Futebol brasileiro repaginado para 2013

Alterações na Copa do Brasil e volta da Copa do Nordeste são as principais alterações

qui, 01/12/2011 - 14:01

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. E para o cartola aparecer (e falar) algo extraordinário está acontecendo no futebol nacional. Literalmente. A partir de 2013 o calendário tupiniquim sofrerá alterações drásticas, com mudanças na Copa do Brasil e o retorno da Copa do Nordeste.

COPA DO BRASIL

Principal competição no sistema “mata-mata” do país, além de porta de entrada para a Libertadores da América, a Copa do Brasil sofrerá diversas mudanças. A começar pelo período de disputa: antes no primeiro semestre, a C-BR terá a batalha pelo título de março a novembro.

Outra novidade é que os times que disputam a Libertadores também poderão disputar a competição a partir de 2013. Além disso, essas equipes entrarão a partir das oitavas de final, após o fim do torneio continental. Serão 86 clubes disputando a Copa do Brasil, que será dividida em sete fases.

COPA SUL-AMERICANA              

As mudanças também interferem nos critérios de classificação para a Copa Sul-Americana. A fase eliminatória brasileira, que faz parte do calendário oficial, deixará de existir. Com isso, os quatro representantes brasileiros serão escolhidos de acordo com a classificação na Copa do Brasil (da atual temporada,após as eliminações) e no Campeonato Brasileiro (do ano anterior).

Confuso. Para se ter uma ideia... Os mais bem colocados no Brasileiro de 2012 e que deixarem a Copa do Brasil de 2013 de forma precoce, são os classificados para disputar a Copa Sul-Americana.

COPA DO NORDESTE

A principal competição da história da região está de volta. A partir de 2013, a Copa do Nordeste voltará a ser disputada pelos principais times do NE. Entre janeiro e março, serão 16 clubes, de sete estados: três de Pernambuco, três da Bahia, dois do Ceará, dois do Rio Grande do Norte, dois de Alagoas, dois da Paraíba e dois de Sergipe.

O sistema do torneio será o mesmo de 2000, quando foi conquistado pelo Sport. Ou seja, são quatro grupos de quatro equipes, com turno e returno (jogos de ida e volta, contabilizando seis partidas para cada). Os dois melhores de chave seguem para as quartas de final e, consequentemente, até a final no formato de “mata-mata”.

Para a primeira edição, os participantes serão definidos através da classificação do Estadual de 2012. Vale ressaltar que a volta da Copa do Nordeste também altera o calendário dos campeonatos estaduais, que serão disputados, agora, após a competição regional.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores