Com três gols de Marcelinho, Sport vira e vence o Porto

Leão ganhou por 4x2 e subiu para a segunda posição na classificação

sab, 11/02/2012 - 20:43
Antônio Carneiro/Futura Press Marcelinho Paraíba em lance contra o Porto, na Ilha do Retiro Antônio Carneiro/Futura Press

O Sport venceu o Porto na tarde deste sábado (11),  pela nona rodada do Campeonato Pernambucano 2012. Em uma partida de três pênaltis, o Leão chegou a estar perdendo por 2x0, mas sob o comando de Marcelinho Paraíba, que marcou três gols, a equipe virou para cima do Gavião e ganhou por 4x2, na Ilha do Retiro. Ao término da partida, os jogadores do agreste saíram reclamando da arbitragem de Nielson Nogueira Dias.

Com a vitória, o Sport subiu para a segunda posição, com 17 pontos. Já o Porto segue na sexta posição, com 11. Na próxima quarta-feira, o Gavião encara o Serra Talhada, no Lacerdão, às 20h. Já Leão fará o Clássico das multidões diante do Santa Cruz, na próxima quinta-feira, no Arruda.

O JOGO

A primeira etapa começou truncada. A primeira jogada de perigo foi dos visitantes. O lateral Aílton ganhou na velocidade para Rivaldo, invadiu a área e bateu de perna esquerda para a boa defesa de Magrão. A resposta do Leão veio com uma boa troca de passes, quando Marcelinho cruzou da direita para esquerda e a zaga do Porto afastou o perigo.

Errando em vários momentos na saída de jogo, Sport não conseguia criar boas oportunidades, ficando na dependência de um Marcelinho Paraíba pouco inspirado. Mais organizado taticamente, o Porto tirou proveito da situação e abriu o placar. Aos 25 minutos, Cássio cobrou escanteio na direita e kiros subiu mais alto do que Bruno Aguiar e Magrão, desviando para o fundo das redes.

A situação ficou inda mais complicada três minutos depois. Após falhar no gol adversário, o zagueiro Bruno Aguiar segurou o atacante Kiros dentro da área. O árbitro Nielson Nogueira – próximo ao lance – marcou pênalti para a equipe do agreste. Na cobrança, Joélson bateu alto, com força, no lado direito de Magrão, ampliando o placar para o Gavião. Sport 0x2 Porto.

O primeiro gol do Sport só veio aos 33 minutos. Jheyme recebeu lançamento, ganhou na velocidade para Luiz Alberto e chutou cruzado, buscando Marcelinho Paraíba. No meio do caminho, o lateral Aílton caiu e desviou para o próprio gol.

Próximo ao final do primeiro tempo, Marcelinho realizou jogada individual e caiu na área. Os rubro-negros pediram pênalti, mas Nielson Nogueira mandou seguir.

Na segunda etapa, Mazola mandou Thiaguinho para a partida no lugar de Marquinhos Gabriel. Mas a equipe continuava presa na marcação do Porto, que passou a jogar no contra-ataque.

Apostando nas cobranças de falta de Marcelinho Paraíba, o Sport só conseguiu criar a primeira boa chance aos 15 minutos. O meia encontrou Jheyme, que subiu sem marcação e cabeceou com perigo, assustando o arqueiro Romero. Em seguida, aos 21, o atacante recebeu e bateu para o gol e a bola resvalou na defesa. Na sobra Diogo chutou forte para fora.

A pressão rubro-negra continuou sob o comando do camisa 10 da equipe. Aos 24 minutos, Milton Júnior avançou pela esquerda e chutou, a bola bateu na zaga e, no rebote, Marquinhos Paraná fez o passe pelo alto para Jheyme bater e Romero fazer boa defesa. Aos 27, o centroavante foi derrubado na meia lua. Na cobrança, Marcelinho bateu com precisão e colocou no ângulo direito do arqueiro tricolor, que nada pode fazer. Sport 2x2 Porto.

Sem conseguir mais segurar o ímpeto do Leão, o Porto não conseguiu evitar a derrota. Aos 39 minutos, Marcelinho Paraíba tabelou com Jheyme. O meia invadiu a área, tentou o drible e teve o pé puxado pelo arqueiro Romero. O lance gerou reclamações dos jogadores do Porto.  Na cobrança, Marcelinho bateu no canto esquerdo e virou o placar. Sport 3x2 Porto.

Mas o meia queria mais. No minuto seguinte, em outro contra-ataque rubro negro, Marcelinho tabelou com Jheyme, que invadiu a área e foi derrubado por Airton, resultando na terceira penalidade da partida. Na cobrança, mais uma vez Marcelinho Paraíba bateu com tranqulidade e fez o quarto do Leão, dando números finais ao confronto: Sport 4x2 Porto.

Ficha Técnica

Local: Ilha do Retiro

Sport: Magrão, Milton Júnior (Jackson), Tobi, Bruno Aguiar, Hamilton e Rivaldo; Marquinhos Paraná, Diogo Oliveira (Anderson Paraíba) e Marcelinho Paraíba; Jheyme e Marquinhos Gabriel (Thiaguinho)

Técnico: Mazola Junior

Porto: Romero, Ailton, Moisés, Luiz Alberto (Alemão) e Aírton (Marquinhos Caruaru); Evandro, Rodolfo Potiguar, Cássio, Joélson e  Kiros (Jeferson Renan).

Técnico: Laélson Lima

Cartões amarelos: Kiros (P) e Rodrigo Potiguar; Bruno Aguiar (S)

Arbitragem: Nielson Nogueira Dias

Assistentes: Elan Vieira e Paulo Steffanello.

Público: 13.088

Renda: R$ 62.270,00

COMENTÁRIOS dos leitores