Clodoaldo Silva segue para sua última Paralimpíada
O nadador brasileiros segue hoje (22), junto com a delegação brasileira, para Londres
Clodoaldo Silva, o maior medalhista paralímpico brasileiro, embarca hoje (22) para Vila Paralímpica junto com a delegação brasileira, que está em Manchester na aclimatação. Apesar da viagem marcada, o paratleta aproveitou o dia para fazer o último treino na cidade.
Conhecido como o “tubarão das piscinas”, Clodoaldo está desde o dia 13, em Manchester, em fase de adaptação ao clima e ao fuso horário da Inglaterra. Com a abertura oficial da Vila, ele embarcará junto com os outros paratletas para Londres, na tarde desta quarta-feira. Mas, mesmo com a viagem marcada, o nadador aproveitou o dia para treinar. “Quero aproveitar estas excelentes instalações e me despedir do local que nos acolheu tão bem”, disse Clodoaldo.
Nas Paralimpíadas 2012, o nadador participará das provas 50m, 100m e 200m nado livre e 50m borboleta, na categoria “S5”. Na última edição, em Pequim 2008, ele foi prata no revezamento 4×50m medley e bronze no 4x50m livre. Em seu currículo, o potiguar tem muitas medalhas de ouro conquistadas em Mundiais, Parapan-Americanos e Paralimpíadas, como as seis conquistadas nos 50m, 100m 200m livre, 150m medley, 50m borboleta e revezamento 4x50m medley, em Atenas 2004.
Motivado, o atleta embarca para Londres pensando em realizar o seu melhor desempenho na última Paralimpíada que irpa participar. “Não irei competir sozinho, levarei comigo os mais de 25 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Quero levantar a bandeira dessas pessoas e chamar atenção do mundo para o potencial delas”, afirmou.
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Clodoaldo conheceu a natação, em 1996, como processo de reabilitação. Dois anos depois, participou do primeiro campeonato brasileiro e ganhou três medalhas de ouro. O atleta ostenta ainda cinco recordes mundiais, na categoria S4: 50m livre – 34,69; 100m livre – 1,16,99; 200m livre – 2.50.30; 50m borboleta – 42,18 e 150m medley – 2,32,57.
Com o slogan: "Eu posso, eu consigo, basta ter determinação", Clodoaldo viaja todo o Brasil e ministra palestras motivacionais, nas quais conta sua história e mostra que tudo é possível. “Quero também servir de exemplo para as pessoas, com ou sem deficiências, verem que tudo é possível com determinação”, finalizou.
O nadador conduzirá, junto com a velocista Ádria Santos, a tocha paralímpica na abertura dos Jogos. As Paralimpíadas de Londres serão realizadas entre o dia 29 de agosto e 9 de setembro.