Cultura

| (re)vista

Lançou nessa segunda-feira (21) a mini websérie “Recife é um ovo”, do cineasta Gus Arruda Lins. A história traz com humor e pernambucalidade os encontros amorosos que acontecem dentro de um círculo de amizade. O trailer já anuncia: “A gente vai te provar que, se tu é de Recife, tu já pegou alguém que eu conheço. Ou a gente já se pegou”.

A trama acompanha a vida de Alice, que namora João Vitor, mas ainda tem uma queda por sua ex-namorada, Helena, o que acaba por lhe deixar dúvidas quando ela reaparece em sua vida por acaso. A mini websérie tem 3 episódios e pode ser vista nos perfis do Instagram e Youtube @recifeéumovo.

##RECOMENDA##

Para as gravações o cineasta reuniu profissionais experientes do cinema pernambucano, com grandes produções na bagagem, como os técnicos de som Moabe Filho e Pedrinho Moreira (filmes Greta e Joaquim) e a produtora Clarissa Dutra (Janela Internacional do Cinema). O cineasta Gus Arruda atualmente mora em São Paulo e veio à Recife entre os meses de dezembro e janeiro de 2021, gravar na zona norte da cidade. Dos testes de elenco às filmagens foram adotadas medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde, que tornaram possível a produção.

Veja o trailer:

[@#podcast#@]

 

A Prefeitura de Bezerros enviou, na última segunda (14), para Câmara de Vereadores, o projeto de Lei Nº 004, de 14 de junho de 2021, que institui o Auxílio Emergencial Junino para os artistas e grupos locais. O PL leva em consideração os impactos financeiros causados pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que afetou fortemente o setor cultural e impediu a classe de promover atividades culturais.

O projeto do Executivo Municipal estabelece o pagamento do auxílio em parcela única ou, no máximo, duas, de acordo com o cronograma e critérios definidos em regulamento. O valor total disponibilizado para as ações emergenciais do ciclo junino será de 50 mil reais, divididos individualmente entre as categorias a seguir:

##RECOMENDA##

• Trios pé-de-serra

• Bandas pé-de-serra

• Quadrilhas

• Grupos de dança e mazurca

• Artistas de teatro

• Violeiros

Uma comissão especial será formada, no âmbito da Secretaria de Turismo e Cultura, para analisar e validar os pedidos de inscrição e posteriormente a concessão do auxílio emergencial. Lembrando que, para ter acesso aos recursos, os artistas e grupos culturais também precisam estar condicionados aos critérios estabelecidos no projeto de lei, que são: 

• Possuir domicílio comprovado em Bezerros;

• Estar no cadastro municipal do exercício 2019 e que comprove efetiva realização de apresentação e/ou prestação de serviço no último ciclo junino realizado na cidade;

• Cumprir critérios de renda familiar máxima, conforme regulamento;

• Não ter vínculo formal com a iniciativa privada ou serviço público, não receber benefícios previdenciários ou assistenciais, não estar recebendo seguro desemprego ou valores de programas de transferência de renda federal, com exceção do programa Bolsa Família.

Importante lembrar que, caso o número de inscritos exceda o valor destinado ao auxílio junino, serão utilizados critérios de prioridade constantes na regulamentação do projeto de lei. Os artistas e grupos que estejam impedidos de contratar junto à Administração Pública ou de receber recursos públicos por decisão judicial ou administrativa estão vedados para recebimento do auxílio. 

Os recursos do Auxílio Emergencial Junino serão decorrentes de dotação orçamentária destinada à Secretaria de Turismo e Cultura do município, que poderá expedir portarias normativas para complementar, esclarecer e orientar a execução do projeto de lei.

ARTESANATO

A prefeitura estuda, brevemente, lançar um novo projeto para contemplar os artesãos do  município.

*Via Assessoria de Imprensa

Olinda se destaca pela preservação patrimonial e sua multiculturalidade. Para continuar dando voz aos agentes culturais residentes e atuantes da cidade, o município realiza mais uma eleição para escolha dos representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Olinda (CMPCO), para o biênio 2020-2022.

A primeira reunião de preparação e apresentação do processo da eleição acontecerá na próxima sexta-feira (18), às 10h, pelo Google Meet. É fundamental a participação dos artistas, grupos culturais, agremiações carnavalescas, entidades não governamentais e produtores do município com o objetivo de conhecerem o regimento e cronograma do processo eleitoral.

##RECOMENDA##

Os interessados em participar deste primeiro encontro devem fazer a sua inscrição gratuitamente neste link: https://www.even3.com.br/cmpco2123/, e na sexta-feira (18), todos os inscritos receberão o link da reunião no e-mail cadastrado.  A composição do conselho é formada por 12 segmentos, que irão eleger 24 representantes no total, sendo 12 titulares e 12 suplentes.

Os segmentos são: Artes Plásticas; Artesanato; Artes Cênicas; Artes Visuais; Carnaval; Cultura Popular; Costumes e Saberes; Entidades Não Governamentais; Literatura; Patrimônio; Música e Trabalhadores da Cultura

O que é e qual a função do Conselho?

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Olinda é um órgão colegiado (composto por representantes governamentais e da sociedade civil) de natureza deliberativa, normativa, consultiva e fiscalizadora, integrante da estrutura da Secretaria de Patrimônio e Cultura (SEPAC), e tem a finalidade de propor diretrizes, discutir,monitorar, desenvolver e fomentar as atividades culturais na cidade. Ele é importante por possibilitar a participação social na gestão da Política Cultural do município.

Por meio do conselho, representantes da Sociedade Civil podem encaminhar mais facilmente as demandas dos segmentos culturais aos quais estão ligados e contribuir para que as tomadas de decisão ocorram de forma mais democrática.

