Ministério do Esporte vai ampliar PELC-Indígena

Projeto é uma ramificação do Programa original da pasta

por Thiago Graf sex, 30/12/2011 - 01:08
Mário Vilela/Funai Uma das ideias é ampliar os jogos indígenas para a esfera mundial Mário Vilela/Funai

O Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) será ampliado para os povos indígenas. Atualmente, a iniciativa existe e é denominada PELC-Indígena. Já realizada nas aldeias de Wai-Wai, Xavante e Terena, respectivamente no Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ação ganhará uma maior projeção em 2012, aumentando o estímulo à prática esportiva e ao lazer nas comunidades indígenas espalhadas pelo Brasil.

O Programa obteve maior impulso após a realização dos Jogos dos Povos Indígenas, que este ano chegou à sua 11ª edição. As modalidades foram disputadas no estado de Tocantins, em novembro.

Um dos objetivos do Ministro Aldo Rebelo, é transformar a competição em um torneio internacional, criando assim os Jogos Mundiais Indígenas. “O Ministério tem objetivo de valorizar esse tipo de competição não somente como prática esportiva, mas como evento cultural e social”, ressaltou o mandatário.

Além desse, outros fomentos estão previstos como a formação do Esporte Tradicional Indígena, a ampliação dos jogos, melhorias na infraestrutura e participação das comunidades no programa e ainda aumento de competições no calendário esportivo.

COMENTÁRIOS dos leitores