Emocionado, Leitão afirma: “Eu sempre acreditei”

Secretário destacou evolução das obras como crucial para a escolha de Pernambuco como sub-sede

por William Tavares qui, 08/11/2012 - 12:05
Victor Soares/LeiaJáImagens

“Acho que a única coisa que falta aqui é uma faixa com os dizeres ‘eu sempre acreditei’.  Nossa equipe era de apenas 32 pessoas, mas trabalhamos duro para transformar em realidade esse projeto”. As palavras do secretário extraordinário da Copa (Secopa), Ricardo Leitão, por pouco não vieram junto com lágrimas. O mistério enfim acabou e Pernambuco foi confirmado como uma das sedes da Copa das Confederações 2013.

O anúncio oficial dado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín, aconteceu às 9h30 (horário de Recife). Além da capital pernambucana, o mandatário confirmou mais outras cinco sedes do evento: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

Ricardo Leitão fez questão de salientar o avanço nas obras da Arena Pernambuco nos últimos meses que, na visão dele, foi ponto crucial para que a Fifa ratificasse a presença do Estado na Copa. “Evoluímos cerca de 7% por mês de setembro para cá. Estamos tão avançados que já emparelhamos com o Maracanã, que estavam mais rápidos com as obras”, destacou.

Além de Leitão, estavam presentes também os secretários da Secopa Recife Amir Schvartz e Sílvio Bom Pastor.  “Acredito que a visita técnica feita por membros do COL neste início de semana serviu para que eles vissem que nós tínhamos capacidade de manter o ritmo para a Copa das Confederações. Foi um trabalho de equipe, com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e da Odebrecht. A parceria de todos levou Pernambuco para a Copa das Confederações”, afirmou Bom Pastor.

A Copa das Confederações 2013 será realizada entre os dias 15 e 30 de junho, com sete representantes já definidos: Brasil (anfitrião), Espanha (última campeã Mundial e da Eurocopa), Uruguai (vencedor da Copa América) e Itália (vice-campeã da Eurocopa), México (campeão da Copa Ouro), Japão (campeão asiático) e o Taiti (campeão da Oceania). O representante africano só será definido num torneio entre países do continente entre janeiro e fevereiro do ano que vem.

COMENTÁRIOS dos leitores