Náutico volta a tropeçar em casa

Timbu ficou no 2x2 com o Icasa, nos Aflitos

sab, 08/10/2011 - 19:30
Aldo Carneiro/Futura Press Airton do Náutico em lance durante partida no estádio dos Aflitos Aldo Carneiro/Futura Press

O Náutico abriu dois gols de vantagem, mas cedeu o empate por 2x2 ao Icasa, neste sábado (8), nos Aflitos, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado foi ruim para o Timbu, que acumula três jogos sem vitória. O Náutico tem 49 pontos e segue em quarto lugar. O próximo compromisso é a Americana, terça, fora de casa.  

 
O JOGO
O técnico Waldemar Lemos decidiu poupar os dois laterais titulares, Peter e Jeff Silva, escalando Neno e Aírton. No mais, o time teve o retorno do zagueiro Marlon e, do  meio para frente, teve sua força máxima. No Icasa, Márcio Bittencourt (ex-Santa Cruz e Náutico) armou sua equipe com três zagueiros, para segurar o ímpeto ofensivo do Timbu.

Isso era na teoria, porque na prática ficou longe de funcionar. Logo aos 25 segundos, Marlon fez grande lançamento, a zaga marcou bobeira, Kieza driblou o goleiro Marcelo Pitol e com tranquilidade apenas empurrou para a barra vazia: 1x0.  Foi o 17º gol do atacante alvirrubro, artilheiro isolado da Segundona. E viria mais.

O gol relâmpago fez com que o Timbu pudesse fazer um jogo mais seguro. Já o Icasa, sem alternativa, tinha que buscar o jogo ofensivo. Com isso, deixava espaço para o alvirrubro trabalhar a bola. Aos 11, Derley chutou e Pitol pegou. A resposta dos cearenses veio aos 25, com Guto, que arriscou de fora e obrigou Gideão a fazer grande defesa. 

O jogo seguia equilibrado até Eduardo Ramos cruzar para área e Everaldo meter a mão na bola. Pênalti. Kieza, com extrema tranqüilidade, apenas deslocou Marcelo Pitol: 2x0 e 18º tento do centroavante. 

Porém, quando todos pensavam que o jogo ficaria mais fácil, no lance seguinte, o Icasa diminuiu a desvantagem. A jogada foi confusa e irregular, uma vez que na origem do lance, Preto fez falta em Marlon. O árbitro não marcou falta, a bola sobrou para Osmar, que marcou o primeiro dos visitantes. E olhe que o Icasa só não empatou aos 46 porque Gideão defendeu a bomba e Preto.

Para o segundo tempo, nem Waldemar Lemos nem Márcio Bittencourt mexeram nas suas respectivas equipes. E o primeiro lance de perigo foi, novamente, do Icasa. Após o cruzamento, João Salles chutou por cima.

O panorama da partida não mudou. O Náutico esperava o melhor momento para atacar, enquanto o Icasa levava mais perigo. Aos 18, Preto perdeu um gol feito de cabeça.

Sentindo o perigo o qual o time passava, Waldemar Lemos resolveu mexer taticamente na equipe. Lenon entrou na vaga de Neno. Com isso, Derley recuou para ajudar a dupla defensiva Marlon e Ronaldo Alves e, quando o time tinha a posse de bola, atacava pela ala direita. Já Márcio Bittencourt tirou o zagueiro André Turato e colocou o atacante Alex Afonso.

O jogo ficou lá e cá. Eduardo Ramos fez boa jogada individual e bateu para fora. O Icasa arriscou com João Salles e o empate só não veio porque Gideão fez grande intervenção.Mas aos 35, não teve jeito. Alex Afonso, de cabeça, deixou tudo igual: 2x2.

A reta final do jogo foi um drama só, mas ninguém desempatou e, aos 47, Marlon ainda foi expulso por simular um pênalti. 

 
Ficha técnica
Náutico 2x2 Icasa

Náutico - Gideão; Neno (Lenon), Marlon, Ronaldo Alves e Aírton; Everton, Elicarlos (Alexsandro), Derley e Eduardo Ramos; Rogério (Joelson) e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.

Icasa - Marcelo Pitol; Ramon, Everaldo e André Turato (Alex Afonso); Osmar, Luiz Ricardo, Guto, Júnior Xuxa (Diego Palhinha) e Vinícius (Júlio César); João Salles e Preto. Técnico: Márcio Bittencourt.

Local: Aflitos

Horário: 16h20

Árbitro: Vinícius Costa (RS).

Assistentes: José Calza (RS) e Ubiratan Viana (RN)

Gol: Kieza, aos 25 segundos e 35, Osmar aos 37 do 1º tempo; Alex Afonso aos 35 do 2º tempo

Cartões Amarelos: Marlon e Derley (N); Guto, André Turato, Luiz Ricardo e Everaldo (I)

Público: 14.049

Renda: R$ 84.595

Expulsão: Marlon, aos 47 do 2º tempo

COMENTÁRIOS dos leitores