Lippi assume o comando do time de Conca na China
O italiano Marcello Lippi foi anunciado nesta quinta-feira como novo técnico do Guangzhou Evergrande, da China. O treinador, que comandou a seleção do seu país na conquista do título da Copa do Mundo de 2006, assinou contrato até novembro de 2014. O comandante, que vai dirigir o brasileiro Muriqui, o argentino Conca e o paraguaio Lucas Barrios, prometeu implementar o estilo de jogo do futebol italiano no seu novo clube.
"Minha chegada deve ser um grande negócio e a coisa mais importante na China hoje", disse Lippi. "Eu vou começar o meu trabalho hoje, da mesma forma que fiz na Juventus e Inter de Milão. A coisa mais importante é levar os conceitos do futebol italiano para a China".
Lippi, de 64 anos, vai substituir o sul-coreano Lee Jang-soo, que faturou o título do Campeonato Chinês no ano passado. Além disso, o clube é o único do país que está classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia.
O técnico faturou cinco títulos italianos pela Juventus durante os anos 1990 e 2000 e comandou a Itália na conquista da Copa do Mundo de 2006. Ele retornou para a seleção em 2008 e voltou a deixar o cargo após o Mundial de 2010, quando a equipe foi eliminada na primeira fase.
Lippi disse que assistiu partidas do Guangzhou Evergrande nas últimas semanas, incluindo duelos do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões da Ásia. "Eu conheço quase todos os jogadores agora", disse. "Estou feliz por aceitar o convite de Evergrande".
O objetivo declarado de Xu Jiayin, proprietário do clube, é transformar o Guangzhou Evergrande em uma potência continental e Lippi faz parte desse planejamento. O futebol chinês tem sofrido com denúncias de corrupção, mas, ao mesmo tempo, aproveita o crescimento do país para fazer altos investimentos no futebol, como aconteceu anteriormente com o Shanghai Shenhua, que contratou o atacante francês Nicolas Anelka.