*Via Assessoria de Imprensa

Ariano Suassuna foi escritor e dramaturgo, criador de um movimento de valorização das artes populares, o Movimento Armorial. Talvez um dos nomes mais conhecidos - e reconhecidos - da cultura nordestina, é dele o texto de um dos filmes de maior sucesso do cinema brasileiro, O Auto da Compadecida. 

O longa, lançado em 2000, conquistou uma das melhores bilheterias já registradas no país, vitórias em premiações importantes e milhares de fãs apaixonados - alguns que de tanto reverem o filme já decoraram até algumas falas. Mas, essa não foi a única obra baseada ou inspirada no trabalho de Ariano. Desde sempre, o legado do escritor, falecido em 2014, vem  inspirado outros artistas, das mais diferentes linguagens, e gerando tantos outros produtos culturais. 

##RECOMENDA##

Nesta quarta (16), dia em que Ariano Suassuna é lembrado pelo seu aniversário - se estivesse vivo, o escritor estaria com 94 anos -, o LeiaJá elencou algumas obras inspiradas no rico arsenal cultural deixado por ele. Confira.  

O Auto da Boa Mentira

[@#podcast#@]

O filme, que chegou aos cinemas em abril de 2021, traz pequenas esquetes cujo tema central é a mentira. O roteiro é baseado nas histórias contadas por Ariano Suassuna em suas aulas mestras. O elenco conta com Renato Góes, Cássia Kiss, Aramis Trindade, Leandro Hassum, Nanda Costa e Jesuíta Barbosa, entre outros.

Quarteto Encore

Reprodução/Facebook

Nascido em 2009, o Quarteto Encore tem como inspiração o Movimento Armorial criado por Suassuna. A proposta do grupo é promover o encontro entre a música nordestina e a erudita com versatilidade e qualidade.  O Encore foi vencedor do 27º Prêmio da Música Brasileira na categoria ‘Melhor Álbum de Música Regional’ com o espetáculo ‘Cordas, Gonzaga e afins’,  além de ter sido  indicado ao Grammy Latino, em 2016, com o mesmo trabalho. 

Suassuna - O Auto do Reino do Sol

[@#video#@]

Com texto de Bráulio Tavares, canções de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penha, o musical percorreu o país contando a história de Ariano Suassuna sob uma outra perspectiva. O objetivo era apresentar o escritor sem ser um espetáculo de fato biográfico ou adaptado de suas obras. O espetáculo é assinado pela Companhia Barca dos Corações Partidos, e no canal do YouTube do grupo é possível assistir a alguns vídeos referentes a ele.

@mariaxilo 

Reprodução/Instagram

A artista plástica recifense Louane Martins de Souza, a Maria Xilo, enveredou no mundo das xilogravuras após  realizar um trabalho escolar com o propósito de homenagear Ariano Suassuna. Ela tinha apenas 13 anos de idade e acabou descobrindo um enorme talento. Hoje, aos 17 anos, a pintora autodidata se dedica à criações com temas políticos, como o racismo, e compartilha suas obras através do Instagram @mariaxilo. Ela faz sucesso ente os famosos e já passou por programas globais como Encontro com Fátima e o É de Casa. 


 

O governador Paulo Câmara sancionou, na última segunda-feira (14), a Lei n° 17.321/2021, que institui o Auxílio Emergencial Ciclo Junino de Pernambuco para artistas e grupos culturais impedidos de promover suas atividades por conta da pandemia da Covid-19. Criado com recursos do Tesouro Estadual, os R$ 3,2 milhões serão pagos a mais de 400 artistas e grupos que tenham sido contratados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ou pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) nos ciclos juninos de 2018 e 2019, beneficiando mais de cinco mil pessoas.

“Mais um movimento que estamos fazendo em um ano tão difícil para a classe artística. Já fizemos o Ciclo Carnavalesco e, agora, o Ciclo Junino. Queremos atuar em parceria com um movimento cultural no qual Pernambuco sempre se sobressaiu pela qualidade dos seus artistas, dos equipamentos e da forma de pensar a cultura como estratégia de desenvolvimento do Estado, junto com a educação”, afirmou Paulo Câmara.

##RECOMENDA##

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, a ação reforça o reconhecimento da perda de uma cadeia produtiva, que referencia não apenas a cultura propriamente dita, mas também o turismo. “O auxílio emergencial é uma sinalização da importância e do reconhecimento do segmento cultural para a cadeia produtiva em Pernambuco. O Estado tende a utilizar essa ferramenta para diminuir esse impacto e, ao mesmo tempo, proteger esse segmento, para que em um futuro próximo possamos, de maneira muito ampla, usufruir do talento desses artistas importantes para o nosso ciclo junino”, explicou.

O valor do Auxílio Emergencial Ciclo Junino de Pernambuco corresponderá a 60% do último cachê recebido pelo artista ou grupo cultural, por meio de contratação realizada pela Fundarpe ou Empetur nos ciclos juninos anteriores. Os valores terão um piso de R$ 3 mil e um teto de R$ 15 mil, pagos em parcela única no dia 30 de julho deste ano.

Representando a classe artística, Armandinho, vocalista da Banda Fulô de Mandacaru, destacou a importância da valorização aos artistas do Estado. “Esse é um momento importante para estabelecer esse elo de comunicação e valorizar o nosso patrimônio e a cultura pernambucana, que é levada para o Brasil e para o mundo”, enfatizou.

O edital será lançado nesta terça-feira (15), no Diário Oficial de Pernambuco. Seguindo o modelo de benefício à classe cultural promovido no Carnaval deste ano, as inscrições deverão ser realizadas a partir do dia 21 de junho, encerrando às 18h do dia 9 de julho, por meio da plataforma online Prosas (www.prosas.com.br). Entre as atrações artísticas contratadas pela Fundarpe e/ou Empetur nos ciclos juninos de 2018 e 2019, estão quadrilhas juninas, cirandas, grupos de coco, xaxado, bacamarteiros, bois, trios de forró pé-de-serra, bandas de forró e artistas solo.

