A “nova” Copa do Brasil começa nesta quarta

Edição desta temporada terá novidades como, por exemplo, a presença dos clubes que participam da Libertadores

por Victor Bastos qua, 03/04/2013 - 08:55

A bola rola pela primeira vez nesta quarta-feira (03) e o troféu será levantado apenas no dia 27 de novembro, data da segunda partida da final. A Copa do Brasil 2013 está completamente reformulada. Além de mais longa, a competição conta com uma ampliação no número de clube: pulou de 64 para 86.

A medida foi tomada, ainda em 2011, pelo antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira. Na época, o cartola disse que as mudanças serviriam para valorizar a competição.

Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport, campeão em 2008 da competição, são os representantes de Pernambuco na Copa do Brasil 2013. As equipes enfrentam na fase inicial, respectivamente, Boa Esporte-MG, Crac-GO, Guarani-CE e Vitória da Conquista-BA.

Entenda o regulamento e curiosidades

Serão 86 clubes buscando o título e, consequentemente, a vaga na Libertadores da América do ano seguinte. Entretanto, o slogan de “caminho mais curto para a competição continental” ganha uma interrogação com a ampliação de datas e clubes.

A Copa do Brasil é dividida em sete fases no sistema de eliminatórias simples em partidas de ida e volta. Assim como nos últimos anos, na primeira e segunda fase, a equipe visitante que vencer a primeira partida por dois ou mais gols de diferença estará automaticamente classificada sem a necessidade do duelo de volta.

Outra novidade aparecerá nas oitavas de final. Os clubes que estão disputando a Libertadores – nesta temporada Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras – entram na competição a partir dessa fase. Para ampliar a confusão, além deles, o Vasco também entrará nas oitavas. Os cariocas herdaram a vaga do São Paulo (que disputa a Libertadores e a Sul-Americana, já que é o atual campeão) por ser a melhor equipe classificada na Série A do Brasileiro 2012.

Uma curiosidade, essa sem dúvida negativa, deve aparecer também nas oitavas. E envolver um clube pernambucano. Quem avançar para as quartas de final estará, automaticamente, fora da Copa Sul-Americana. Ou seja, de acordo com a tabela (caso avancem até essa fase), Náutico e Santos terão um duelo de interesses: seguir na Copa do Brasil ou eliminação para conseguir a vaga na competição continental.

Confira AQUI a tabela completa da Copa do Brasil 2013.

COMENTÁRIOS dos leitores