Euro 2012: desfile de craques e promessas

Torneio começa nesta sexta, reunindo grandes jogadores de 16 seleções do Velho Continente

sex, 08/06/2012 - 09:59

A Europa e todos os amantes do futebol espalhados pelo mundo estarão ligados a partir desta sexta (8/6) na 14ª edição da Eurocopa, realiza em conjunto por Ucrânia e Polonia e que corresponde a nossa Copa América, mas que tem muito mais pompa e circunstância. Serão 16 seleções em busca do título e de uma vaga na Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil, assim como a Copa do Mundo de 2014. A largada do torneio marca para esta sexta dois jogos pelo Grupo A. Às 13h, tem Polônia e Grécia, em Varsóvia. Já às 15h45, Rússia e República Checa entram em campo, em Wroclaw. 

As quatro equipes possuem bons destaques individuais, caso do polonês Lewandowski, que marcou 29 gols na temporada vestindo a camisa do campeão alemão Borussia Dortmund. A República Checa aposta na segurança do goleiro Peter Cech, campeão da Liga dos Campeões pelo Chelsea, e na qualidade do habilidoso meia Rosicky, do Arsenal. Já a Rússia vem com sua geração que brilhou na Euro 2008, mas quer dar um passo a mais nesta edição. O meia Arshavin, do Zenit, é a maior estrela.

Por falar em astros, Cristiano Ronaldo é a maior atração da competição. O CR7, como é conhecido, vem de uma temporada fantástica pelo Real Madrid, quando sagrou-se campeão espanhol. Ele terá a árdua missão de comandar a nau portuguesa e evitar que o escrete lusitado naufrague logo na 1ª fase, uma vez que a concorrência no Grupo B é para lá de desleal. Alemanha, de Özil, Schweinsteiger, Neuer, Klose e Götze, e a Holanda, de Sneijder, Van Persie, Robben e Huntelaar. A Dinamarca, da jovem promessa Eriksen (Ajax) corre por fora.

Os craques do Grupo C vestem a camisa da Espanha. Xavi, Iniesta, Fernando Torres, David Silva, entre outros, vão ter a missão de defender o título conquistado pela Fúria em 2008. Assolada por uma crise interna de manipulação de resultados, a Itália tenta esquecer os problemas. A esperança está nos pés de Cassano e Balotelli, mas que além de jogar futebol, são campeões no quesito indisciplina. Croácia e Irlanda querem surpreender, mas vão precisar jogar muito para isso.

No Grupo D, a França chega com mais força do que a Inglaterra. Isso porque os franceses contam com seus principais jogadores, Ribery, Benzema e Nasri. Já os ingleses perderam Lampard, Barry e Cahill por lesão e ainda não terão Rooney, suspenso, nas duas primeiras rodadas. Outros integrantes da chave, Ucrânia e Suécia dependem muito dos ídolos Shevchenko e Ibrahimovic.  

Confira as chaves da Euro 2012:

Grupo A

Polônia, Grécia, República Checa e Rússia

Grupo B

Alemanha, Holanda, Portugal e Dinamarca

Grupo C

Espanha, Itália, Irlanda e Croácia

Grupo D

França, Inglaterra, Suécia e Ucrânia 

COMENTÁRIOS dos leitores