Também estiveram presentes à cerimônia de sanção da lei o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto; e os artistas Nádia Maia, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Benil, Pingo, Dudu do Acordeon, Beto Ortiz, Novinho da Paraíba e César Amaral.

*Via Assessoria de Imprensa

O Rio de Janeiro já tem seu primeiro evento teste para o pós-vacinação planejado. De acordo com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), em dezembro, a ilha de Paquetá vai receber um Carnaval fora de época. No Twitter, o gestor  falou sobre os planos. 

No próximo domingo (20), todos os moradores da ilha com 18 anos ou mais serão vacinados. de acordo com a coluna do jornalista Ancelmo Góes. A iniciativa faz parte de  um estudo realizado pela Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

##RECOMENDA##

No Twitter, o prefeito Eduardo Paes confirmou que, caso a estratégia funcione, em dezembro será realizado o primeiro evento teste do Rio de Janeiro, um Carnaval fora de época. A festa será restrita aos moradores da ilha. 

Em um momento em que o posicionamento político de artistas tem sido fortemente cobrado, vários deles fizeram questão de marcar presença em um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último domingo (13). Lula esteve no Rio de Janeiro e aproveitou para conversar com os trabalhadores da cultura. Pelas redes sociais, ele frisou a importância da cultura para o desenvolvimento do país e pela recuperação da cidadania. 

Participaram do encontro artistas de diversos segmentos, da música ao teatro, passando pela televisão. Nomes como Marcelo D2, Tonico Pereira, Zé de Abreu, Maria Flor, Dira Paes, Antônio Pitanga, Paulo Betti e Osmar Padro, entre outros, marcaram presença na reunião como ex-presidente.

##RECOMENDA##

Pelo instagram, Lula falou sobre o momento e sobre a importância de ouvir a classe. “Quis fazer esse encontro porque acho que através da cultura a gente pode recuperar a nossa tão sonhada cidadania. É preciso que a gente veja a cultura como uma indústria de produzir cultura e riqueza. A reconstrução desse país passa pela cultura. e temos que lutar por uma cultura que represente esse país em todas suas dimensões. O que eu posso dizer é que é possível fazer isso”. 

[@#video#@]

 

Internautas ficaram agitados, nesta quinta-feira (11), com uma novidade da Netflix. A plataforma divulgou nas redes sociais o trailer da série Mestres do Universo: Salvando Eternia, com história baseada em He-Man. Inspirada na animação de sucesso das décadas de 1980 e 1990, a produção está prevista para ser lançada no dia 23 de julho.

O vídeo liberado mostra muita ação, elemento que faz o desenho até hoje ser lembrado pelos fãs. O elenco de dublagem é formado por Mark Hamill (Esqueleto), Lena Headey (Maligna), Chris Wood (Príncipe Adam/He-Man), Stephen Root (Pacato/Gato Guerreiro), Susan Eisenberg (Feiticeira) e Cunningham (Mentor). A nova aposta da Netflix tem Kevin Smith como produtor executivo.

##RECOMENDA##

Confra o trailer:

Príncipe Harry e Meghan Markle agradeceram as mensagens recebidas após anunciarem o nascimento de Lili, segunda filha deles. No site oficial dos duques de Sussex, eles afirmaram, através de uma mensagem, que a bebê é muito mais do que eles poderiam imaginar.

Eles agradecerem o apoio no momento especial da família e pediram para aqueles que desejam enviar presentes que façam doações a algumas organizações que trabalham com mulheres e meninas. Os dois também anunciaram que estão de licença parental, mas que a Archewell, organização fundada por eles, continuará realizando seu trabalho normalmente.

##RECOMENDA##

Veja a mensagem completa: "No dia 4 de junho, fomos abençoados com a chegada da nossa filha, Lili. Ela é mais do que jamais poderíamos ter imaginado e continuamos gratos pelo amor e pelas orações que sentimos em todo o mundo. Obrigado por sua contínua gentileza e apoio durante este momento muito especial para nossa família.

Para aqueles que desejam enviar presentes, pedimos que você apoie ou se informa mais sobre essas organizações que trabalham para mulheres e meninas: Girls Inc., Harvest Home, CAMFED ou Myna Mahila Foundation".

Apresentação

O rostinho de garotinha ainda é um mistério para o público. No entanto, uma fonte próxima ao casal revelou ao Radar Online que a Rainha Elizabeth II já conheceu a bisneta. A monarca teria sido o primeiro membro da família real britânica a ser apresentada a bebê. Harry teria feito uma chamada de vídeo para a avó logo após o nascimento da filha, no dia 4 de junho.

A Meghan agora está descansando em casa, ela e o Harry já apresentaram a Rainha à bisneta por vídeo. Desde a mudança deles para Los Angeles a Rainha tem estado cada vez mais familiarizada com videoconferência. Ela fala por meio da tecnologia com o Harry, a Meghan e o Archie e a usou para conhecer a bisneta. É uma bisavó muito moderna, revelou a fonte.

Logo após a apresentação à Rainha, o casal também falou com o príncipe Charles, pai de Harry, e com o príncipe William e Kate Middleton.

Para o informante, a apresentação é um novo capítulo na vida da família real, que vive momentos de tensão por causa das recentes declarações de Harry e Meghan sobre os membros da realeza.

Trata-se do começo de um novo capítulo para a família que poderá fechar velhas feridas. Há finalmente esperança que todos possam se reunir outra vez, disse a fonte.

