Arena Pernambuco entra na reta final de conclusão

por Thiago Graf dom, 14/04/2013 - 19:00

Está aberta a contagem regressiva para a conclusão da Arena Pernambuco. Para marcar o encerramento da fase de construção civil e o início da entrega de equipamentos, uma solenidade foi realizada com a presença de autoridades políticas, responsáveis pela obra e representantes do Comitê Organizador Local (COL). Em obras desde julho de 2010, o estádio está 97% pronto e terá o seu primeiro jogo-teste no dia 14 de maio, entre operários que trabalharam no local, e com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

A segunda partida-teste da Arena Pernambuco será entre o Náutico, time que vai mandar seus jogos no novo estádio, e um adversário ainda não definido. No confronto envolvendo os trabalhadores da obra, apenas 15 mil pessoas vão poder acompanhar o duelo. Já no jogo com a presença do Timbu, 30 mil pessoas são esperadas. A carga máxima do local (46 mil torcedores) só estará disponível para o público no duelo entre Espanha e Uruguai, válido pela Copa das Confederações. Essa presença gradativa, segundo o Secretário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, é um processo padrão e que facilita para que todos os pontos sejam testados.

Os primeiros pontos a serem verificados são as instalações hidráulicas e elétricas, além dos serviços de segurança, alimentação e bebida. Depois de todas as avaliações, mais precisamente no dia 24 de maio, a Fifa assume o comando da Arena Pernambuco para a realização dos preparativos para a Copa das Confederações, ficando responsável pelo Estádio até o dia 28 de junho, data em que o local retorna ao controle da Odebrecht. A ação se repetirá durante os 30 dias da Copa do Mundo do ano que vem quando, ao final do evento, a Odebrecht assume a administração das atividades no espaço por 30 anos. 

Para o governador do Estado, Eduardo Campos, a vinda dos eventos esportivos e a construção do complexo multiuso são uma grande vitrine para Pernambuco. "Eu acho que é a possibilidade de fazer uma grande divulgação do Estado. A Arena é um equipamento que consolida Pernambuco como centro de grandes eventos culturais e nós carecemos desse espaço. Tudo isso vai ajudar a economia criativa, que é uma matriz importante na nossa economia", destacou.

As visitas guiadas para o público podem ser feitas a partir do próximo domingo (21), seguindo até o dia 19 de maio, sempre nos domingos pela manhã. O tour pela Arena Pernambuco pode ser agendado pelo e-mail visita@secopa.pe.gov.br. A idade mínima indicada para conhecer o espaço, enquanto ele segue em finalização, é de 12 anos, e só será permitida a entrada com calça comprida, tênis (ou sapato) e camisa com manga.

A Arena Pernambuco será palco de três partidas da Copa das Confederações (Espanha x Uruguai, Taiti x Uruguai e Itália x Japão), todas pela primeira fase da disputa. Já na Copa do Mundo, o estádio receberá outros quatro confrontos, ainda indefinidos, todos na fase de grupos. 

COMENTÁRIOS dos leitores