Gerente do COL da Copa/2014 morre de ataque cardíaco
O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 divulgou nota de pesar pela morte do gerente geral de relacionamento com as sedes, Fábio Starling. Aos 71 anos, ele sofreu um ataque cardíaco no fim da manhã deste domingo, quando jogava beach tennis com colegas na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.
Starling será cremado nesta segunda-feira, numa cerimônia restrita a familiares.
Segundo a nota divulgada pelo COL, o gerente chegou a ser atendido por médicos que tentaram reanimá-lo por 40 minutos, sem sucesso. "Starling tinha 71 anos e desde 2010 era o responsável pelo contato direto com os secretários, prefeitos e governadores das 12 sedes da Copa do Mundo da Fifa. Ele participou ativamente do sorteio da Copa das Confederações, no último sábado, em São Paulo", informou o COL.
Starling, de acordo com a nota, deixou três filhos. Ex-atleta de vôlei, ele fez parte do Conselho Nacional do Desporto, extinto em 1993, do comitê organizador do Pan de 2007 e do comitê de candidatura dos Jogos do Rio/2016.
"O presidente José Maria Marin, a diretoria e todos os colaboradores do COL manifestam os mais sinceros sentimentos aos amigos e familiares de Starling, que teve papel fundamental na organização da Copa do Mundo da Fifa até aqui e será sempre lembrado pela simpatia e ternura na relação com os colegas", informou.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também divulgou nota de pesar: "Lamento profundamente, em nome do Ministério do Esporte, o falecimento do gerente geral de relacionamento com as sedes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa, Fabio Starling (...) Manifesto voto de pesar aos familiares, amigos e colegas de Fabio Starling, que desempenhava papel fundamental na organização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014".