições no coração e, por isso, teve uma trajetória tão alegre e marcante. Genival representa a identidade do Nordeste, através de misturas da Paraíba com Pernambuco e influências dos outros estados”, explica Antônio Campos, presidente da Fundaj.

##RECOMENDA##

O chapéu, a dança com a barriga e as roupas coloridas de Genival marcaram gerações, que celebravam a tradição ao som do forró. O cantor nasceu em Campina Grande, em 1931, e se mudou para Pernambuco na década de 50, onde gravou seu primeiro disco de 78 rotações. Em 1975, lançou uma das suas músicas mais famosas, Severina Xique-Xique, em parceria com João Gonçalves. O disco vendeu cerca de 800 mil cópias.

“Genival Lacerda representa o Nordeste. Ícone da música popular brasileira, e como não poderia ser diferente foi e sempre será a minha maior referência musical, meu ídolo e exemplo de garra e determinação. Homenagens como esta são importantes para que o seu legado não fique esquecido, uma memória tão presente deve ser preservada e mostrada aos quatro cantos do mundo”, conta João Lacerda, cantor e filho do homenageado. Sua carreira musical teve influência do pai. Aos 11 anos, ele gravou a música “Dengo da menina” no LP de Genival e, a partir de então, não parou de cantar.

Celebração

A programação junina da Fundaj, está ocorrendo por meio das redes sociais do Museu do Homem do Nordeste, desde o dia 11 de junho, e segue até o próximo dia 30, com conteúdo em homenagem ao Dia Nacional do Bumba-meu-boi. As primeiras atividades preparadas pela equipe do MuHNE foram direcionadas a Santo Antônio, com roteiros de Dia dos Namorados e visitação virtual a aparelhos culturais do Recife. Na programação, o público ainda conheceu um pouco mais sobre a trajetória religiosa de Santo Antônio e sua importância no bairro de Camela, localizado no município de Ipojuca.

O ciclo junino revela histórias que fazem parte da tradição do Nordeste, como as danças típicas, culinária, folguedos e costumes da época. A programação voltada para o São João conta com receitas de bolo de fubá e bolo de pé-de-moleque, para quem quiser aprender, e interação do público que quiser compartilhar os seus pratos preferidos. Além disso, as redes sociais do Museu do Homem do Nordeste terão brincadeiras voltadas para toda a família, como o bingo das sílabas.

Outras atividades em homenagem ao santo que é conhecido como protetor dos doentes serão a apresentação de Rotas Juninas do Nordeste, com a diversidade cultural das festas por todos os estados da região, o Projeto Bumba-meu-boi, iniciado no Natal da Esperança, e até a história do Bacamarte, festividade junina que homenageia os santos com ritos, danças e performances com armas de fogo. A tradição segue com homenagens a todos aqueles que conservam a cultura nordestina, como Seu Ademário, antigo servidor da Fundaj, e homenageado do São João do Museu.

hris Brown se envolveu em mais uma polêmica de agressão. Desta vez, segundo informações do site TMZ, o rapper foi acusado de bater em uma mulher e será investigado.

A suposta vítima disse aos policiais que Chris bateu na nuca dela com tanta força que o aplique capilar dela caiu. Após a denúncia da mulher, polícia foi até a casa do cantor em San Fernando Valley, nos Estados Unidos, fez um relatório de agressão e nomeou o rapper como suspeito.

##RECOMENDA##

De acordo com fontes do site, a suposta vítima não teve outros ferimentos além do aplique capilar deslocado. Nenhuma prisão foi feita na ocasião e o rapper não comentou sobre o assunto.

Vale lembrar que Chris Brown já se envolveu em polêmicas relacionadas à agressão contra mulher quando estava se relacionando com a cantora Rihanna.

O cantor Fábio Jr. festejou na sua conta do Instagram, nesta terça-feira (22), a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Na rede social, o artista compartilhou com os fãs o recebimento do imunizante. Ele escreveu na legenda: "2ª dose!!! 'Brigadúúú'!!! Viva o SUS! Vacina para todos! #VACINASIM". Segurando a carteirinha de vacinação, o pai de Cleo e Fiuk recebeu elogios dos seguidores e de alguns famosos.

[@#video#@]

##RECOMENDA##

Nomes como Ary Fontoura, Cacau Protásio, Murilo Rosa, Afonso Nigro, Flávio Venturini, Alexandre Nero e Rodrigo Sant'Anna deixaram mensagens carinhosas para o músico. "Essa enfermeira não dorme mais", brincou na postagem a cantora Adryana Ribeiro. Fábio Jr. tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 12 de abril.

O vídeo dele em um posto de vacinação, em São Paulo, gerou repercussão quando uma profissional de saúde aplicou a injeção na voz de Alma Gêmea. A enfermeira disse na tietagem: "Morram de inveja, vocês perderam! Eu tinha que vir hoje na vacina, você é um princeso!". 

Ivete Sangalo voltou às redes sociais, nesta terça (22), para tentar esclarecer seu posicionamento político. Após lamentar as mais de 500 mil mortes da pandemia no país, sem fazer uso de um discurso muito direto e ser duramente criticada, a cantora retomou o assunto e disse que o atual governo não a ‘representa”.  

Na última segunda (21), uma postagem de Ivete sobre os mortos da pandemia no Brasil desagradou o público. Ela foi criticada e acusada de se 'isentar' perante ao atual quadro social do país. Nesta terça (22), a artista voltou ao tema e tentou esclarecer sua visão política. “Entendo o quão necessário é nesse momento não estabelecer dúvidas sobre o que acredito. Esse governo que está aí não me representa, nem mesmo antes da ideia dele existir”, disse através de prints no Instagram.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Parte do público parabenizou a baiana e aprovou seu posicionamento. Já outros não pareciam muito convencidos e voltaram a  criticá-la. “Estão satisfeitos agora? Ou querem a foto dela votando na urna?”; “Detesto pessoas dúbias”; “Eu to sendo mt chato com @ivetesangalo se posicionando com prints e nao em video?”; “Ou ela aceitava ser contra ou seria apedrejada”; “Consigo ver a @ivetesangalo bufando enquanto redige essa nota.”; “Por livre e espontânea pressão, Ivete Sangalo se pronuncia”. 

Tico Santa Cruz usou suas redes sociais para compartilhar ataques que vem sofrendo. Segundo o músico, ele e sua família vêm sendo alvo de ameaças de morte. Tico costuma usar seus perfis para se posicionar politicamente contra o atual governo federal. Para ele, esse é um de seus papéis enquanto artista.

Através de um tweet, na última segunda (21), o vocalista da banda Detonautas quis registrar que vem sendo alvo de ameaças. “Deixar público aqui o fato de que estão ameaçando minha família de morte. Não é a primeira vez que isso acontece. Mas a forma como estão fazendo é bastante grave! Então quero deixar registrado para que todos saibam dessa informação”. Pouco antes, ele havia criticado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela forma como tratou jornalistas durante uma entrevista, chamando-o de “descontrolado”. 

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Em entrevista ao portal IG, Santa Cruz falou sobre as ameaças e disse ser comum receber esse tipo de ataque. “Isso (oposição ao Bolsonaro) já me rendeu muitos problemas. Já tive minha página hackeada várias vezes. Tive um chip fraudado, fui à delegacia de crimes de internet por várias vezes fazer denúncias e boletins de ocorrência, processar pessoas, e claro, resguardar minha segurança. Essas ameaças são frequentes, enfim, é o fascismo". O músico disse, ainda, que acredita ser seu papel posicionar-se politicamente. “"Lido com todos os cuidados que preciso, com a atenção que preciso, mas como artista entendo que eu preciso me manifestar diante de um governo autoritário, negacionista e que não colabora em nada com a sociedade e com o país”.

Anitta que é cantora, compositora, independente, empresaria, poderosa, dona do próprio nariz e agora a mais nova parceira do conselho de administração do banco Nubank. Tá bom ou quer mais açúcar?

Pois é, Anitta não dá ponto sem nó e foi anunciada nesta segunda-feira, dia 21, realmente responsável por ajudar a empresa a aprimorar todos os seus serviços e produtos.

##RECOMENDA##

A cantora participará de reuniões trimestrais com todo o conselho e com a diretoria com o objetivo de discutir decisões estratégicas para o futuro do banco digital.

- É muito chato e constrangedor não conseguir ter acesso a produtos financeiros. Muita gente na América Latina sempre viveu de emprego informal. Como essas pessoas vão ter histórico de crédito? Fiquei impressionada ao ver o trabalho do Nubank em fazer com que milhões de pessoas se sintam incluídas, podendo ter uma vida financeira melhor, comentou Anitta em um comunicado do banco para a imprensa.

A intenção da marca é buscar por mais diversidade e tentar compor um conselho muito mais feminino, visto que, Anitta é atualmente a terceira mulher contratada para o conselho se juntando com Anita Sands - professora a Universidade americana de Princeton e com Jacqueline Reses que é ex-presidente da fintech Square e atual presidente do Conselho Consultivo Econômico do FED - o banco central americano.

Estamos torcendo para que essa parceria dê muito certo!

Gusttavo Lima está dando o que falar na internet. Segundo o Domingo Espetacular, o cantor sertanejo foi acusado de plágio por um compositor que diz ser o autor do sucesso Saudade Sua. A música teria sido oferecida ao sertanejo dois anos antes de ser lançada.

Fábio Basílio de Freitas afirma ser o autor da música, que na verdade se chamaria Fundo do Poço. Ele entrou com uma ação contra o sertanejo, que ainda está em andamento. "A música fui eu que fiz. Pessoas que eu não conheço, ganhando dinheiro com a minha ideia", disse.

##RECOMENDA##

Em 2018 a música teria sido oferecida oferecida para Gusttavo Lima por 100 mil reais. O sertanejo teria recusado e Fábio passou a negociar com outro artista. Nesse tempo, Gusttavo tentou negociar a compra da canção com Fábio novamente, mas as partes não se acertaram. A surpresa veio em 2020, quando a música havia sido lançada por Gusttavo Lima.

Advogado de Fábio afirmou que o escritório de Gusttavo Lima já ofereceu um acordo de R$ 20 mil, que foi recusado por eles e o processo segue em andamento na Justiça. Os valores de indenização estão na casa dos R$ 80 milhões.

O Domingo Espetacular também procurou o advogado do artista, que negou o plágio e afirmou que entrará com uma notícia-crime contra Fábio por dizer que Gusttavo Lima plagiou a música.

"Não houve plágio. Temos absoluta certeza que os compositores não plagiaram a ideia. É totalmente absurdo esse valor de causa. Entendemos que é um absurdo, fez isso para chamar atenção e difamar a imagem do Gusttavo. Haverá também o pedido de reparação de danos", disse a defesa de Lima.

No dia em que Ivete Sangalo recebeu uma avalanche de críticas por ser considerada “isentona” em relação aos mortos da pandemia e à gestão do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, Anitta resolveu se posicionar de forma direta e clara. Através de seu Twitter, a cantora postou um: “Fora Bolsonaro” e ganhou muitos elogios e alguns desaforos, aos últimos ela rebateu prontamente. 

Sem ‘arrodeios’, a Garota do Rio resolveu colocar a sua opinião pouco depois da polêmica em torno de Sangalo ter se instaurado. De forma clara e usando letras maiúsculas, a cantora postou: “500 mil mortes... é sobre FORA BOLSONARO sim! A favor da democracia, da economia, da saúde,  da educação, do senso COLETIVO”. Os seguidores adoraram o posicionamento e elogiaram: “Prometo nunca mais te atacar, mamãe”; “A surra na isentona da Ivete Sangalo, que apertou 17 com tanta força que o Bolsonaro sentiu a dedada”.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Porém, nem só elogios vieram após a postagem de Anitta. Os apoiadores do presidente não gostaram muito da colocação da artista e retrucaram. Porém, ela pareceu não ter se incomodado e rebateu as críticas prontamente. “Lá vem os bolsonarers (sim, o presidente tem um fã clube) me "atacarem" com um grandissíssimo insulto mandando eu retocar a tatuagem do meu c*.... ainda não desbotou... quando desbotar eu retoco pq é linda (duvido que os machão nao iam adorar) ... até pq, o cara ta empurrando  no c* de vocês sem pena e vocês ainda vão pra rua de motoca pedir mais(sic)”. 

O Teatro Bradesco anunciou que irá proporcionar uma live gratuita de Alceu Valença no dia 25 de junho, às 20h, com transmissão pelo Youtube. A apresentação do cantor irá conter os seus maiores sucessos como “Belle de Jour”, “Anunciação” e “Tropicana”, além de duas músicas inéditas de sua autoria, chamadas: “Era Verão” e “Sem Pensar no Amanhã”.

O cantor e compositor da música popular brasileira Alceu Valença também irá interpretar temas de Luiz Gonzaga como “Pau-de-Arara”, “Sala de Reboco” e “Sabiá”.  Recentemente a canção “Anunciação”, inclusive, foi trilha de uma campanha do Bradesco que levava uma mensagem leve e sensível, sobre a empatia.

##RECOMENDA##

Sobre o performance que trará para a live, Alceu descreveu em entrevista ao Teatro Bradesco que relacionou as canções a tudo que viveu, principalmente as cidades que morou, tornando a apresentação mais intimista. “Este show é inspirado na série de álbuns de voz e violão que estou lançando este ano. Recrio sucessos, revisito músicas menos conhecidas do meu repertório e apresento outras inéditas. A música nos leva a lugares que a quarentena nos impede de chegar. Esta performance é ao mesmo tempo uma viagem intimista e um filme que compartilho com o público. Gosto de pensar meus shows como o roteiro. É como se a câmera viesse do agreste de Pernambuco, onde nasci, passasse por cidades onde vivi e que tanto me inspiraram como Recife e Olinda. Depois vamos a São Paulo, Rio, Brasília, Lisboa, Paris, tudo através das canções”, disse o cantor.

Além de Alceu Valença, o Teatro Bradesco anunciou que pretende seguir proporcionando lives em dois formatos: “Teatro Bradesco Apresenta”, com um show musical, e “Teatro Bradesco Bastidores”, que tem como proposta levar um ambiente mais intimista e descontraído ao público, com muita música e histórias. O bate-papo será conduzido pelo músico João Marcello Bôscoli e convidados. No próprio Instagram do teatro, haverá conteúdos complementares como dicas de playlists e podcasts, além de vídeos específicos em datas comemorativas.

 

O programa Plurarte desta semana, com apresentação da cantora Sandra Duailibe, entrevista o músico multi-instrumentista Afonso Cappelo. O Plurarte está no ar sempre às sextas-feiras, na Rádio Unama FM (105.5), às 13h20, com reapresentação aos sábados, às 10 horas. Também será exibido no Espaço Universitário da TV Unama, na TV RBA, no sábado de manhã, e no portal LeiaJá. Acesse o Plurarte no Youtube aqui.

[@#video#@]

##RECOMENDA##

Novamente com restrições, São João 2021 será de casa. Mas como tradição, nada melhor que aquele som para se aproveitar o dia 24 de junho da melhor forma. Pensando nisso, o LeiaJá traz uma lista especial. Confira seis hinos do rock que foram transformados em forró:

My Immortal – Evanescence

##RECOMENDA##

Versão: Meu Mundo Sem Você – Noda de Caju

 [@#video#@]

Sweet Child O’Mine – Guns N’ Roses

Versão: Hoje a Noite Vai Ser Demais – Forró Estourado

 [@#podcast#@]

Send Me An Angel – Scorpions

Versão: O Navio e o Mar – Calcinha Preta

Bleeding Heart – Angra

Versão: Agora Estou Sofrendo – Calcinha Preta

Original: The Final Countdown – Europe

Versão: Te amo para sempre - Forró Corpo de Mulher

Come As You Are – Nirvana

Versão: Liga o som – Forró estourado

Neste sábado (19), dia em que completou 77 anos, Chico Buarque escolheu uma forma diferente de comemorar. O cantor e compositor foi às ruas, no Rio de Janeiro, para participar do ato #19J, que pedia por vacinação e pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O músico caminhou entre os manifestantes e as imagens de sua participação no evento foram compartilhadas pela internet.

Fazendo o uso da máscara de proteção individual, Chico Buarque participou da manifestação na sua cidade, o Rio de Janeiro. Os protestos aconteceram em diversas localidades do país, simultaneamente, e reuniram um grande número de pessoas nas ruas. 

##RECOMENDA##

[@#video#@]

No último mês de abril, Chico completou o seu esquema de imunização contra o coronavírus, recebendo a segunda dose da vacina. O direito à vacinação da população era uma das pautas do ato do qual o músico participou, neste sábado (19), além do pedido de impeachment do atual chefe de estado brasileiro, Jair Bolsonaro.

Campeã do BBB 21, Juliette está com a agenda cheia pra esse São João que se aproxima. Neste sábado (19), a advogada publicou no Instagram uma foto do ensaio da live "Arraiá do Safadão”, que fará com Wesley Safadão, Alceu Valença e Israel e Rodolffo.

Na legenda da postagem, agradeceu os cantores. “Um ensaio lindo e cheio de gentilezas. Obrigado por tanto Wesley Safadão, Alceu Valença e Israel e Rodolffo”, escreveu.

##RECOMENDA##

[@#podcast#@]

Enquanto no feed publicou foto com Alceu, no stories publicou uma sequência de fotos em que posa com Wesley. A live acontecerá neste sábado, a partir das 20h, e além dos cantores citados por Juliette, terá a cantora Taty Girl. O humorista Tirulipa ficará encarregado de apresentar a live que será transmitida diretamente da Vila do Forró, em Campina Grande, Paraíba.

Shippados

O reencontro, mesmo que seja para a live, entre Juliette e Rodolfo levou a web à loucura. Fãs voltaram a shippar um possível romance entre os dois e os nomes deles figuraram os assuntos mais comentados no Twitter.

[@#video#@]

Fãs do 'sertanejo raiz' foram surpreendidos com uma notícia triste. Após 74 anos de atividade na música brasileira, a dupla As Galvão, antes conhecida como Irmãs Galvão, anunciou o seu fim. Em entrevista ao canal de André Piunti no YouTube, Mary Galvão contou que a parceira Marilene, de 79 anos, não se lembra mais das letras das canções, devido ao avanço de Alzheimer.

"Amo muito a minha irmã, muito, muito. Vou sempre visitá-la. Um amor muito grande, por tudo o que nós passamos juntas, sempre uma dando apoio para a outra. Esse amor não vai acabar, não. Infelizmente não lembra mais as letras, não lembra mais nada. É muito triste", disse a cantora de 81 anos.

##RECOMENDA##

E emendou: "Não tem como [continuar]. É um lado muito triste, a pessoa que está doente não sabe nada. E a gente é que fica aguentando as coisas, que sofre pela pessoa". Mary e Marilene entraram no universo do sertanejo ainda na infância, quando tinham cinco e sete anos. As artistas eram a dupla do gênero musical com mais tempo de estrada. Elas foram responsáveis por eternizarem o clássico 'Beijinho Doce', lançado na década de 1940.

A cantora Luiza Possi e o diretor Cris Gomes serão pais de mais um menino. Em uma publicação nas redes sociais, Luiza contou aos fãs que o filho Lucca vai ganhar um irmãozinho. "Depois de muita espera e ansiedade, sentimos únicos que pairavam a minha mente e vida, hoje anunciamos que teremos mais um menino", disse a artista , ao postar o vídeo do chá revelação do bebê.

"A felicidade irradia as nossas vidas. A certeza que essa nossa vida trará não só alegria mas amor para mim, para o Cris e para o Lucca nos enche de esperança. Como é bom estarmos juntos! Filho, você já é muito amado. Seja bem-vindo”, finalizou a loira no conteúdo divulgado. Depois que deu a notícia, Luiza recebeu inúmeras mensagens dos internautas.

##RECOMENDA##

Os seguidores trataram rapidamente de parabenizar a família da voz do clássico 'Tudo Que Há de Bom'. "Parabéns! Que venha com muita saúde e trazendo mais felicidade ainda. Deus abençoe", comentou uma pessoa na postagem de Luiza Possi, no Instagram. "Parabéns, seus lindos! Que essa felicidade seja sempre plena na vida de vocês", declarou outra.

Veja:

[@#video#@]

A atriz e apresentadora Fernanda Souza está completando 37 anos nesta sexta-feira (18). No Instagram, ela recebeu uma homenagem do ex-marido, o cantor e compositor Thiaguinho. O músico não poupou palavras ao elogiar bastante Fê Souza na rede social. "Dia de festa na família!", iniciou ele.

"Sou muito grato por ter sua energia em minha vida! Que Deus abençoe demais seus caminhos e nossa união inabalável! Tudo de melhor! Porque você merece demais! Uma das melhores pessoas que conheço e tenho a honra de ter por perto! Conta comigo pra sempre, tá! Felicidades! Amo você, minha melhor amiga!", finalizou o artista na postagem.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Para festejar o aniversário de Fernanda Souza, Thiaguinho compartilhou com os fãs um clique de uma viagem do ex-casal. Surpreendida pelo pagodeiro, a atriz disparou na publicação: "Você sera pra sempre minha família! Conte comigo pra tudo porque eu também conto com você! Eu também te amo, meu melhor amigo". Fernanda e Thiaguinho ficaram juntos por oito anos, e decidiram se separar em 2019.

Neste domingo (20), artistas do cenário da música pernambucana irão fazer parte do projeto Rec-Beat Apresenta::Novos Pernambucanos. Em formato de showcase, os artistas selecionados pela equipe do Rec-Beat mostrarão seus talentos ao público de casa por meio do canal do festival no YouTube. Cerca de 200 inscrições foram recebidas pela direção do evento.

Os internautas poderão conferir a sonoridade de Bela Maria, Yannara, R Neto e Atena, e Sabrina & A Arca Cabocla. Todas as atrações foram pautadas pela turma do Rec-Beat pelos elementos da territorialidade, diversidade e ineditismo, além da potenciadade.

##RECOMENDA##

"O objetivo do Rec-Beat Apresenta::Novos Pernambucanos é contribuir para a divulgação de artistas pernambucanos que estão despontando na cena musical do estado e que, devido aos impactos do Covid-19, tiveram suas atividades interrompidas e que necessitam de ações que os mantenham visíveis", explica Antonio Gutierrez, diretor artístico do evento. A edição do Rec-Beat Apresenta::Novos Pernambucanos está prevista para começar às 16h.

[@#video#@]

Neste sábado (19), a partir das 14h (horário de Brasília), acontece a palestra online com o escritor, jornalista, pesquisador e podcaster, Bento Araújo. O evento é chamado de “Arte, Delírio e Transgressão: As Capas de Discos do Brasil Pós-Tropicalistas” e vai trazer uma análise sobre as cores usadas no movimento artístico conhecido como Tropicália. Além de trazer informações sobre um dos principais nomes que trabalharam neste modelo de arte, como Rogério Duarte (1939 – 2016).

Tropicália foi um dos movimentos artísticos que marcaram a história do Brasil, que aconteceu no final da década de 60, durante a Ditadura Militar (1964 – 1985) . Assim, o movimento abrangeu o cenário musical, cinematográfico, das artes visuais e artes cênicas,além de trazer discussões políticas e estéticas nessas composições. As letras e melodias envolviam a mistura de diferentes estilos, desde o rock psicodélico até a cultura brega, além de envolver uma linguagem voltada para a paródia e o deboche.

##RECOMENDA##

Nesta época também houve a expansão da fotografia, um elemento funcional nas capas de discos lançados na época. Um dos álbuns que mais se destacaram na época, foi o disco “Tropicalia ou Panis et Circencis” (1968), álbum de estúdio com participação de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé.  Na capa principal,  a foto dos participantes, em uma moldura com as cores verde, amarela e azul (em referência à bandeira brasileira).

Rogério Duarte foi um dos nomes que atuaram neste movimento artístico. É dele também o cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964). Duarte era amigo do diretor do filme, Glauber Rocha (1939 – 1981), e este foi um dos frutos artísticos na amizade entre ambos. Nos anos seguintes, ele também foi responsável por outras composições em cartazes de longas-metragens, como “O Desafio” (1965) e “A Opinião Pública” (1967).

No dia em que o Rio de Janeiro marcou nos termômetros 17ºC, Zeca Pagodinho resolveu aproveitar o seu cantinho com muito conforto. O músico divertiu internautas ao surgir bem à vontade em casa, usando um look despojado para os momentos de frio. De roupão e meia, Zeca declarou: "No inverno, as pessoas ficam mais elegantes, não é mesmo?".

Assim que compartilhou o clique, Zeca Pagodinho acabou ganhando elogios de cantores como Jorge Aragão, Alcione e Juliana Diniz. "Estilo não se compra, tem que nascer com ele!", escreveu a sambista Teresa Cristina. A imagem postada por Zeca alcançou quase 160 mil curtidas.

##RECOMENDA##

Veja:

[@#video#@]

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando