Chã Grande é o campeão da Série A2

seg, 29/10/2012 - 10:29

O empate em 1x1 com o Pesqueira, no estádio Joaquim de Brito, foi o bastante para o Chã Grande levantar pela primeira vez a taça do Campeonato Pernambucano da Série A2. O resultado deu o título a equipe por ter a melhor campanha na primeira fase da competição.  Ambas os finalistas disputarão a Série A1 do estadual no ano que vem.

Pernambucano 2013

Os clubes do interior que disputarão o Campeonato Pernambucano 2013 (tirando o Pesqueira e o Chã Grande, equipes que conquistaram o acesso nesta última quarta), apresentarão uma proposta para a disputa do estadual da Série A1. O documento o foi elaborado por Belo Jardim, Central, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Porto e Ypiranga e será entregue a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nesta segunda (29).

No modelo proposto pelos clubes, o torneio teria três fases, eliminando os jogos de mata-mata. Diferente da proposta inicial cogitada pela FPF, o campeonato teria 26 datas, uma a menos que no projeto apresentado inicialmente. Nesta primeira etapa ficaria nove clubes, com os participantes da Copa Nordeste (Salgueiro, Santa Cruz e Sport) jogando apenas na segunda fase.

No segundo turno, os 12 times duelariam entre si e os melhores colocados seriam divididos em grupos. Por exemplo: Grupo A (do 1 ao 4º), Grupo B (do 5º ao 8º) e Grupo C (do 9º ao 12º). No primeiro quadrangular, seria decidido o campeão, além de duas vagas na Copa do Brasil e três no Nordestão 2014. No segundo, uma vaga na Copa do Brasil, e no terceiro, os rebaixados para a Série A2.

Proposta inicial

No último dia 16 do mês, a FPF reuniu membros da crônica esportiva pernambucana e apresentou uma nova fórmula para o Campeonato Pernambucano 2013. O estadual teria, de cara, um primeiro turno, chamado de Copa Integração, com a participação de nove equipes. Salgueiro, Santa Cruz e Sport ficariam de fora, já que estarão disputando o Nordestão 2013.

Sem dois dos três principais times da capital, o torneio seria feito em jogos de ida e volta, premiando o campeão com uma vaga na Copa do Brasil, além de colocar os cinco primeiros na próxima fase do estadual. Junto a eles, seriam integradas as equipes que estavam na Copa Nordeste.

Os quatro clubes restantes que não conseguissem a vaga para a próxima fase fariam um quadrangular, e os dois piores times seriam rebaixados. Na parte de cima, a previsão é de que seja feito um octogonal com as quatro melhores equipes avançando para a próxima fase, que é a do "mata-mata". A partir daí seriam as semifinais e as finais, decididas sempre em jogos de ida e volta. No total, a competição ocuparia 27 datas, atendendo às exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

COMENTÁRIOS dos leitores