Arena Pernambuco chega a 64%

Obras avançam 6,5% por mês e previsão para conclusão segue para fevereiro

por Victor Bastos ter, 16/10/2012 - 17:55
Hivor Danierbe/LeiaJáImagens SECOPA-PE acredita que o estádio estará pronto para a Copa das Confederações Hivor Danierbe/LeiaJáImagens

 

A cada 100 dias a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) realiza uma coletiva de imprensa para divulgar o balanço das ações e cronograma de obras da Arena Pernambuco. Nesta terça, no Hangar da Weston, na entrada de cargas do Aeroporto do Recife, o secretário Ricardo Leitão divulgou as novas informações. A arena atingiu 64,4% de conclusão e, na média dos últimos relatórios, avança 6,5% por mês.

Por “coincidência”, uma equipe técnica da Fifa também esteve na capital pernambucana. “Foi uma visita de inspeção com o foco nos aspectos de engenharia da obra. Caiu no mesmo dia do nosso balanço de rotina”, comentou Ricardo Leitão. Vale ressaltar que a última vistoria de integrantes da maior entidade do futebol mundial foi no dia 13 de setembro, mas abrangeu aspectos de operações (bilheteria, credenciamento, assessoria, acessos do público e etc.).

Em abril, essa mesma equipe técnica esteve no local. Na ocasião, a Secopa apresentou um plano de aceleração das obras. Segundo Leitão, a previsão é otimista, já que tudo segue como planejado. “Mostramos que as obras seguem como planejado. Acredito que foi positivo, eles não podem falar após as vistorias, é uma determinação da Fifa. Mas farão um relatório e estamos confiantes que Pernambuco estará na Copa das Confederações”, explicou.

O anúncio oficial das sedes da competição, que será realizada em 2013, será feito em novembro – ainda sem dia definido. A Fifa trabalha com a possibilidade de quatro, cinco ou seis cidades. Além do Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília (essas em situações também delicadas), Fortaleza e Belo Horizonte precisam cumprir os cronogramas nesse período. Em dezembro serão anunciados os confrontos e locais dos jogos.

DECLARAÇÕES DE JÉRÔME VALCKE

Em visita ao estádio Mineirão, em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (16), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deixou um ponto de interrogação sobre a quantidade de sedes para a Copa das Confederações. De acordo com o mandatário, as seis cidades que disputaram tal condição não apresentam o mesmo nível nas obras.

Apesar das declarações, o secretário Ricardo Leitão não vê problemas no futuro da Arena Pernambuco.  “Não é nenhuma novidade. Em outubro do ano passado a Fifa já trabalhava com três alternativas. Vão fazer com quatro, cinco ou seis sedes. Valcke não citou diretamente nenhuma cidade. Quem está evoluindo mais? Quem vai apresentar condições de cumprir os prazos? A Fifa vai analisar isso e as vistorias para dar o veredicto”, disse, colocando Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília no mesmo nível.

O secretário ainda revelou que, de acordo com o diretor de operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, a entidade máxima do futebol pretende fazer jogos testes para a Copa das Confederações, entre 15 de março e 15 de abril de 2013, nas arenas habilitadas. “Isso deve acontecer dois meses antes da Copa, já que a competição começa no dia 15 de julho. Pela velocidade das nossas obras, vocês podem ter certeza que em março ou abril estaremos prontos para receber um jogo na Arena Pernambuco”, finalizou Leitão.

COMENTÁRIOS dos leitores