Pella derrota Ungur em final e fatura Challenger Finals
O argentino Guido Pella se sagrou campeão do ATP Challenger Finals, na noite de sábado, ao superar na final o romeno Adrian Ungur por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4/7) e 7/6 (7/4), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. De quebra, o jovem jogador, de 22 anos, garantiu uma posição no Top 100 do ranking pela primeira vez na carreira.
"Foi o jogo mais difícil da minha vida e o troféu mais importante da minha carreira", comemorou o tenista, que embolsou US$ 84.900,00 e acumulou 100 pontos no ranking da ATP. A partir de segunda-feira, ele deverá constar na 97ª colocação da lista oficial. Ungur, por sua vez, recebeu US$ 39.900,00 e voltou à relação dos 100 melhores do mundo. Será o 99º da lista, após entrar no Top 100 pela primeira vez em junho deste ano.
Para chegar ao título, Pella precisou mostrar poder de reação durante o campeonato, que encerra a série Challenger na temporada 2012. Logo na estreia, ele venceu de virada o brasileiro Thomaz Bellucci, então favorito ao título. Depois, foi derrotado justamente por Ungur, ainda na fase de grupos. E precisou bater o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo para alcançar a semifinal.
Após vencer Bellucci, que veio a desistir do torneio, por lesão, Pella eliminou o romeno Victor Hanescu, tenista mais experiente da competição. "Vencer Bellucci me deu muita confiança", revelou o argentino. E, na final deste sábado, o sul-americano ficou em quadra durante 2h31min para superar Ungur, depois de dois equilibrados tie-breaks.
"Eu estava muito nervoso. Em um certo momento, falei para mim mesmo que não conseguiria. Mas lutei bastante, saquei bem e venci o tie-break. Estou muito feliz", comemorou o argentino.