Santa leva virada do Fortaleza, 2x1, e se complica

por sab, 13/10/2012 - 18:10

Em um jogo atípico, com duas expulsões de cada lado ainda no primeiro tempo, o Santa Cruz perdeu por 2x1 para o Fortaleza, neste sábado (13), no Arruda, pela Série C do Campeonato Brasileiro. O resultado foi trágico para o Santa, que estaciona nos 19 pontos e pode deixar o G-4 do Grupo A no complemento da rodada, neste domingo. Já o Fortaleza assume, provisoriamente, a liderança com 35 pontos. O próximo compromisso do Santa Cruz é o Luverdense, no próximo final de semana, também no Arruda.

O jogo

O técnico Zé Teodoro mexeu na equipe em relação à formação que entrou de frente na derrota por 3x1 para Icasa, na semana passada. Na zaga, Everton Sena entrou no lugar de Edson Borges. No meio de campo, Luciano Henrique foi escalado ao lado de Leozinho, enquanto Flávio Caça-Rato e Dênis Marques formaram a dupla de ataque. Lembrando que Zé Teodoro não pôde ficar no banco de reservas, já que foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD. O auxiliar Sandro Barbosa ficou à beira do gramado. No Fortaleza, o técnico Vica promoveu o retorno do zagueiro Micão no lugar de Cléber Carioca, mantendo o esquema 3-5-2.

O Fortaleza, que já entrou em campo classificado, se deu ao luxo de jogar recuado, tentando explorar o desespero do Santa nos contra-ataques. Já o tricolor pernambucano tentava atacar, mas esbarrava no ferrolho cearense. Até que aos 20 minutos, Diogo cruzou e Esley cabeceou contra o próprio gol: Santa 1x0.

Atrás no placar, o Fortaleza saiu mais para o jogo, enquanto o Santa recuou um pouco mais do que deveria. O resultado foi um festival de bolas cruzadas na área da Cobra Coral. Para a sorte do Santa, os cearenses não acertaram o pé.  

O jogo seguia normalmente quando os dois times se envolveram em uma grande confusão. Tudo começou quando Esley acertou uma cotovelada em Chicão. O volante do Santa ficou irado, puxou o cearense pela camisa e passou sangue no rosto do adversário. Aí houve um tumulto generalizado entre todos os atletas. Resultado: quatro expulsões. Chicão e Everton Sena pelo lado do Santa e Esley e Ciro Sena pelo Fortaleza.

Como já era esperado, os dois treinadores mexeram nas suas equipes. No Santa, Renatinho e Luciano Henrique deixaram o gramado para a entrada de William Alves e Tiago Costa. No Fortaleza, Waldison e Geraldo foram substituídos por Alex e Careca.

Com muito espaço em campo, as chances de gol foram sendo criadas pelas duas equipes. Aos cinco, Dênis chutou e Lopes espalmou. Aos sete, Alex bateu falta e Tiago pegou. Porém, aos  oito, saiu o empate. Após um bate-rebate, a bola sobrou para Careca empurrar para a rede. E as coisas pioraram aos 23. Assissinho ficou cara a cara com Tiago Cardoso e virou o placar para o Fortaleza.

O que já era desespero, virou drama para o Santa Cruz. Sem alternativa, Zé Teodoro foi para o tudo ou nada, sacando Diogo para a entrada de Branquinho. Mas já com os nervos a flor da pele, ficou difícil criar algo de positivo e o Fortaleza saiu com a vitória.

Ficha do jogo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Diogo (Branquinho), Everton Sena, Vágner e Renatinho (Tiago Costa); Memo, Chicão, Leozinho e Luciano Henrique (William Alves); Flávio Caça-Rato e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.



Fortaleza: Lopes; Micão, Ciro Sena e Fabrício; Tiago Granja, Elton, Esley, Geraldo (Alex) e Guto; Assisinho (Jaílson) e Waldison (Careca). Técnico: Vica.



Local: Estádio do Arruda.

Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC).

Assistentes: Carlos Benkenbrock e Lorival Candido das Flores.

Gols: Esley (contra), aos 20 do 1º tempo;  Careca aos oito e Assissinho aos 23 do 2º tempo

Amarelos: Diogo (S); Micão e Ciro Sena (F)

Expulsões: Chicão e Everton Eena (S); Ciro e Esley (F)

Público: 25.306

Renda:  R$ 334.435

COMENTÁRIOS dos leitores