Nome

O casal resolveu fazer uma homenagem para a Rainha Elizabeth II, avó de Harry, e para a princesa Diana, mãe do príncipe, ao escolher o nome da filha, Lilibet Lili Diana Mountbatten-Windsor. O casal planeja usar o apelido Lili para se referir à ela.

Lilibet é uma homenagem à avó de Harry, que foi carinhosamente chamada de Lilibet quando criança por seus familiares como um apelido. A Rainha, aliás, assinou uma nota manuscrita no caixão do marido, príncipe Philip, que morreu em abril deste ano, com o apelido. Ele foi considerado a última pessoa na vida da rainha a chamá-la por esse nome.

Assim como irmão, príncipe William, e a cunhada, Kate Middleton, Harry também homenageou a mãe, a princesa Diana, ao colocar o nome do meio da filha com o nome da avó. A segunda filha dos duques de Cambridge, a princesa Charlotte, se chama Princess Charlotte Elizabeth Diana.

Segundo a People, Harry e Meghan também haviam pensado em outro nome para a filha, que poderia ter se chamado Philippa. Além de uma homenagem ao avô de Harry, príncipe Philip, o nome, de acordo com o veículo, também teria um significado histórico, já que seria uma homenagem a Philippa de Hainault, a esposa do Rei Edward III, a primeira rainha negra da Inglaterra.

Ainda segundo a People, o nome da filha de Harry e Meghan estavam no radar do príncipe desde 2019, quando eles ainda estavam à espera do primeiro filho.

Durante uma visita a cidade de Birkkenhead, ele ouviram sugestões de nomes de um grupo de crianças. No passeio, Harry demonstrou interesse no nome Lily, perguntando a uma mãe como ela soletrava o nome da filha, que foi inspirado em uma flor.

Linha Sucessória

A revista People também revelou que o nascimento de Lili implicará em uma mudança na linha de sucessão ao trono britânico. A filha de Harry e Meghan é a oitava na fila ao trono, logo atrás de seu irmão mais velho, Archie Harrison.

Harry, como se sabe, é o sexo na ordem de sucessão, logo atrás dos três filhos do príncipe William, seu irmão mais velho: príncipe George, de sete anos de idade, a princesa Charlotte, de seis anos, e o príncipe Louis, de três anos. O filho mais velho da rainha, pai de William e Harry, o príncipe Charles é o primeiro na linha de sucessão.

Homenagens

O casal recebeu diversas mensagens de membros da família real pelo nascimento da filha. Além da Rainha, do príncipe Charles e de William e Kate Middleton, Harry e Meghan também foram parabenizados pela princesa Eugenie, que está grávida do seu primeiro filho.

No Instagram, ela publicou uma mensagem sucinta ao primo: "Parabéns, queridos primos ... não poderíamos estar mais felizes por todos vocês", disse.

A organização humanitária Aldeias Infantis SOS Brasil (SOS Children’s Villages International) disponibiliza gratuitamente uma série de oficinas com arte-educadores sobre temas relacionados ao teatro, dança, música, leitura, contação de histórias e ecologia. Os vídeos, que agora podem ser facilmente acessados por outros educadores ou por crianças e jovens de qualquer parte do Brasil pelo YouTube, foram gravados para a segunda edição do Projeto Fortalecer: Território, Cultura e Saberes.

A iniciativa da Aldeias Infantis SOS Brasil foi pensada para contribuir com a formação cultural de crianças e jovens nas cidades pernambucanas de Araçoiaba, Paulista e Recife. Nesta segunda edição, o projeto foi realizado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Unilever, Cremogema e Inbetta. As oficinas foram realizadas ao longo de dois anos, inicialmente de maneira presencial e depois virtualmente.

##RECOMENDA##

Assim como aconteceu com outros projetos culturais nos últimos anos, o Projeto Fortalecer também precisou ser adaptado por causa da pandemia de Covid-19. Além das oficinas, o espetáculo em que participantes da iniciativa apresentaram suas vivências ao público também teve sua estreia apenas online. A gravação aconteceu no no Teatro Boa Vista, no Recife, com roteiro e direção de Alexandre Spain e participação especial do Palhaço Chocolate, e segue disponível no Youtube.

“O Projeto Fortalecer vem sendo realizado há dois anos com o objetivo de incentivar o fortalecimento familiar e comunitário nos três municípios, proporcionando contato com culturas locais e o direito de sonhar. Apoiamos as crianças, jovens e os familiares para que eles consigam construir novas narrativas, novas perspectivas de vida”, afirma Josiane Silva, coordenadora do projeto em Pernambuco.

Sobre o desafio de manter as atividades durante a pandemia, ela completa: “Nossas ações foram adaptadas, mas as equipes continuam acompanhando as famílias. Neste momento, isso é ainda mais necessário. As crianças receberam as atividades em casa e as realizaram junto com suas famílias. Pisar em um palco de teatro, para essas crianças, foi a realização de um sonho. Para manter todos os participantes do projeto Fortalecer seguros, fizemos exames de Covid e seguimos todos os protocolos para prevenção”.

Ao todo, 200 crianças e adolescentes participaram das atividades, sendo seis deles selecionados para compor o elenco do espetáculo 3 Atos em 4 Tons, também disponível no YouTube.

Além de serem um material que pode ser aproveitado pelos educadores nas salas de aula virtuais, as oficinas e o espetáculo podem ser úteis no ambiente doméstico. Isso porque muitos pais e responsáveis recorrem à internet em busca de conteúdo que seja seguro para as crianças e também precisam de recursos para incentivar hábitos saudáveis nas crianças e adolescentes.

Então, porque não aproveitar os vídeos do Projeto Fortalecer para criar um instrumento musical junto com as crianças, explorar os cinco sentidos durante uma aula de teatro, soltar a imaginação com uma contação de histórias ou colocar o corpo em movimento dançando ritmos brasileiros? Esses são alguns dos elementos contemplados nas oficinas de teatro (com a arte-educadora Walquiria Araújo), dança e ecologia (com Vera Lima), música (com Fábio Santos) e leitura e contação de histórias (com Jojoba Inácio).

