Bellucci bate Youzhny de virada e avança em Gstaad
O brasileiro Thomaz Bellucci garantiu vaga nas quartas de final do Torneio de Gstaad, nesta quarta-feira, ao vencer o russo Mikhail Youzhny por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/4. O triunfo no ATP 250 suíço disputado em quadras de saibro mostrou o bom momento vivido pelo tenista número 1 do país, que vinha de vitória arrasadora sobre o esloveno Blaz Kavcic.
Essa foi a primeira vitória de Bellucci sobre Youzhny, atual 28.º colocado do ranking mundial, que havia levado a melhor nos três confrontos anteriores entre os dois. O russo bateu o brasileiro no Torneio de Tóquio de 2009, na Copa Davis de 2011, na Rússia, e neste ano no Masters 1.000 de Roma.
Com a vitória sobre Youzhny, Bellucci enfrentará nas quartas de final o espanhol Feliciano Lopez, quinto cabeça de chave, que no duelo que abriu o dia de confrontos em Gstaad derrotou o checo Jan Hajek por 2 sets a 1, também de virada, com 6/7 (3/7), 6/1 e 6/4.
Bellucci precisou jogar duas horas e oito minutos para desbancar o favoritismo de Youzhny nesta quarta, sendo que o russo começou melhor o confronto. Ao aproveitar duas de cinco chances de quebrar o saque do brasileiro, que só converteu um de três break points, ele garantiu a vantagem inicial de 6/4.
O revés, porém, não abalou a confiança de Bellucci, que no segundo set exibiu muita eficiência para fazer 6/2. Além de conquistar 86% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço, ele foi feliz em duas de seis oportunidades de quebrar o saque do adversário, que não conseguiu aproveitar o único break point cedido pelo brasileiro nesta parcial.
Já o terceiro set foi equilibrado como o primeiro, mas desta vez Bellucci foi mais sólido no saque, com o qual não ofereceu nenhuma chance de quebra. E, ao converter um de quatro break points, o tenista número 1 do País e atual 60.º do mundo abriu vantagem de 5/3, antes de Youzhny reduzir o placar para 5/4 e o brasileiro sacar para fazer 6/4.
Bellucci usa o Torneio de Gstaad como preparação para a Olimpíada de Londres, cuja cerimônia de abertura será no próximo dia 27. E ele vem embalado pelo título do Challenger de Braunschweig e pelo avanço à semifinal do Torneio de Stuttgart, na semana passada.