Náutico vence o Porto e larga na frente

Mesmo jogando em Caruaru, o Timbu venceu o Gavião por 2x0.

por Clauber Santana dom, 15/01/2012 - 18:10
André Nery/Agência Náutico Ronaldo Alves foi o autor do primeiro gol alvirrubro no campeonato André Nery/Agência Náutico

Foi uma estreia tranquila do Náutico no Campeonato Pernambucano 2012. No primeiro tempo o Timbu marcou os dois gols da partida com Ronaldo Alves, aos 20 minutos, e Souza, aos 38 minutos. Na segunda etapa de forma inteligente, a equipe de Waldemar Lemos explorou os contra-ataques e não tomou sustos, terminando a partida em 2x0. O meia Cascata foi o destaque do Timbu no jogo e saiu aplaudido pela torcida após ser substituído no final do segundo tempo. Na próxima quarta-feira (18) o Náutico enfrenta o Petrolina, às 21h15, nos Aflitos, pela segunda rodada do campeonato estadual.

O JOGO

No primeiro minuto da partida o Porto já teve uma boa chance. Fabinho fez uma grande jogada e foi derrubado na entrada da área. Sandro Miguel cobrou a falta em cima da barreira e no rebote a bola foi para fora. Aos 4 minutos o Gavião chegou mais uma vez, Baiano chutou forte de fora da área e a bola passou longe do gol de Gideão. O Náutico só chegou ao ataque aos 8 minutos. Souza cobrou uma falta, com efeito, porém, a bola foi para fora.

O Timbu começou a gostar do jogo e aos 12 minutos Ronaldo Alves recebeu na área e na hora de chutar foi interceptado pela defesa do Porto. Dois minutos depois foi a vez de Rogério receber na lateral, cruzar para ninguém e a bola saiu pela lateral. Com 15 minutos de partida o Náutico tinha mais posse bola, jogava melhor, mas finalizava mal. A pressão surtiu efeito e aos 20 minutos Jeferson cobrou uma falta na intermediária, Ronaldo Alves subiu para cabecear e marcou o primeiro gol do Náutico na partida.

Mesmo à frente do placar o Timbu continuou melhor e pressionando o Porto. Aos 24 minutos Cascata entrou na área, tocou para Elicarlos, mas o volante não conseguiu finalizar. Aos 30 minutos Cascata, mais uma vez, entrou na área e chutou, mas a bola foi travada. O Náutico ampliou o placar aos 38 minutos. Cascata e Souza tabelaram na entrada da área, o volante Souza chutou na saída de Romero para marcar o segundo gol alvirrubro. O Porto sentiu o golpe e se já não atacava, passou apenas a esperar o fim do primeiro tempo.

Nada mudou no segundo tempo

Na volta para segunda etapa o técnico do Porto, Laelson Lima, tirou o meia Robertinho e colocou o atacante Kiros, com a intenção de colocar o Gavião pra cima do Timbu. Enquanto Waldemar Lemos manteve a equipe, mas a postura foi diferente.  O primeiro grande momento da etapa final foi aos 9 minutos, Cascata chutou da entrada da área, Romero espalmou e no rebote Rogério chutou para fora.

O Timbu teve outra boa oportunidade aos 14 minutos. Jeferson cruzou e Rogério sozinho na frente do goleiro não conseguiu cabecear. Após os 15 minutos a partida ficou mais aberta e o Porto com três atacantes começou a pressionar. Aos 20 minutos Fabinho perdeu uma grande chance, chutou em cima de Gideão, que fez uma grande defesa. No lance anterior o Náutico meteu a bola na trave.

O Náutico esperava pelo Porto na defesa para sair nos contra-ataques com perigo. Aos 32 minutos Cascata fez uma grande jogada e tocou para Rogério. O atacante driblou o zagueiro Baiano e chutou, o goleiro Romero espalmou, a bola foi na trave e saiu. Aos 34 minutos Elicarlos chutou no canto do goleiro do Porto, que fez outra grande defesa. O técnico Waldemar Lemos tirou Cascata aos 38 minutos e colocou o jovem Phillip. O meia saiu muito aplaudido pela torcida alvirrubra. Sem muito o que fazer, o Timbu segurou a vitória com tranquilidade e estreou bem no Campeonato Pernambucano.

 PORTO 0X2 NÁUTICO

Estádio Luiz Lacerda

Horário: 16h

Árbitro: Cláudio Mercante

Assistentes: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira.

Cartões Amarelos: Rodolfo Potiguar e Altermar (Porto); Henrique (Náutico).

Gols: Ronaldo Alves aos 20 minutos e Souza aos 38 minutos do 1° tempo.

Público: 8.620

Renda: R$ 42 mil

Porto: Romero; Baiano, Moisés, Sandro Miguel e Altemar; Renan (Tadeu), Rodolfo Potiguar, Diego Costa (Marcelo) e Robertinho (Kiros); Joelson e Fabinho. Técnico: Laelson Lima.

Náutico: Gideão, João Ananias, Marlon, Ronaldo Alves, Jeferson; Lenon, Elicarlos, Souza e Cascata (Phillip); Siloé (Henrique) e Rogério. Técnico: Waldemar Lemos.

COMENTÁRIOS dos leitores