CONFIRA AS OFICINAS DO PROJETO FORTALECER

Dança / Ecologia lúdica

Leitura e contação de histórias

Música

Teatro

Da assessoria

Para a alegria dos fãs da saga Harry Potter, uma loja gigante sobre o filme foi inaugurada em Nova York, nos Estados Unidos, na última quinta-feira, dia 3. Segundo o New York Post, a loja tem três andares e estará aberta de segunda à sábado, das 10h às 21h. Aos domingos, o funcionamento será das 11h às 19h.

Os potterheads, fãs da saga, formaram uma fila gigante para conhecer o local já no dia da inauguração. A Warner Bros. anunciou a loja baseada na obra da autora J.K. Rowling, em abril.

##RECOMENDA##

O local possui 15 áreas sobre Harry Potter, incluindo uma estátua de Fawkes, a Fênix, que domina a entrada. Essa é uma exclusividade que foi feita à mão por uma equipe de produtores, e faz parte de uma série de recursos exclusivos do local.

[@#galeria#@]

Mais de mil adereços estão em exibição, sendo que muitos deles foram usados nos filmes. A loja ainda possui uma série de estações de realidade virtual para dar aos visitantes a experiência de voar, além de uma visão do campus de Hogwarts. Os fãs também poderão se alimentar com lanches exclusivos, como a famosa cerveja Butterbeer.

Devido à pandemia da covid-19, as tradicionais festas juninas presenciais celebradas anualmente por todo o Brasil serão canceladas. Como forma de manter viva a tradição local e prestar apoio ao segmento artístico e cultural do município, a Prefeitura do Paudalho, através da sua Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer, Esporte e Juventude, entre os dias 23 e 25 de junho, realizará o São João 2021 por meio de transmissão on-line.

Por meio de edital serão selecionados projetos artísticos exclusivos para a festividade com a temática junina. As propostas escolhidas contarão com apoio financeiro da Prefeitura e farão parte da grade de apresentações on-line. O período de inscrição no processo seletivo tem início hoje (31) e prossegue até o dia 10 de junho. Para participar do credenciamento, o candidato deve ser habilitado no Sistema Municipal de Informação e Indicadores Culturais (SMIIC).

##RECOMENDA##

As modalidades para as transmissões ao vivo incluem bandas, quadrilhas juninas (segmento adulto e infantil), grupos de teatro, grupos culturais tradicionais, poetas e cantadores. As apresentações deverão ter classificação etária livre e não poderão conter edições com marcas ou logos.

Saiba como se inscrever

Para se inscrever o candidato deve comparecer de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer, Esporte e Juventude, localizada na Antiga Estação Ferroviária, S/N, Santa Tereza, Paudalho, no horário das 08h às 17h. Durante o momento, os proponentes deverão entregar uma lista de documentos especificados no Edital de Credenciamento. Todas as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel, deverão ser respeitadas. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de junho.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer, Esporte e Juventude através do telefone (81) 3636.1156.

Em Pernambuco, o amor pelo frevo é levado tão a sério que transcende os limites do ciclo carnavalesco. Por essas bandas, o ritmo é tratado muito além do que somente música para se divertir e acaba virando profissão, tradição de família, e nem os animais escapam. Que o diga Capiba Germano da Hora, o cãozinho do frevo.

Sendo ‘filho, neto e bisneto’ de quem é, esse pet não poderia ter outro nome. O buldogue francês de apenas um ano e meio é de Mariana Pragana da Hora, filha do cantor Nonô Germano e neta de Claudionor Germano, o Rei do Frevo, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O mais novo integrante da família, inclusive, já está seguindo os passos da ‘fama’ e encanta diariamente cerca de 200 seguidores em seu perfil no Instagram.

##RECOMENDA##

O cantor Nonô Germano e o mais novo membro da família, o 'doguinho' Capiba. Foto: Reprodução/Instagram

O nome do cãozinho, uma homenagem a um dos mais importantes compositores de frevo do país, foi consenso entre a família. “A gente quis prestar uma homenagem por ter tudo a ver com nossa história, (Capiba era) uma pessoa muito ligada à gente, muito carinhoso,  e que também gostava de animais; muito mais gatos que cachorro, porque na casa dele tinha uma tuia de gato. E por (o cachorro) ser branquinho, a gente lembrou da cabeça branca de Capiba, a gente foi conversando e achou que o nome ficaria bom pra homenageá-lo”, disse Nonô em entrevista ao LeiaJá, a primeira de sua carreira sobre um pet. 

Mas, além de carregar o nome de um dos maiores representantes do frevo, o cãozinho também ostenta outros sobrenomes importantes. Ele é um Germano, clã do frevo em Pernambuco, encabeçado por ninguém menos que Claudionor Germano, Patrimônio Vivo do Estado; e ainda conta com o sobrenome ‘da Hora’ de outro parente emblemático, o artista plástico Abelardo da Hora, falecido em 2014, irmão de Claudionor.  

O ‘doguinho’, inclusive, convive bastante com o ‘bisavô’ e está sempre nas reuniões familiares, a exemplo do aniversário de 89 anos do rei do Frevo, no último mês de abril. “É um xodó. Essa raça é muito companheira, muito calma. O cachorro gosta de estar sempre junto, perto da gente, é muito carinhoso, e pra companhia pra um idoso é bem legal”, diz Nonô.

Capiba com Mariana e Claudionor Germano, na comemoração dos 89 anos do 'bisavô'. Foto: reprodução/Instagram

Segundo Mariana, a ‘mãe’ (tutora) do doguinho, o público da internet se diverte com a homenagem que ele traz no nome. Ela conta que  Capiba não dá muito trabalho mas é bastante brincalhão, característica da raça Buldogue Francês. No perfil do pet, em início de ‘carreira’ nesse meio dos influencers, Mariana compartilha fotos e vídeos cheios de ‘fofurices’: “A gente teve essa ideia de ficar interagindo postando, então é bem legal, tem uma interação. Os amigos, a família segue e todo mundo gosta”. 

Ainda muito jovem, com apenas um ano e meio de idade, Capiba só teve a oportunidade de viver um Carnaval. Porém, como bom representante de uma família que dedicou e dedica a vida a um dos ritmos mais representativos do Estado, curte sempre que pode ao lado dos seus, em casa mesmo. “Ele vive o carnaval aqui dentro com a gente. E ele gosta de ouvir o frevo, viu? Quando bota ele fica prestando atenção, ele gosta da sonoridade. Ele só não sabe distinguir quais são as músicas de Capiba, mas ele gosta de frevo de modo geral”, brinca Nonô.  

[@#video#@]

Frevo o ano inteiro

Muito embora o cãozinho Capiba não consiga distinguir os frevos que curte dentro de casa, brevemente ele poderá ouvir as novidades que seu ‘avô’, Nonô Germano, vem preparando. Apesar da pandemia, o cantor continua produzindo como pode, e dedicando-se a um projeto que conta com a parceria do produtor musical Michael Sullivan. “É um frevo diferente, com participação de outros artistas que estão na mídia, então a gente tá alinhando esse projeto todo para lançar) assim que liberar (as restrições da pandemia)”.

Para Nonô, o grande trunfo do projeto Frevo de Balada, ao qual ele vem se dedicando desde 2007, é quebrar a sazonalidade do frevo e mantê-lo nas paradas musicais durante todo o ano. “É um frevo com cara de ano inteiro”, resume o artista. O Capiba e o público fã da ‘frevança’ agradecem. 

 

 

Com a missão de refletir sobre o sincretismo religioso presente na festa mais popular do Nordeste, o São João, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), com o apoio do Centro Cultural Cais do Sertão, promove o webinário 'Acorda Povo que o São João chegou: Festa e Ancestralidade'. O encontro virtual será transmitido nesta terça-feira (1º), no canal do YouTube do Cais, a partir das 19h.

“Discutir os encontros entre os aspectos distintos da nossa cultura tem sido bastante rico ao longo desses meses. Refletir sobre gênero, fê, ancestralidade e musicalidade em uma festa que carrega tantos significados para Pernambuco possibilita que o Cais dê continuidade ao trabalho de unir todas às expressões artísticas em seu espaço - seja virtual ou físico”, analisa a coordenadora de Conteúdo, Clarice Andrade.

##RECOMENDA##

O foco da conversa terá como mote as ações do  ‘Acorda Povo’ e a bandeira de Xangô em debate.  O debate também elucida o encontro das  manifestações juninas com a ancestralidade. Na roda de conversa, Clesiton Almeida, representante do Acorda Povo do bairro de Areias, no Recife; Esther Monteiro, do Ilê Obá Aganjú Okoloyá e Mestra em Antropologia e Helaynne Sampaio do Ilê Obá Aganjú Okoloyá, Mestranda em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco UFPE /CAA e Diretora de Dançado Afoxé Oyá Alaxé. O historiador Mário Ribeiro media o encontro.

*Via Assessoria de Imprensa



 

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Caruaru não será tomada pela alegria costumeira das festas juninas. Cenário do maior e melhor São João do mundo, o município do agreste pernambucano não vai realizar sua tradicional festa devido a pandemia da Covid-19. Com o objetivo de reduzir os impactos econômicos causados pela não realização do evento e ajudar os artistas locais e grupos que fazem parte da cadeia produtiva da festa, a Prefeitura de Caruaru vai enviar para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para a criação do Benefício Emergencial Municipal: o BEM São João. O auxílio vai contemplar os artistas que participaram das festividades juninas do município em 2019, que moram em Caruaru e que já têm cadastro na prefeitura.  

De acordo com a Prefeita Raquel Lyra, o pagamento do BEM São João será feito em parcela única e os valores variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil. “Após a aprovação da lei, divulgaremos a lista no site da Prefeitura com todos os artistas que serão contemplados. Sabemos da importância do evento para o nosso povo, seja no amor pela festa e toda a representatividade cultural ou para a economia da nossa cidade, mas vivemos em um momento crítico da pandemia em nossa região. Acreditamos que vamos passar por tudo isso e sairemos ainda mais fortes”, afirmou a prefeita

##RECOMENDA##

Terão direito ao BEM São João cantores, cantoras e bandas de música; trios pé-de-serra; batalhões de bacamarteiros; bandas de pífano; poetas, declamadores e repentistas; atores, atrizes e grupos teatrais; grupos de artes plásticas; gastronomia (comidas gigantes); bois; reisado; mazurca; e companhias de dança e quadrilhas juninas.

*Via Assessoria de Imprensa

 

 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, casou-se neste sábado (29) com sua noiva, Carrie Symonds, em uma "cerimônia secreta", segundo veículos de imprensa britânicos.

Boris Johnson, de 56 anos, conhecido por sua agitada vida amorosa, casou-se com Carrie Symonds, de 33, na catedral católica de Westminster, na presença de amigos próximos e familiares, noticiaram os jornais Mail on Sunday e The Sun.

##RECOMENDA##

Johnson tornou-se, assim, o segundo primeiro-ministro britânico a se casar durante seu mandato, depois de Robert Jenkinson em 1822.

O casal esperava há meses para se casar, após ter tido que adiar a cerimônia, prevista para o ano passado, por causa da pandemia. Eles ficaram noivos em dezembro de 2019 e têm um filho de um ano, Wilfred.

