Brasileiro de basquete em cadeira de rodas chega ao Recife

Torneio vai reunir cerca de 150 pessoas entre atletas e comissões técnicas

por Thiago Graf ter, 06/12/2011 - 05:33
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Disputa promete ser acirrada do começo ao fim do torneio Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Terá início nesta terça-feira (6) o Campeonato Brasileiro da primeira divisão de basquete em cadeira de rodas. O público pernambucano será o maior privilegiado já que a disputa será realizada na capital do Estado, mais precisamente nos ginásios da Faculdade Maurício de Nassau e do Sport. O torneio segue até o dia 10 de dezembro e contará com a participação de cinco estados, representados por oito equipes, reunindo cerca de 150 pessoas entre atletas e comissões técnicas.

A competição será dividida em dois grupos, com quatro equipes cada, trazendo para o Recife os melhores atletas do país, inclusive com jogadores que defendem a seleção brasileira da modalidade. Todos eles com apenas um objetivo: conquistar o posto de melhor equipe do país no esporte.

Dos oito times que participarão do campeonato, Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Rio de Janeiro terão apenas uma agremiação na competição. São Paulo será o estado com mais equipes na disputa, contando com quatro clubes.

A abertura do evento será nesta terça-feira, às 18h30, logo depois do primeiro jogo da competição, que será entre Águias/SP X All Star Rodas/PA. Após a solenidade, o ADDF/CREE/SESI, representante pernambucano no campeonato brasileiro, encara na estréia o CAD de São José do Rio Preto. A partir da quarta-feira (7), os confrontos iniciarão às 9h, sempre com entrada franca.

Diferença em relação ao basquete tradicional

Se comparado com as regras da prática mais tradicional, o basquete em cadeira rodas só difere em dois pontos. O primeiro é no que diz respeito à marcação de faltas, em que são observados os toques na cadeira, ao invés do corpo. O segundo quesito é em relação à escalação das equipes que obedece a critérios que levam em consideração a classificação funcional dos jogadores, avaliada de acordo com o grau de mobilidade dos atletas. A pontuação varia entre 1 e 4.5 e cada equipe não pode contabilizar mais de 14 pontos se somados o número total de jogadores em disputa.

Para ficar por dentro de todos os detalhes do torneio, basta ficar conectado ao LeiaJá. Durante todo campeonato, considerado um dos maiores do país, o Portal vai trazer informações atualizadas todos os detalhes para o público.

Confira abaixo as chaves da competição:

Grupo A

Add Magic Hands - SP

CEPE - SC

AEDREHC - SP

ANDEF - RJ

Grupo B

All Star Rodas - PA

CAD/VETNIL/SMEL - SP

ADDF/CREE/SESI - PE

Águia - SP

COMENTÁRIOS dos leitores