Nadal vence e pegará japonês que obteve feito histórico

Espanhol reclamou da organização do torneio, que o colocou para jogar em dois dias seguidos devido aos atrasos causados pela chuva

sab, 01/06/2013 - 14:30
MICHEL SPINGLER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Hepta em Roland Garros, Nadal não vem tendo vida fácil neste ano MICHEL SPINGLER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O espanhol Rafael Nadal sofreu um pouco, mas confirmou favoritismo ao vencer o italiano Fabio Fognini por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5), 6/4 e 6/4, e garantir vaga nas oitavas de final de Roland Garros.

Em busca de seu oitavo título do Grand Slam - sendo o quarto consecutivo -, o atual tenista número 4 do ranking mundial vinha de dois triunfos de virada nas duas primeiras rodadas e mais uma vez não teve vida fácil para seguir em frente em Paris.

E, na próxima fase, Nadal irá encarar um rival que fez história neste sábado. Trata-se do japonês Kei Nishikori, 13.º cabeça de chave, que derrotou o francês Benoit Paire por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (3/7) e 6/4, e se tornou o primeiro tenista do seu país a alcançar às oitavas de final de Roland Garros em 75 anos.

O último tenista do Japão que chegou até a este estágio do importante torneio francês foi Fumiteru Nakano, em 1938. Nishikori, por sua vez, tem como seu melhor resultado em um Grand Slam o avanço às quartas de final do Aberto da Austrália de 2012.

Para confirmar favoritismo diante do 27.º cabeça de chave em Paris, Nadal precisou superar um rival sólido no fundo de quadra e que chegou a sacar para fechar o primeiro set. Porém, Fognini não conseguiu aproveitar essa chance e teve o saque quebrado por duas vezes nesta primeira parcial, assim como ocorreu com o espanhol. Desta forma, a disputa do set foi ao tie-break, no qual o heptacampeão de Roland Garros levou a melhor.

Já no segundo set, Nadal passou a sacar com mais eficiência e não ofereceu nenhuma chance de quebra ao italiano. Para completar, converteu um dos seis break points cedidos pelo adversário para assegurar a vantagem de 6/4.

Na terceira parcial, o espanhol parecia encaminhar rapidamente o triunfo ao abrir 4 a 1, mas Fognini obteve uma quebra de saque e esboçou uma reação no final. Porém, com dois break points obtidos em cinco chances, o atual rei do saibro repetiu o 6/4 que liquidou o duelo.

OUTROS JOGOS - Outro cabeça de chave que assegurou classificação às oitavas de final em jogo já encerrado neste sábado foi o francês Richard Gasquet. Sétimo pré-classificado, ele avançou ao superar o russo Nikolay Davydenko por 6/4, 6/4 e 6/3. Assim, o tenista da casa se credenciou para encarar na próxima fase o vencedor da partida entre o suíço Stanislas Wawrinka e o polonês Jerzy Janowicz, programada para acabar neste sábado.

Já o sérvio Janko Tipsarevic não conseguiu justificar a condição de oitavo cabeça de chave ao ser eliminado pelo russo Mikhail Youzhny, que foi às oitavas de final ao vencer por 3 sets a 0, com 6/4, 6/4 e 6/3. Assim, o tenista da Rússia terá pela frente agora o ganhador da partida entre o alemão Tommy Haas e o norte-americano John Isner, também prevista para ser encerrada neste dia de confrontos.

COMENTÁRIOS dos leitores