Assistiram à cerimônia cerca de trinta pessoas - o máximo autorizado atualmente -, após terem sido convidadas de última hora, segundo o Mail on Sunday.

O casamento foi celebrado pelo mesmo sacerdote que batizou o filho do casal - que também esteve presente na cerimônia -, acrescentou o The Sun.

Boris já tinha sido casado duas vezes. Teve quatro filhos com sua esposa anterior, a advogada Marina Wheeler, de quem se separou em 2018. Ele teria também uma filha nascida de um caso amoroso.

Quando foi eleito, em 2019, Johnson se tornou o primeiro chefe de governo a residir em Downing Street com sua companheira sem estar casado.

Carrie Symonds, uma ex-encarregada de comunicação do Partido Conservador, teve o filho semanas depois de Johnson deixar a unidade de terapia intensiva, aonde deu entrada após ter contraído o coronavírus.

Na manhã desta sexta (28), o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a criação de um edital voltado a artistas e grupos culturais que atuam no ciclo junino. O Auxílio emergencial Ciclo Junino destinará cerca de R$ 3,2 milhões para os trabalhadores do São João que ficarão em 2021, pelo segundo ano consecutivo, sem poder apresentar-se devido ao cancelamento dos festejos por força da pandemia do novo coronavírus.

O anúncio do edital foi feito durante coletiva exibida pelas redes sociais do governo do Estado. A medida prevê amortizar os impactos econômicos causados pela ausência dos festejos juninos junto à classe artística. Serão contemplados artistas e grupos culturais que foram contratados pela Fundarpe e/ou Empetur nos Ciclos Juninos de 2018 e 2019. 

##RECOMENDA##

Os valores a serem pagos corresponderão a até 60% do último cachê recebido, com piso definido de R$ 3 mil e um teto de R$ 15 mil, pagos em parcela única. Ao todo, o edital destinará recursos da ordem de R$ 3,2 milhões para mais de 400 artistas e grupos culturais. Os pagamentos deverão ser efetuados no dia 30 de julho deste ano. 

A Amazon vai comprar o histórico estúdio de Hollywood MGM por 8,45 bilhões de dólares (R$ 44,9 bilhões, na cotação atual), anunciou nesta quarta-feira (26) a gigante americana do comércio virtual, que passará a contar com um amplo catálogo para crescer no mundo do streaming.

As duas partes "concluíram um acordo de fusão definitiva com base no qual a Amazon vai adquirir a MGM por um preço de compra de 8,45 bilhões de dólares", anunciou a empresa.

##RECOMENDA##

Esta é a segunda maior aquisição da história da Amazon, após a compra da rede de supermercados americana Whole Foods por 13,7 bilhões de dólares em 2017.

"MGM tem quase um século de história cinematográfica e complementa o trabalho da Amazon Studios, que se concentra principalmente na produção de programas para TV", completa o comunicado da empresa.

"O verdadeiro valor financeiro por trás do negócio é o tesouro da propriedade intelectual do catálogo profundo que planejamos reimaginar e desenvolver junto com a talentosa equipe da MGM", afirmou Mike Hopkins, vice-presidente sênior do Prime Video e Amazon Studios.

A Amazon destaca que ajudará "a preservar a herança e o catálogo de filmes da MGM, e oferecerá a seus clientes um acesso maior a suas obras existentes".

Como muitos estúdios americanos, a MGM sofreu muito com a pandemia de covid-19 e o fechamento prolongado das salas de cinema de todo o mundo.

Com lançamento inicialmente previsto para março de 2020, o filme mais recente de James Bond, "007 - Sem Tempo para Morrer", foi adiado diversas vezes e deve chegar aos cinemas a partir de 30 de setembro.

O acordo reforça a posição da Amazon Prime Video, que disputa espaço com Netflix e outras empresas em um mercado de rápida evolução, com quase 4.000 filmes e 17.000 produções para televisão.

Uma das ruas mais bonitas do mundo fica instalada bem no coração da cidade do Recife. A Bom Jesus, via localizada no bairro que leva o mesmo nome que a capital pernambucana, foi eleita pela revista norte-americana Architectural Digest como a terceira mais linda do planeta - ficando atrás apenas da Setenil de Las Bodegas, na Espanha, e da Washington Street, de Nova York. O ponto de passeio para turistas e de orgulho para recifenses, a partir desta segunda (24), será de uso exclusivo  dos pedestres, que poderão desfrutar mais e melhor de toda a beleza e história da alameda. 

A Rua do Bom Jesus já teve vários nomes: do Comércio, dos Judues, do Bonde e da Cruz - mas, só em 1870 foi finalmente batizada como a conhecemos hoje. O nome veio de um   um arco que assim era chamado e que funcionava como porta da cidade No período holandês, esta era uma das mais importantes vias do Recife, pois era por ela que passava a maior parte do comércio local, por sua proximidade ao porto e seus armazéns. 

##RECOMENDA##

Foto: Rafael Bandeira/LeiaJàImagens

Acredita-se ainda que na Bom Jesus existiu um mercado de escravos, tendo funcionado como um dos principais pontos de venda e quarentena de africanos escravizados que chegavam pelo porto da cidade, como é possível ver na tela do pintor Zacharias Wagener, pintada entre 1634 e 1641. Já em 1653 foi construída no logradouro a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, onde hoje funciona o Centro Judaico Pernambucano. A história conta que de lá saíram,  fugidos da Coroa Portuguesa, 23 judeus que ajudaram a fundar a cidade de Nova Iorque, nos EUA.

Mais tarde, no começo do século 20, toda a área que hoje é conhecida como Bairro do Recife, popularmente chamada de Recife Antigo, passou por demolições e muito de sua paisagem original foi modificada. A muralha que cercava aquele espaço foi derrubada dando-lhe nova cara e usos. Hoje, parte desse muro pode ser visto em um museu a céu aberto na localidade.  

Já em meados da década de 1990, a Rua do Bom Jesus passou por um plano de revitalização e ganhou ares de ponto turístico.Com fiação embutida e o casario todo conservado para manter as características do período holandês, esse CEP tornou-se um dos mais procurados por turistas de toda parte. No entanto, a rua continua, até hoje, abrigando escritórios, empresas e moradias. Ainda restam alguns moradores na Bom Jesus e, eventualmente, imóveis residenciais disponíveis para aluguel.

Foto: Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Título internacional

No final de 2019, a revista norte-americana Architectural Digest elegeu a Bom Jesus como a terceira rua mais bonita do mundo. A recifense é a única representante brasileira da lista que traz 31 diferentes logradouros, e ficou atrás apenas das ruas Setenil de Las Bodegas, na Espanha, e da Washington Street, de Nova Iorque. 

A revista destaca a alameda pernambucana por suas altas palmeiras, o colorido de seu casario e a história que cada um deles contém. A rua conta com alguns pontos estratégicos, que agregam valor à sua beleza estética como a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, a Sinagoga Kahal Zur Israel, a estátua do compositor Antônio Maria e a Feirinha do Bom Jesus, que funciona aos domingos com comércio de artesanato, comidas típicas e, eventualmente, artistas de rua que se apresentam ao vivo. 

Foto: Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Pedestrianização

Estima-se que 45 mil pessoas transitam diariamente pela Rua do Bom Jesus. Elas dividem espaço com os carros que, além de trafegar pela via, também fazem uso de ambos os lados da alameda para estacionarem. Pegando carona nas ações do Maio Amarelo, que tira o quinto mês do ano para alertar e orientar a população sobre segurança no trânsito, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) anunciou, o projeto de pedestrianização da Bom Jesus, que passa a vigorar nesta segunda (24). 

O projeto pretende viabilizar a mobilidade na área dando mais segurança viária aos pedestres, e também humanizando o espaço, como explicou a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), em entrevista exclusiva ao LeiaJá. “Com essa valorização dos passeios urbanos, ganham os moradores e também os turistas, com uma cidade mais humanizada. Não se trata de banir os carros, mas de promover uma integração entre os vários modais, com uma atenção especial para aqueles que mais contribuem para a sustentabilidade do planeta”.

Isabella de Roldão, vice-prefeita da cidade do Recife. Foto: Divulgação/Brenda Alcântara

A vice-prefeita reforçou, ainda, que a mudança na área será “mais um ganho para a mobilidade ativa da cidade”, e que esse é um processo que pode vir a se repetir em outros logradouros da região. “A terceira via mais bonita do mundo ficará ainda mais linda só para as pessoas, que poderão observar com calma cada detalhe da sua arquitetura e se apropriar do espaço que é delas. Esse deve ser o destino das nossas ruas históricas ou de grande circulação de pedestres em todas as áreas do Recife”. 

Como vai ficar

A pedestrianização da Bom Jesus contou com o apoio da NACTO-GDCI, organização de referência mundial em mobilidade sustentável que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e forneceu o mobiliário urbano para efetuar as mudanças, como as esferas de concreto para isolar e sinalizar os extremos das vias.

Foto: Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Para viabilizar o projeto, houve a inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria Cesar e João Domingos Martins. Assim, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria Cesar como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins. 


 

Príncipe Harry parece que não anda mais engolindo tudo o que a sua família anda fazendo. Segundo o Daily Mail, o duque de Sussex acabou saindo de um grande silêncio e alegou que seu pai, o Príncipe Charles, o fez sofrer quando ainda era criança e insistiu que ele não seria intimidado em silêncio por conta dos problemas de saúde mental de Meghan Markle.

Durante algumas novas entrevistas para Oprah Winfrey em seu mais novo programa que conta com cinco capítulos pela Apple TV +, Príncipe Harry comentou que ele e sua esposa se sentiram abandonados por seus outros familiares e este foi um dos maiores motivos para eles abrirem mão de ser membro da família real e partirem para viver na Califórnia.

##RECOMENDA##

"Certamente agora eu nunca vou ser intimidade até ficar em silêncio. Eu pensei que minha família iria me ajudar, mas cada pedido, aviso, seja o que for, apenas foi recebido com silêncio total, abandono total. Passamos quatro anos tentando fazer funcionar. Fizemos tudo o que podíamos para ficar lá e continuar fazendo o papel e o trabalho. Mas Meghan estava lutando. Aquela sensação de estar preso perto dentro da família, não havia opção de sair. Eventualmente, quando eu tomei essa decisão por minha família, ainda me disseram: você não pode fazer isso!, e foi como: bem, o quão ruim tem que ficar até que eu tenha permissão para fazer isso?. Ela [Meghan Markle] iria acabar com a sua vida. Não deveria ter que chegar a isso", disse.

E ele foi além dos problemas da família e acabou revelando como que a duquesa de Sussex acabaria com a sua vida durante a gravidez de Archie, em 2019.

"A única coisa que a impediu de ver isso foi o quão injusto seria para mim depois de tudo o que aconteceu com a minha mãe estar em uma posição de perder outra mulher na minha vida com um bebê dentro dela, o nosso bebê!", contou.

Parece que o príncipe Harry estava realmente sem freios na língua e acusou sua família de denunciá-los para toda a imprensa antes da entrevista mais que bombástica para Oprah, em março, e descreveu que foi acordado em sua mansão por sua esposa chorando no travesseiro para abafar o barulho na véspera da transmissão.

"Isso é de partir o coração. Eu a segurei. Nós conversamos. Ela chorou, chorou e chorou", afirmou.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando