Pinheiros e Peñarol decidem título da Interligas 2012

Brasileiros lutam pelo primeiro título da clube na competição

por Thiago Graf ter, 27/03/2012 - 18:24
Célio Messias/LNB Time de São Paulo disputa a final da campeonato pelo segundo ano consecutivo Célio Messias/LNB

Os jogadores do Pinheiros/Sky podem fazer história no basquete sul-americano. A equipe disputará, pelo segundo ano consecutivo, a final da Interligas e luta pelo primeiro título do clube na competição. Para conseguir este feito, os paulistas precisam superar o Peñarol na decisão do campeonato, que será realizada nesta terça-feira (27), a partir das 21h, no ginásio Ilhas Malvinas, na cidade argentina de Mar de Plata.

A equipe brasileira embarcou ontem para a Argentina e chega com moral para a decisão. Além de ser vice-campeão da edição passada, o Pinheiros/Sky também é o atual líder do Novo Basquete Brasil (NBB). Para conseguir a vaga na disputa pelo título, os paulistas superaram o Unitri/Universo na final do grupo A, realizado na cidade de Uberlândia-MG. Ainda na fase de classificação, o time de São Paulo venceu outros dois argentinos: Lanús e Libertad Sunchales.

Do outro lado estará mais um “hermano” no caminho brasileiro. O Peñarol venceu duas equipes nacionais na fase de grupo, quando superou Itabom/Bauru e Paulistano/Unimed. Além disso, ainda conquistou o primeiro lugar da chave B ao bater os conterrâneos do Obras Sanitarias na partida decisiva, realizada em Buenos Aires. O time marplatense busca o segundo título de sua história, já que chegou ao ponto mais alto do pódio na edição de 2010.

Esse fatores fazem com que o comandante pinheirense, Cláudio Mortari, exija precaução de seu grupo frente aos argentinos. “O Peñarol é uma equipe que atravessa um bom momento e vai jogar em casa. Por isso, precisamos estar bem alertas se quisermos vencer", analisou.

Outra preocupação paulista é com os arremessos de longa distância do time adversário. Contra o Obras Sanitárias, o Peñarol converteu 18 das 32 tentativas, resultando em um aproveitamento de 56%. "Pelo ultimo jogo que vimos, temos que tentar diminuir esse tipo de jogada, que é um ponto forte do time deles. Todos os jogadores conseguem chutar e tem bom aproveitamento. Diminuindo esses lances de três pontos, a gente consegue equilibrar a partida", comentou o ala/pivô Olivinha.

Essa é a terceira edição do torneio Interligas. O Brasil ainda não venceu em nenhuma das duas oportunidades. Até o momento, a hegemonia é da Argentina, que ganhou em 2010 com o Peñarol e no ano passado com o Obras Sanitarias, que superou – justamente - o Pinheiros na final, que foi realizada em São Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores